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FIZ O L PRA ISSO: Lula diz que MEC discutirá reforma do Ensino Médio


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Posso tá falando besteira, mas acho que deveriam voltar a ter algumas das matérias básicas obrigatórias que existiam antes do novo ensino médio (português, matemática, química, física, biologia e história) durante uma parte do ensino em tempo integral, como por exemplo pela manhã. Já no período da tarde o aluno escolhe matérias do seu interesse, podendo optar por um ensino técnico profissionalizante ou se aprofundar em uma das matérias de seu interesse, como uma matemática avançada, física avançada, biologia avançada...

Desse modo todos teriam as matérias básicas e todos também poderiam se aprofundar em algo do seu interesse.

Mas pra isso, óbvio, precisa-se ter investimentos e estrutura.

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Eu não sei pq mudaram isso, sinceramente... A reforma não trouxe nada de muito efetivo e ficou algo MUITO bagunçado... Era melhor do jeito que tava antes. "Ah, deviam ensinar isso e aquilo... Culinária, não sei mais o quê, finanças, etc". Gente, pra ser sincero a quantidade de horas semanais pra disciplinas BÁSICAS já é bem enxuta... Os brasileiros estudam português e matemática muito menos do que deviam.. Quer aprender essas outras coisas? Na boa, faz um curso contraturno no SENAI, no SESI...  Cada um clamava por mudanças por motivos específicos e o argumento era de que a educação brasileira era falha. Só não enxergo, até hj, como essas mudanças viriam a melhorar os índices educacionais, pq foram mudanças bobas.

Edited by K.M
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9 horas atrás, M Gabriell disse:

1º Com 14/15 anos vc saberia dizer qual seria o seu futuro? O que mais vi na universidade é gente se arrependendo da escolha do curso, imagina fazer essa escolha 3/4 anos antes?

2° O que acontece hj é que as escolas não são obrigadas a ter todas as opções de disciplinas para os aluno. As "optativas" acabam sendo a escolha de A ou B (quando se B). E nem teria sala suficiente para todas essas disciplinas novas.

3º O que mais vem ocorrendo é professor que não sabe nada de uma das matérias do novo currículo tendo que dar aula.

 

No papel esse novo ensino médio não deveria de todo mal, mas definitivamente piorou o que ja era ruim. O Brasil não tem a estrutura dos EUA para ofertar isso no momento e não terá por muito um longo tempo. Precisamos trabalhar dentro da realidade atual do nosso país.

 

Esse vídeo tem uma visão interessante sobre o tema:

 

 

 

Sim, com 14/15 anos já saberia o que queria ser, mas isso tem que ser moldado desde o inicio do fundamental pra diminuir ao máximo as chances dos alunos se arrependerem na faculdade.

 

O Brasil todo mesmo não tem estrutura, mas grandes capitais como SP com certeza deve ter e deveria testar, o que não dá é esse metodo atual horroroso que o aluno sai da escola aprendendo muito mal o básico em português e matemática e acaba perdendo o interesse em ingressar numa faculdade achando que lá também vai ter um ensino de qualidade medíocre, sendo que todo mundo sabe que é ao menos nas federais é o oposto.

 

Pra esse metodo brasileiro de ensino dar certo só aumentando a carga horária mesmo, mas desde o ensino fundamental e não só no ensino médico, o certo seria ter aulas aos sábados e oferta de bolsas em escolas particulares pagas pelo governo pra ao menos começar a funcionar, mas aí tem um monte de problema nesse caminho.

 

 

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10 horas atrás, Neo disse:

Posso tá falando besteira, mas acho que deveriam voltar a ter algumas das matérias básicas obrigatórias que existiam antes do novo ensino médio (português, matemática, química, física, biologia e história) durante uma parte do ensino em tempo integral, como por exemplo pela manhã. Já no período da tarde o aluno escolhe matérias do seu interesse, podendo optar por um ensino técnico profissionalizante ou se aprofundar em uma das matérias de seu interesse, como uma matemática avançada, física avançada, biologia avançada...

Desse modo todos teriam as matérias básicas e todos também poderiam se aprofundar em algo do seu interesse.

Mas pra isso, óbvio, precisa-se ter investimentos e estrutura.

mas a proposta do novo ensino medio que divulgavam era basicamente isso nao?

fora os professores antigos tendo que dar essas disciplinas novas que eles nao sabem de nada

Edited by jornal do boris
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3 horas atrás, heliopaivajr disse:

mas grandes capitais como SP com certeza deve ter e deveria testar

O novo ensino médio já começo desde de 2022 e mesmo SP não está tendo estrutura para isso, amigo. Os professores daqui podem falar melhor que eu, mas é impraticável o novo currículo da maneira que foi pensada com a infraestrutura das escolas hj, sem falar da preparação dos professores para as novas disciplinas. 

3 horas atrás, heliopaivajr disse:

Sim, com 14/15 anos já saberia o que queria ser, mas isso tem que ser moldado desde o inicio do fundamental pra diminuir ao máximo as chances dos alunos se arrependerem na faculdade.

Discordo. Do jeito que está o novo ensino médio, devemos ter aumento da evasão escolar ja nesses primeiros anos de implementação. Em teoria, o estudante pode mudar de itinerário se nao gostar da sua escolha, mas isso depende de vaga e SE a escola pode ofertar isso ao aluno (a escola pode ofertar apenas uma das opçoes). 

Como disse, a ideia seria boa SE tivéssemos estrutura nas escolas para isso, SE tivéssemos preparado os professores para a mudança...

 

3 horas atrás, heliopaivajr disse:

o que não dá é esse metodo atual horroroso que o aluno sai da escola aprendendo muito mal o básico em português e matemática e acaba perdendo o interesse em ingressar numa faculdade achando que lá também vai ter um ensino de qualidade medíocre, sendo que todo mundo sabe que é ao menos nas federais é o oposto.

Bom, o método atual a que vc se refere creio que esteja falando do antigo que foi substituído por esse outro pior. Pra mim, o currículo anterior não era o problema, mas faltava carga horária para dar tempo de ensinar tudo que estava proposto e, sim, uma mudança de abordagem em diversas disciplinas, principalmente português e matemática.

 

O papel do ensino básico é formar um ser com pensamento critico e com base para estudar se especificar no ensino técnico/superior. O que vem ocorrendo nesse novo ensino médio diversas disciplinas eletiva que poderiam ser muito bem, na sua maioria, substituída por um vídeo do youtube.

 

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