Jump to content

TÓPICO COLABORATIVO: Cidades onde se passavam as novelas da Globo ambientadas na Bahia

Henri

Recommended Posts

spacer.png

Ilhéus

RENASCER (1993) e GABRIELA (1975/2012) - Ambientadas declaradamente na cidade de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, na Costa Cacaueira

spacer.png spacer.png

Valença e Jaguaripe, as "Sucupiras" da vida real

O BEM AMADO (1973) - Apesar de ser ambientada em uma cidade fictícia, Sucupira, pelos elementos da trama é possível deduzir que ela se localizada no Litoral "Central" da Bahia (Também chamado de Baixo Sul), na Costa do Dendê, já que os personagens iam de navio para Salvador em questão de horas e Odorico era um grande produtor de Azeite de Dendê. A região corresponde aos municípios de Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Porém, pela maior proximidade com a capital, a cidade que mais se encaixa com Sucupira é Valença. A cidade de Jaguaripe, vizinha de Valença, é ainda mais próxima de Salvador, mas não está na chamada "Costa do Dendê", porém esse detalhe não impediria de classificá-la também como uma possível Sucupira, já que está bem próxima da zona de cultivo do óleo.

b1a18b125102522b0d317283efa1df6c.jpeg

Jandaíra, a "Santana do Agreste" da vida real

TIETA (1989) - Embora ambientada na cidade fictícia de Santana do Agreste, é dito que está entre Salvador e Aracaju, o que abre possibilidade para serem 5 cidades da Bahia Jandaíra, Esplanada, Conde, Entre Rios, Mata de São João. Porém, imagens para a novela foram gravadas no distrito de Mangue Seco, que pertence à cidade de Jandaíra, que fica justamente na divisa entre Bahia e Sergipe. Portanto, é mais provável que Santana do Agreste "seja" Jandaíra, especialmente porque a cidade em si não fica a beira da praia, mas é banhada pelo oceano em seus distritos, entre eles, justamente o de Mangue Seco,

VELHO CHICO (2015) -  Também se passa numa cidade fictícia, Grotas do São Francisco. Como há muitas cidades da Bahia banhadas pelo Rio, precisaria de elementos mais específicos da novelas, referências ou algo do tipo, para ter uma noção melhor de quais cidades poderiam se encaixar. O Memória Globo cita 3 cidades do Estado onde foram gravadas cenas da novela, mas ironicamente elas não são banhadas pelo Rio São Francisco.

spacer.png

Lençóis

PEDRA SOBRE PEDRA (1991) - A cidade fictícia de Resplendor se localiza na Região da Chapada Diamantina, que abrange dezenas de municípios. Mas as gravações ocorrem na cidade de Lençóis.

Há outras novelas, claro. Mas, por exemplo, Porto dos Milagres eu não sei nada sobre a ambientação, então nem posso arriscar. Roque Santeiro eu assisti mas eles dão muitas poucas pistas sobre a localização exata de Asa Branca. Só dá pra ter certeza que é na Bahia, pois aparece uma bandeira do Estado numa das cenas da Prefeitura. Mas como os personagens falam muito do Rio de Janeiro, leva a crer que seja uma cidade mais para o Sul ou Sudoeste da Bahia, que não fique tão distante do RJ quanto uma do norte do Estado.

28 minutos atrás, Henri disse:

Há outras novelas, claro. Mas, por exemplo, Porto dos Milagres eu não sei nada sobre a ambientação, então nem posso arriscar. Roque Santeiro eu assisti mas eles dão muitas poucas pistas sobre a localização exata de Asa Branca. Só dá pra ter certeza que é na Bahia, pois aparece uma bandeira do Estado numa das cenas da Prefeitura. Mas como os personagens falam muito do Rio de Janeiro, leva a crer que seja uma cidade mais para o Sul ou Sudoeste da Bahia, que não fique tão distante do RJ quanto uma do norte do Estado.

Segundo Sol foi só em Salvador?

Em 18/03/2023 at 14:41, Henri disse:

O que eu entendo, ao assistir "Roque Santeiro", é que na verdade a novela tem alguns elementos da Bahia, mas não se passa especificadamente em estado nenhum, é um micro-cosmos do Brasil. 

16 minutos atrás, MERCURY disse:

O que eu entendo, ao assistir "Roque Santeiro", é que na verdade a novela tem alguns elementos da Bahia, mas não se passa especificadamente em estado nenhum, é um micro-cosmos do Brasil. 

Eles não fazem referência direta, mas como eu disse, chega a aparecer uma bandeira da Bahia em cenas do prefeito

• Like 1

Santana do Agreste pertence a Sergipe, pois parte do elenco fazia compras em Aracaju.

Mangue Seco que é na Bahia.

Asa Branca é um microcosmo no Brasil, não pertence a estado nenhum.

Sucupira fizeram uma cidade cenográfica em Sepetiba, zona oeste do Rio.

• 1 month later...

Porto dos Milagres se passa no Recôncavo baiano, mas teve gravações em Canavieiras, Litoral Sul da Bahia.

Cruz das Almas foi ambientada numa fase de Segundo Sol. Era onde a Renata Sorrah morava. No entanto, as cenas não foram gravadas lá.

Porém a cidade serviu de cenário pra ambienta Tabacópolis, de O Fim do Mundo (1996). Assim, como Tabacópolis, Cruz das Almas também já foi uma grande produtora de fumo.

A Ilha de Boiporã, na realidade, seria a real ilha de Boiporã, no baixo sul baiano. No entanto, as gravações foram transferidas para Trancosco, em Porto Seguro.

• Like 1

1 minuto atrás, Rich disse:

Pior que O Bem Amado nem gravada na Bahia era ahahahah as externas de Sucupira era em um cidade no interior do Rio.

Mas nem chega a ser absurdo. A Globo vive  fazendo isso: ambientando as novelas em outros Estados, mas gravando no RJ. Ainda mais no início da década de 70…

Fora que por ser uma cidade litorânea da Bahia, a paisagem, principalmente vegetação, não difere tanto do litoral do RJ, já que os dois estão no mesmo bioma Mata Atlântica. Aquelas árvores grandes das ruas “de Sucupira”, por exemplo, são facilmente vistas no litoral da Bahia também