Jump to content


Diretor se revolta com críticas a novelas do SBT: 'Só porque a Globo não tem costume'


Recommended Posts

sbt-fernando-pelegio-novela-infantil-dur
 

Na última quarta (24), a saga de Poliana (Sophia Valverde) finalmente chegou ao fim, somando um total de 871 capítulos --564 de As Aventuras de Poliana (2018) e mais 307 de Poliana Moça (2022). O desfecho, contudo, foi decepcionante. O último capítulo somou apenas 6 pontos de audiência na Grande São Paulo, bem longe dos 15 marcados na estreia da novela --quando chegou a ficar apenas 5 pontos atrás da Globo.

 

Ainda assim, Fernando Pelegio, vice-presidente do departamento artístico e diretor criativo da emissora, não pretende diminuir a duração das novelas infantis. Para ele, quaisquer críticas nesse sentido não correspondem ao mercado mundial. "[As críticas só existem] Porque no Brasil não se tem esse costume [de fazer novelas longas]. A Globo não tem esse costume", cravou.

 

O diretor deu a declaração durante a coletiva de imprensa para o lançamento de A Infância de Romeu e Julieta, novo produto da emissora em parceria com o Prime Video. Ele se incomodou quando um jornalista comparou a duração das tramas do SBT com um "padrão mundial".

 

“Deixa eu só corrigir um pouquinho: nós temos novelas norte-americanas que estão há 40 anos no ar. General Hospital [1963-] está há 60 anos no ar. Então nossas novelas, que tem 300, 350 capítulos, não são nada [perto das demais]... Não é um padrão mundial. Na Alemanha, tem uma novela que está cinco anos no ar. É porque no Brasil não se tem esse costume. A Globo não tem esse costume. Mas não quer dizer que a gente precise respeitar. Nós temos o sistema brasileiro de fazer telenovela.”

 

De fato, outros países exibem produções enormes --embora divididas em temporadas, num estilo mais semelhante ao de séries. Outra questão é que, nesses locais, as telenovelas não são os principais produtos artísticos e comerciais, como no Brasil. 

 

A própria General Hospital, citada como exemplo por Pelegio, está longe de alcançar o público de outrora. Se em 1981 um capítulo do produto alcançava 30 milhões de pessoas, em 2010 apenas 3 milhões acompanhavam a novela. Verbotene Liebe (1995-2015), por sua vez, era como uma versão alemã de Malhação (1995-2020). Voltada para o público jovem, ela era dividida em temporadas e mudava constantemente o elenco.

 

Apesar de defender a longa duração, Pelegio admitiu que ainda não há uma previsão de capítulos para A Infância de Romeu e Julieta. Tudo depende da recepção do público. A autora Iris Abravanel fez questão de tirar o seu da reta. "Eu respeito a direção. O que eles me pedem, eu faço. Quando está dando certo [a direção fala]: 'Olha, aumenta mais os capítulos'. E para formar novos núcleos, novas histórias, é um trabalho tremendo".

 

Ela, inclusive, culpou o diretor Reynaldo Boury (1932-2022) pela saga interminável de Poliana. "Ele ficava: 'Iris, faça aquilo, faça mais isso, vamos duplicar, vamos triplicar', e aconteceu... Foi graças ao Boury mesmo que nós chegamos ao 560", ressaltou a novelista. "Ele já tinha um recorde em Redenção [1966-1968, da TV Excelsior, com 596 capítulos], e queria bater o recorde dele mesmo", completou Pelegio.

 

A grande novidade é a parceria com o Prime Video, que assina o novo folhetim como coprodutor. Mas nem isso deve alterar a longevidade das novelas. António Forjaz, country manager da Amazon (ou seja, o gerente que representa a empresa no Brasil) admitiu que a enorme quantidade de horas de reprodução é benéfica para os resultados na plataforma. "Existem provas de que esse tipo de conteúdo funciona", declarou, também no evento.

 

De fato: produções infantis do SBT, como Carrossel (2012) e Chiquitas (2013), costumam figurar entre as obras mais vistas mundialmente na Netflix --embora estejam disponíveis apenas no Brasil.

 

A Infância de Romeu e Julieta conta as histórias das famílias Monteiro e Campos, cuja rixa prevaleceu por gerações. As coisas só começam a mudar quando Romeu (Miguel Ângelo) e Julieta (Vittória Seixas) se apaixonam.

 

NOTICIASDATV.UOL.COM.BR

 

Link to comment
Share on other sites

Que ele vá fazer novelas pros Estados Unidos então... Não precisa ter os 180 capítulos da Globo, mas também não tem necessidade de fazer uma novela sem enredo nenhum durar 600 capítulos 

  • Amei 2
Link to comment
Share on other sites

Poliana poderia ter 1 milhao de capitulos desde que a autora tivesse capacidade para reinventar historias.. mas como vimos nao foi o que ocorreu. Malhacao tinha continuidade mas trocava protagonistas todo ano, entravam novos personagens e tal. 

  • Like 2
  • Amei 1
Link to comment
Share on other sites

Mas é isso mesmo, é uma questão cultural e isso não muda de um dia pro outro. Assim como a Globo ter tentado dar cara de série americana também não foi aceito e foi muito criticado (ainda é).

 

O erro cai na conta dele de não entender o próprio público, ele não tá produzindo nos EUA.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Esse cara é um Patetico, quer fazer novela barata e matou o único nicho q deu certo nos últimos anos, 200 capítulos mais que o suficiente, qual o problema de contratar autores e fazer um setor produtivo? Visto q estava dando resultados? Burro, merece ser demitido 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Vamos ser sinceros? Se no SBT não fosse tudo na base do coleguismo e acomodação esse aí e o Murilo já teriam rodado faz tempo em alguma emissora mais séria.

 

São extremamente incompetentes e preferem jogar a culpa em fatores externos do que assumir os erros.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Poliana foi o maior exemplo de como isso não dá certo

 

mas ele culpa o público kkkk é complicado ser um diretor assim

 

de toda forma, estão colhendo os frutos em Romeu e Juliete né 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Esse diretor é um merda mesmo. Por isso que a emissora está do jeito que está. Conseguiram destruir o departamento de novelas. 

 

Fosse uma tendência do SBT em manter novelas assim longas, não adquiriram da Televisa. A Televisa, Globo e as maiores produtoras do mundo seguem o padrão de respeito ao telespectador. Manter uma novela tipo Malhação, com temporadas, mudança de elenco etc e tal, até concordo. Mas fazer como fizeram com Chiquititas, que foi um samba do crioulo doido. E agora com Poliana, é mesmo o fim. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Se novela de 200 capítulos já é absurdo de existir na platinada 

Imagina novela de 800 capítulos? Kkkkk

 

Novela infantil tem que ser longa mesmo, mas 1 ano está de bom tamanho, igual capítulos de Carrossel, nenhuma necessidade de ter mais de 1 ano

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.