Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×


Qual será o futuro de ACM Neto?

Recommended Posts

Bronzeado, ACM Neto se autodeclara pardo | VEJA

 

Considerado franco favorito na disputa pelo Governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) acabou derrotado pelo desconhecido ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) — numa disputa que reiterou a força do presidente Lula (PT) e do Partidos dos Trabalhadores no estado.

 

O revés deixa o futuro do herdeiro do carlismo em aberto. ACM Neto não pode retornar à Prefeitura de Salvador em 2024, pois seu aliado e atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), deve tentar a reeleição. Assim, Neto deve ficar sem mandato por no mínimo quatro anos.

 

Em 2026, três alternativas principais surgem no radar. A primeira é enfrentar, de novo, Jerônimo Rodrigues na disputa pelo Governo. Essa possibilidade, porém, parece improvável. Após a derrota em 2022, o ex-prefeito dificilmente se aventuraria em uma eleição que, para ele, seria ainda mais difícil do que a última — o adversário já será um político conhecido, com a máquina nas mãos e o apoio do Governo Federal.

 

A segunda opção é tentar uma eleição para o Senado em uma chapa de oposição, e podendo ter como adversários nomes como Jaques Wagner (PT), Rui Costa (PT) ou Ângelo Coronel (PSD). Uma vitória o habilitaria para disputar, de novo, o Governo em 2030. Uma derrota, no entanto, poderia significar uma pá de cal nas pretensões de um dos políticos mais promissores da centro-direita na sua geração.

 

A terceira e última opção seria disputar a Câmara dos Deputados. Com uma eleição praticamente garantida, ACM Neto serviria de puxador de votos para a União Brasil no 4º maior estado do país.

 

COMANDO DA UNIÃO BRASIL

 

Recentemente, o deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil) foi apontado pela imprensa como cotado para o Ministério de Lula — um movimento que não se confirmou na primeira montagem ministerial, mas que pode vingar futuramente, em especial num cenário em que os ministros indicados pela UB, Juscelino Filho (Comunicações) e Daniela Ribeiro (Turismo), se envolveram em polêmicas e podem ter que ser substituídos em breve.

 

Além disso, Elmar é aliado próximo do presidente reeleito da Câmara, Arthur Lira (PP) — fortalecido após uma votação recorde na casa baixa do Parlamento.

 

A presença de Elmar no Governo Federal poderia esvaziar o poder de ACM Neto — notório opositor aos governos petistas — na União Brasil. O movimento teria potencial para alçar o deputado ao posto de principal dirigente do partido na Bahia, tornando ainda mais incerto o futuro do ex-prefeito.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.