Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×


Por dentro do desastre do reality show 'Squid Game' da Netflix: 'As condições eram absolutamente desumanas'

Recommended Posts

Squid-Game-Challenge.jpg?w=1000&h=564&cr

Quando John soube que a Netflix estava fazendo uma versão de reality show do drama de sucesso do streamer “Squid Game”, ele apostou tudo. Seu amor pela série original ressoou com os agentes de elenco e, para sua surpresa, ele foi escolhido como um dos 456 concorrentes jogando o jogo filmado no Reino Unido. No que dizia respeito a John, aquele prêmio em dinheiro de $4,56 milhões - o maior da história dos realities - tinha seu nome nele.

 

“Achei que ia ganhar, porque sou muito competitivo”, diz John, cujo nome verdadeiro foi alterado para proteger sua identidade. “Quando se trata desse tipo de jogo, sou bom neles. São jogos de azar, sorte e inteligência. Eu vivo para esse tipo de coisa.”

 

Mas no primeiro dia de produção, John “morreu” jogando o primeiro desafio.

 

O nativo britânico estava entre os cerca de 228 competidores imediatamente eliminados do “Squid Game: The Challenge” em 23 de janeiro em um jogo de “Red Light Green Light” que entrará nos anais da história dos reality shows.

 

Certamente, o incidente forneceu uma primeira página memorável para o tablóide britânico The Sun, cujo respingo de 25 de janeiro dizia “Squid Game Horror in UK”. A história descrevia como os participantes do reality show - produzido pelo Studio Lambert, a mesma empresa por trás do enorme sucesso "The Traitors" e "The Garden" - foram deixados congelando em um cabide de avião cavernoso em Bedford, jogando um jogo aparentemente interminável onde eles tiveram que manter poses de estátua por quase 30 minutos. Os médicos do set foram chamados repetidamente para uma cena que um participante descreveu como uma “zona de guerra” em temperaturas geladas.

 

A história tinha um tom hiperbólico — até cômico. Esses jogadores não perceberam que estavam se inscrevendo em um reality show baseado em um dos dramas de sobrevivência mais sinistros e sangrentos já feitos? Eles não estavam cientes das longas horas envolvidas em qualquer tipo de produção de TV?

 

A Netflix foi rápida em rejeitar os relatos dos tablóides, minimizando publicamente o incidente. Em comunicado, o streamer disse que se preocupa “profundamente” com a saúde e a segurança do elenco e da equipe. Sim, estava muito frio no set, admitiu a Netflix, mas “os participantes estavam preparados para isso”.

 

No entanto, concorrentes como John e dois outros que falaram com a Variety sob a condição de anonimato (seus nomes reais foram alterados nesta história quando assinaram acordos de confidencialidade) dizem que nunca se inscreveram para a provação física pela qual passaram.

 

Os participantes - que não foram pagos para participar da série - dizem que foram informados de que o jogo real levaria cerca de duas horas para jogar e filmar, mas, em vez disso, isso se transformou em uma provação de quase sete horas para alguns concorrentes. Tudo isso foi realizado em uma onda de frio implacável no Reino Unido, que viu as temperaturas caírem para zero graus Celsius em Bedford no dia das filmagens. Vários competidores desmaiaram no set - provavelmente devido a uma combinação de frio e fadiga das oito horas de preparação antes mesmo do jogo começar.

 

“Este não é um show de sobrevivência de Bear Grylls”, diz John. “Se eles tivessem nos dito que seria tão frio, ninguém teria feito isso.”

 

Outra jogadora do Reino Unido, Marlene, diz que o que aconteceu “não é tão extremo quanto as pessoas estão dizendo” – ela não viu ninguém na maca, por exemplo – “mas definitivamente não é tão mínimo quanto está sendo transmitido pela Netflix”.

 

"Não é como se tivéssemos assinado 'Survivor' ou 'Naked and Afraid'", diz ela. “As condições eram absolutamente desumanas e não tinham nada a ver com o jogo.”

 

As experiências dos jogadores refletem os altos riscos envolvidos nos reality shows na era do streaming. “Squid Game: The Challenge”, produzido para o maior serviço de streaming do mundo, envolve o maior grupo de concorrentes a participar de um reality show e o maior prêmio em dinheiro já oferecido. Mas é maior sempre melhor quando se trata do bem-estar dos participantes?

 

No primeiro dia de produção, os competidores receberam chamadas de despertar do hotel às 3h30. Com instruções firmes para não interagir com outros jogadores, eles foram levados em ônibus para o Bedford's Cardington Studios, um antigo hangar da Royal Air Force a duas horas de carro ao norte de Londres, onde foram agrupados em tendas e colocados no microfone. O agasalho “Squid Game” que eles usaram é exatamente o visto no drama - azul-petróleo e creme, grosso e confortável, mas dificilmente sua roupa preferida para enfrentar os elementos.

 

Nesse ponto, os jogadores foram autorizados a usar seus casacos por cima, que os produtores pediram especificamente que levassem para o show devido aos invernos frios da Grã-Bretanha. Eles também receberam aquecedores de mãos e pés, e duas cuecas e meias térmicas, que poderiam usar durante todo o dia. Alguns aquecedores portáteis ronronavam nas tendas, lançando apenas calor suficiente para aqueles que estavam por perto.

 

Como os smartphones haviam sido confiscados no dia anterior, os competidores não tinham certeza de que horas o jogo realmente começou, mas, segundo a maioria das estimativas, era por volta das 13h ou 14h, após o intervalo para o almoço. Houve alguns resmungos quando foi revelado que o desafio levaria cerca de duas horas para ser concluído, com poses a serem mantidas por dois minutos de cada vez, mas ninguém hesitou. Os jogadores tiveram que fornecer a aprovação de seu médico para serem escalados para o show. Afinal, este era o “Jogo do Lula”: seria rigoroso.

 

Mas quando o jogo começou, o clima mudou. Casacos foram levados; aquecedores de mãos e pés foram retirados de bolsos e tênis; e as jaquetas dos jogadores tiveram que permanecer abertas para exibir seus números, bem como o sangue falso que esguicharia de dispositivos amarrados ao peito se fossem eliminados. Quando a boneca assassina gigante do show parou de cantar, eles tiveram que congelar na posição - mas o que começou como a prometida espera de dois minutos foi rapidamente aumentada para 10 e depois 15 minutos. Marlene diz que contou uma espera de 26 minutos durante uma rodada. (Fontes próximas à produção dizem que o tempo de espera aumentou para permitir que juízes independentes avaliassem a jogabilidade.)

 

“Na segunda vez que a música tocou, vi na minha visão periférica esquerda que essa garota estava balançando. Então ela simplesmente cedeu e você podia ouvir a cabeça dela bater no chão”, diz Marlene. “Mas aí veio alguém no [microfone] e disse para mantermos nossas posições porque o jogo não está pausado. Depois disso, as pessoas começaram a cair como moscas.” Marlene estima que cerca de quatro pessoas desmaiaram. (A Netflix disse que três pessoas precisaram de atenção médica.)

 

Depois que os médicos foram chamados pela “décima primeira” vez, estima Marlene, “eles começaram a nos dar pausas para relaxamento. Eles disseram: 'Não mexa os pés, mas se quiser dobrar os joelhos e mexer os braços, pode'”.

 

Jenny, uma jogadora de fora do Reino Unido que voou para o jogo, disse à Variety: “Estou furiosa com a narrativa que a Netflix está divulgando, de que apenas [algumas] pessoas ficaram feridas… passando por essa experiência.

 

“Nunca passei tanto frio por tanto tempo na minha vida. Não podíamos sentir nossos pés ou dedos. Foi ridículo”, diz ela. Jenny também afirma que, enquanto o jogo estava em produção, o banheiro ou as pausas para beber água não eram permitidos.

 

“Assuma alguma responsabilidade pelo fato de você estar mal preparado para esse tipo de coisa, com tanta gente”, continua Jenny, entre lágrimas. “Acho que [os produtores] não pensaram em algumas coisas, mas quando viram que o tempo ia ficar assim, deveriam ter feito ajustes.”

 

Fontes próximas à produção negam que os médicos tenham sido chamados onze vezes e indicaram que proibir pausas durante as filmagens é padrão. Não houve nenhum comentário oficial da Netflix sobre quanto tempo os jogadores foram solicitados a ficar sem ir ao banheiro ou tomar água.

 

John diz que sentiu tontura e uma “dor de cabeça forte” durante o jogo: “Este jogo não era mais divertido ou respeitável para pessoas de certa idade. Foi além de ser um jogo”, diz ele. “Mas eu pensei: 'Sabe de uma coisa? São US$ 4,56 milhões. Eu posso fazer isso.'"

 

Até que ele não pôde.

 

“Imagine que você está tocando ‘Red Light Green Light’ por seis horas. Que jogo é esse? Isso não é um jogo. A diversão acabou. Você não pode dizer às pessoas que elas precisam ficar em temperaturas abaixo de zero com apenas um agasalho e dois pares de meias."

Cardington-Studios-in-Bedford.jpg

O interior principal do Cardington Studios totaliza 146.000 pés quadrados. (Foto: Getty)

 

Todos os três jogadores dizem que voltaram ao hotel entre as 19h e meia-noite sem jantar. Os pedidos do jantar foram recebidos na hora do almoço, mas como o jogo durou mais do que o esperado, os competidores foram transportados de volta para seu hotel no centro de Londres sem ter comido. A produção havia encomendado pizzas para quem chegava, mas não havia comida suficiente para todos e algumas pessoas foram dormir com fome.

 

“De manhã, acordei e tinha um hambúrguer frio do McDonald’s e uma salada na frente da minha porta que estava lá sabe Deus há quanto tempo”, conta Marlene.

 

Jenny, que ainda estava abalada, conseguiu ter uma breve conversa com um assistente de produção júnior, que se desculpou em nome do Studio Lambert e sugeriu que a produção havia exigido “muito mais pessoal do que nós”. (Fontes próximas ao programa negam que a produção tenha poucos recursos.)

 

Na terça-feira, os jogadores fizeram o check-out do hotel e fizeram o possível para deixar a provação de segunda-feira para trás. Eles também receberam cartas que continham contatos para a produção - pessoas para quem ligar se tivessem alguma dúvida ou preocupação - embora o ônus fosse deles. A Variety confirmou que os produtores entraram em contato com cada um dos jogadores na última semana para perguntar se eles haviam chegado em casa com segurança. “Mas ele não me perguntou como eu estava nem nada”, diz Jenny. “Pareceu estranho para mim porque durante o processo de seleção, ele foi muito legal.”

 

Quando “Squid Game: The Challenge” foi anunciado pela então chefe global de TV da Netflix, Bela Bajaria (agora diretora de conteúdo) no Banff World Media Festival em junho de 2022, Studio Lambert e The Garden - duas grandes produtoras britânicas - foram a inveja da indústria do Reino Unido. Embora seja incomum ter dois produtores semelhantes em um programa, fontes indicam que as duas empresas conceberam a ideia de forma independente e que a Netflix provavelmente pensou em seus pontos fortes - Studio Lambert com seu chamativo know-how de entretenimento à la “The Circle” e “Corrida pelo Mundo”; The Garden com uma forte base factual de programas como “24 Hours in A&E” - se complementariam.

 

Mas inerente à comissão, observa um produtor improvisado, está a tensão de que as pessoas realmente morram no drama, “então todos estarão olhando para o quão longe você pressionará os contribuidores. Se as pessoas não morrerem, isso chegará perto? Isso pode ser incrivelmente bem-sucedido ou pode facilmente dar errado.”

 

Tornar a produção infinitamente mais complexa é o seu tamanho. Gerenciar 456 concorrentes é uma tarefa difícil até mesmo para os melhores produtores de realidade do mundo, mesmo que seja apenas tecnicamente por um dia. (Após o primeiro dia, apenas 228 jogadores avançaram, embora mesmo esse seja um número de parar o coração.) Outro executivo sênior não roteirizado trabalhando em formatos de realidade internacional disse à Variety que cuidar do bem-estar de 456 pessoas “parece um pesadelo completo”, principalmente pela quantidade de cuidados necessários e pela logística necessária para alimentar, abrigar e transportar pessoas.

 

“Parece bobo, mas muitas vezes as pessoas não necessariamente viajaram ou deixaram seu país de origem antes, então você está lidando com a mais ampla gama de habilidades e experiências. Você tem que assumir que está segurando a mão deles a cada passo do caminho”, diz o executivo.

 

O maior efeito nos competidores, em qualquer reality show, é a exaustão, eles continuam. Às vezes, isso é deliberado, e outras vezes, não é.

 

“Mas quando não é, as sessões de TV são dias realmente longos. Você está lançando seus concorrentes muito cedo porque quer filmar quando tiver luz, e se estiver filmando no inverno no Reino Unido, Jesus, [os produtores são] todos da Patagônia e da Face Norte até nossos globos oculares, mas eu não imagino que os departamentos de guarda-roupa tenham roupas super isoladas para todos os competidores, então [uma produção] poderia facilmente fugir de você. Parece que isso ficou completamente fora de controle.

 

O executivo acrescenta, porém, que é “totalmente responsabilidade” da produtora cancelar uma filmagem em condições adversas. “E eu tive essas conversas”, acrescentam. “Alguém liga e diz: ‘Temos um problema’, e você só precisa aguentar e vai custar £ 250.000 a £ 500.000. Mas a linha sempre foi, somos uma grande empresa, podemos fazer isso. E certamente, [Netflix] pode.”

 

“A coisa é,” a fonte observa após uma pausa, “'Squid Game' não é sobre resistência física, é? Não se trata de dificuldade. É sobre jogos.”

 

A outra fonte do produtor sênior acrescenta: “Parece um passo em falso por parte dos produtores. Eu li sobre isso e pensei: 'Você realmente fez isso?' Isso foi anunciado como uma enorme comissão da Netflix - sua comissão 'ninguém mais faria isso', então você pensaria que haveria algum dinheiro para considerar o básico da produção , [para dizer] 'Se fizermos em um cabide no inverno, vai fazer frio e quais são as provisões?'”

 

Philippa Childs, chefe do sindicato de produção do Reino Unido Bectu, diz que a organização não recebeu nenhum feedback ou reclamação da equipe envolvida na produção. Ela observa, no entanto, que pode haver uma desconexão entre as pressões de entrega feitas pelos streamers e o que se espera das emissoras locais. Afinal, o Studio Lambert é a mesma empresa que produziu “The Traitors” para a BBC, um programa que começou com 20 participantes e tinha “saúde, segurança e suporte muito rigorosos para os participantes”, diz Childs. Com a Netflix, e para uma produção em larga escala, talvez as demandas estivessem em um nível totalmente novo.

 

“Os streamers não têm necessariamente uma expectativa boa e completa de saúde e segurança”, diz Childs. “Acho que há essa arrogância em alguns dos streamers.”

 

Enquanto isso, a crença de que os participantes do reality deveriam saber para o que estão se inscrevendo, argumenta Childs, é uma expectativa “exploradora” e injusta. “Claro, os concorrentes podem entrar em reality shows querendo seus 15 minutos de fama”, diz ela. “Mas é um local de trabalho, e padrões normais de saúde e segurança devem ser esperados. Os competidores devem ser apoiados.”

 

Na verdade, todos os três participantes do “Squid Game: The Challenge” que falaram com a Variety diriam que, de fato, eles se sentiram apoiados. Mas só até certo ponto.

 

“O processo de inscrição foi diferente de tudo que já fiz”, diz Jenny. “As verificações de antecedentes e verificações psicológicas… eles estavam me enviando e-mails, ligando ou enviando mensagens de texto todos os dias de outubro a janeiro. As pessoas com quem me comuniquei no Studio Lambert foram muito gentis e solidárias. Eu estava pensando: 'Esta será uma ótima experiência; essas são ótimas pessoas!'

 

“Mas assim que o jogo começou, eu disse: 'O que aconteceu com essas pessoas? O que aconteceu com eles se importando conosco?'”

 

https://variety.com/2023/tv/global/netflix-squid-game-reality-show-frozen-inhumane-welfare-1235511809/

  • Chocado 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.