Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×

Antônio Fagundes diz que novelas estão sendo transformadas em séries: 'Isso não funciona, nunca funcionou e não vai funcionar'

Lim TV

Recommended Posts

o povo não quer agilidade

o povo quer história boa, personagens carismáticos, por quem o publico torça, etc

prova disso são as novelas rurais

quem inventou q isso de "agilidade" era essencial ou não sei o q, parabéns, matou a teledramaturgia. esse papo começou lá em 2012... diziam ser o futuro

NAYEON - IM NAYEON - Lançamentos - BCharts Fórum

Agora, K.M disse:

o povo não quer agilidade

o povo quer história boa, personagens carismáticos, por quem o publico torça, etc

prova disso são as novelas rurais

quem inventou q isso de "agilidade" era essencial ou não sei o q, parabéns, matou a teledramaturgia. esse papo começou lá em 2012... diziam ser o futuro

NAYEON - IM NAYEON - Lançamentos - BCharts Fórum

Pantanal não deu mais audiência por quê? Estagnou na audiência por quê? Sim, o público quer agilidade e tudo isso que vc falou. Bota uma novela tipo Terra Nostra no horário nobre hoje para vc ver se dará audiência. Ela já desabou em 1999, imagina hoje. Agilidade é cobrado hoje sim. Só que vc tem que aliar isso a uma história boa, bem desenvolvida, com personagens carismáticos etc.

4 horas atrás, Lim TV disse:

O americano aprendeu com a novela brasileira, tanto que as séries são cada vez mais iguais a novelas.

Isso é uma completa mentira. As séries americanas atuais estão bem próximas de filmes no streaming. Na TV aberta, agora só tem procedural basicamente. 

4 horas atrás, Lim TV disse:

Por que remakes têm feito tanto sucesso entre os telespectadores da TV aberta? Após Pantanal, a Globo pensa em revisitar outro clássico da teledramaturgia, Renascer, que completa trinta anos em 2023. 

Para Antônio Fagundes, que protagonizou esta produção como José Inocêncio, o fenômeno é um claro recado dado pelos telespectadores – e que a emissora parece não compreender. A seguir, o que ele diz à coluna:

“Esse fenômeno de remakes está dizendo alguma coisa, que eles (TV Globo) não estão prestando atenção. Eles irem buscam novela de 30 anos atrás quer dizer que estas produções acertaram o público de uma forma que as de hoje em dia não mais acertam. O tipo de dramaturgia que colocam no ar hoje não tem a mesma qualidade de trinta anos atrás. Tem que se repensar o que estão fazendo, e não apenas voltar ao passado. A própria forma de se comunicar está errada. O americano aprendeu com a novela brasileira, tanto que as séries são cada vez mais iguais a novelas. A gente (agora) está fazendo o oposto, está serializando a novela. Isso não funciona, nunca funcionou e não vai funcionar”.

https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/o-recado-que-o-sucesso-do-remake-de-novelas-da-a-globo-e-ela-nao-entende/

Fagundes sábio

Chega de séries, o povo quer NOVELA de verdade. Algo que só Walcyr sabe

9 minutos atrás, gui260990 disse:

Pantanal não deu mais audiência por quê? Estagnou na audiência por quê? Sim, o público quer agilidade e tudo isso que vc falou. Bota uma novela tipo Terra Nostra no horário nobre hoje para vc ver se dará audiência. Ela já desabou em 1999, imagina hoje. Agilidade é cobrado hoje sim. Só que vc tem que aliar isso a uma história boa, bem desenvolvida, com personagens carismáticos etc.

mas Pantanal estagnou não foi por causa do seu ritmo 

Agora sobre novela, só posso dar a MINHA opinião por que não assisto mais. A última que vi (completa) foi Fina Estampa, Morde e Assopra... Tudo 2010-2011. Foi quando passei a ver mais séries, e não suportei mais ter que ver 1h, todos os dias, mais de  meio ano para acompanhar uma única história. Não suporto 200 capitulos.  E ter que ver ao vivo... se você não ver ao vivo, da para ver no globoplay, mas se você atrasar, você criou uma bola de neve com o tanto de capitulo que uma novela tem. 

Dito isso, vi ainda Malhação por mais tempo, por que era só meia hora, então era OK.

Essa é a minha opinião, do meu consumo. Não quero dizer que todo mundo tá se sentindo assim. Eu também nunca vou começar uma série que tem mais de 10 temporadas, pelo mesmo motivo que nunca vou ver uma novela gigante hoje em dia.

2 minutos atrás, carlosn hen disse:

mas Pantanal estagnou não foi por causa do seu ritmo 

Pantanal passou séculos sem acontecer nada na novela. O autor não modificou a trama e a barriga permaneceu. Além da Ilusão também passou por isso quando o núcleo central estagnou. Hoje, é necessário que a novela seja ágil.

3 minutos atrás, Vitorgrs disse:

Agora sobre novela, só posso dar a MINHA opinião por que não assisto mais. A última que vi (completa) foi Fina Estampa, Morde e Assopra... Tudo 2010-2011. Foi quando passei a ver mais séries, e não suportei mais ter que ver 1h, todos os dias, mais de  meio ano para acompanhar uma única história. Não suporto 200 capitulos.  E ter que ver ao vivo... se você não ver ao vivo, da para ver no globoplay, mas se você atrasar, você criou uma bola de neve com o tanto de capitulo que uma novela tem. 

Dito isso, vi ainda Malhação por mais tempo, por que era só meia hora, então era OK.

Essa é a minha opinião, do meu consumo. Não quero dizer que todo mundo tá se sentindo assim. Eu também nunca vou começar uma série que tem mais de 10 temporadas, pelo mesmo motivo que nunca vou ver uma novela gigante hoje em dia.

estou com vc nesse eu só ejo do  começo ao fim novelas do walcyr de resto eu vejo por cima mas depois que vc asssite um house of cards , sopranos , sucession não tem mais volta

Novela por si só tem uma narrativa mais lenta mesmo, agilidade é uma característica das séries em que cada episódio tem começo meio e fim, novela é cotidiano, é hábito. Se o público for com a cara da novela, ela pode até ser mais lenta que todo dia vai ter seu público cativo, a história tem que ser boa o suficiente pra cativar. Talvez impeça que ela atinja um pico maior? sim, mas pra Globo é mais importante uma audiência geral... não adiantaria nada se Pantanal tivesse chegado a 45 pontos por algum evento bem babadeiro e a média geral dela fosse 25/27 pontos. Fina Estampa era uma novela lentíssima, não tinha nem sequer ganchos decentes mas o público gostava a ponto de todo dia sintonizar no canal pra assisti-la, sei lá o que o público viu nessa novela, mas viu. Mais do que ter ritmo ágil de série e filme, a novela precisa cativar...

Edited by Franklin
  • Like 1

3 minutos atrás, Franklin disse:

Novela por si só tem uma narrativa mais lenta mesmo, agilidade é uma característica das séries em que cada episódio tem começo meio e fim, novela é cotidiano, é hábito. Se o público for com a cara da novela, ela pode até ser mais lenta que todo dia vai ter seu público cativo, a história tem que ser boa o suficiente pra cativar. Talvez impeça que ela atinja um pico maior? sim, mas pra Globo é mais importante uma audiência geral... não adiantaria nada se Pantanal tivesse chegado a 45 pontos por algum evento bem babadeiro e a média geral dela fosse 25/27 pontos. Fina Estampa era uma novela lentíssima, não tinha nem sequer ganchos decentes mas o público gostava a ponto de todo dia sintonizar no canal pra assisti-la, sei lá o que o público viu nessa novela, mais viu. Mais do que ter ritmo ágil de série e filme, a novela precisa cativar...

Também me pergunto o que o público viu nesse lixo porque nem história isso aí tinha. Deve ser o mesmo que viram em Mar do Sertão, outra novela que não tem história. Talvez o carisma datado dos personagens, embora eu não ache Griselda, Crô e Teresa Cristina carismáticos. Acho personagens ridículos isso sim. Só que ela tinha um jeito popularesco e só isso bastou para dar audiência. Para dar audiência, são vários fatores. Agilidade é apenas um deles.

Edited by gui260990
  • Like 1

1 minuto atrás, gui260990 disse:

Pantanal passou séculos sem acontecer nada na novela. O autor não modificou a trama e a barriga permaneceu. Além da Ilusão também passou por isso quando o núcleo central estagnou. Hoje, é necessário que a novela seja ágil.

Mas isso que vc fala não é o ritmo e sim os autores não terem histórias suficientes para segurar 6 - 8 meses de novela 

Agora, carlosn hen disse:

Mas isso que vc fala não é o ritmo e sim os autores não terem histórias suficientes para segurar 6 - 8 meses de novela 

Mas não tinha história porque ele não atualizou a novela. Ritmo é o resultado da falta de história. Quando vc entra na barriga, é porque vc enrola e não tem o que contar. Aí o ritmo da novela cai por causa do desenvolvimento. Pantanal teve barriga no remake e no original. Teve tempo para desenvolver uma história, mas faltou se desapegar da obra do avô.