Jump to content

Flávio Dino anuncia que Google será obrigado a exibir mensagem favorável ao PL das Fake News

Recommended Posts

Agora, RuPaul disse:

Se torna propaganda enganosa a partir do momento que eles pagam anúncios sem sinalizar para induzir a população. E o Google não é jornal pra ter editorial.

Queria saber de onde você tirou que só "jornal" pode emitir opinião, que pessoas "normais" ou empresas não podem se posicionar.

É dever de toda a sociedade se posicionar em temas que acreditem que são relevantes.

• Like 7
  • Amei 1

Agora, rodrigodga disse:

Queria saber de onde você tirou que só "jornal" pode emitir opinião, que pessoas "normais" ou empresas não podem se posicionar.

É dever de toda a sociedade se posicionar em temas que acreditem que são relevantes.

A empresa pode e deve se posicionar, desde que sinalizando a publicidade feita. Ou foi de graça que eles deram destaque ao artigo em detrimento de outros conteúdos?

7 minutos atrás, Fadokimi disse:

O pior não é a derrota do governo e sim para o Lira. Ele é quem mais perde e não o Lula. Se ele perder, mostra que ele tá perdendo força na câmera.

Governo tá mobilizando Ministério da Justiça e Secom com muita força nesse projeto. Seria uma derrota dura pro Planalto sim. Mas ainda tem armas à disposição, claro, dá pra reverter o cenário nas próximas horas. Até porque tem o apoio do Lira. 

7 minutos atrás, RuPaul disse:

Se torna propaganda enganosa a partir do momento que eles pagam anúncios sem sinalizar para induzir a população. E o Google não é jornal pra ter editorial.

Onde está escrito que o Google não tem direito a emitir sua opinião (em forma de editorial mesmo) em sua própria página inicial? 

• Like 2
  • Amei 1

1 minuto atrás, Ricardo Viz disse:

Governo tá mobilizando Ministério da Justiça e Secom com muita força nesse projeto. Seria uma derrota dura pro Planalto sim. Mas ainda tem armas à disposição, claro, dá pra reverter o cenário nas próximas horas. Até porque tem o apoio do Lira. 

Onde está escrito que o Google não tem direito a emitir sua opinião (em forma de editorial mesmo) em sua própria página inicial? 

Editorial sem sinalização?

3 minutos atrás, Ricardo Viz disse:

Mas ao meu ver o Lira perde muito mais, porque ele encapou essa PL e colocou em urgência, então é uma derrota gigante, para quem já vem sofrendo uma série de derrotas este ano.

39 minutos atrás, rodrigodga disse:

Isso daí só está servindo para mostrar com perfeição os perigos de um governo querer regular e censurar a internet. O governo quer censurar algo que não é um discurso de ódio, não é uma informação falsa, é só uma opinião contra algo que o governo defende.

Não acredito que, nesse caso, seja censura. Perceba. Existe uma considerável diferença entre defender ponto de vista político (o que é plenamente possível no ambiente democrático) e de disseminar ideal para leigo utilizando da influência e poderio de uma plataforma.

Não é preciso muito pra perceber que uma mensagem como "Somos contra o PL, entenda os motivos" é BEEEEEEEEEM diferente de "Sua internet pode ficar ruim com o PL". Na última, há uma clara intenção de vender um discurso raso, sem aprofundamento de debate e colocando emoções e sentidos a frente.

• Like 3
  • Amei 1

3 minutos atrás, RuPaul disse:

A empresa pode e deve se posicionar, desde que sinalizando a publicidade feita. Ou foi de graça que eles deram destaque ao artigo em detrimento de outros conteúdos?

Se eu tenho um site, eu tenho direito (dentro da lei) de emitir minha opinião na sua página inicial. Isso não configura de forma alguma como "publicidade". Publicidade, no sentido que eu imagino que você esteja colocando, é uma publicidade paga, o que não foi o caso.

• Like 1

2 minutos atrás, rodrigodga disse:

Se eu tenho um site, eu tenho direito (dentro da lei) de emitir minha opinião na sua página inicial. Isso não configura de forma alguma como "publicidade". Publicidade, no sentido que eu imagino que você esteja colocando, é uma publicidade paga, o que não foi o caso.

Mas dá mesma forma, um veículo de imprensa tem que deixar claro quando está emitindo a opinião. Como pra Google não existe nenhuma regra? Sabendo que eles tem imenso poder de alcance e acessos. Então eles podem pautar qualquer coisa na tela de entrada? Por exemplo:

"O Governo Lula pode fechar igrejas"

Observo que estamos nos encaminhando perigosamente em uma linha tênue que divide o justo do autoritário. No caso específico, o governo parece estar inclinando-se cada vez mais para o lado autoritário.

Eu defendo a liberdade de expressão e reconheço que, embora discorde veementemente da forma que o Google escolheu para se posicionar, é um direito de uma empresa privada expressar-se livremente. A maioria neste fórum provavelmente discordará de minha posição, o que é saudável, mas acredito que este projeto ainda não possui maturidade suficiente para prosseguir. É necessário um amplo debate, mais estudos e não será por meio da coerção ou restrição de opiniões que este projeto avançará. Na verdade, essa pressão excessiva pode prejudicar a imagem do governo.

Por fim, sou favorável ao projeto de lei, desde que haja os ajustes necessários e a participação efetiva da sociedade. Talvez até um referendo possa ser considerado. 

• Like 4
  • Amei 1

1 hora atrás, Breno disse:

Pior. Vendendo "medo". 

58 minutos atrás, RuPaul disse:

Mas dá mesma forma, um veículo de imprensa tem que deixar claro quando está emitindo a opinião. Como pra Google não existe nenhuma regra? Sabendo que eles tem imenso poder de alcance e acessos. Então eles podem pautar qualquer coisa na tela de entrada? Por exemplo:

"O Governo Lula pode fechar igrejas"

Concordo que uma sinalização mais clara de "editorial" é importante, mas essa é uma questão que envolve e afeta diretamente os interesses das big techs. Elas têm, sim, o direito de se posicionar em suas páginas iniciais. É legítimo. Seria mais adequado botar um "editorial" ou "Opinião do Google" antes do texto? Seria, mas isso não pode ser pretexto pra cerceamento. 

Tentar simplesmente reprimir esse direito é dar ares de veracidade à narrativa (a meu ver errada) da "PL da Censura".  

• Like 1
  • Amei 1