Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×

Antônio Fagundes diz que novelas estão sendo transformadas em séries: 'Isso não funciona, nunca funcionou e não vai funcionar'

Lim TV

Recommended Posts

48 minutos atrás, Jota disse:

E sinceramente, a globo só está fazendo o óbvio que é se adaptar. Muito fácil falar que as novelas que ele atuava no século passado eram melhores e com mais qualidade quando se tinha autores que criaram o gênero, as pessoas sentavam na frente da tv sem interferência e a globo reinava sozinha.

mas hoje temos alguns indicios que o publico ainda prefere as novelas antigas. o sucesso das reprises, o sucesso das novelas antigas no globoplay.. ate o ranking de ver Salve Jorge na frente de novelas atuais no globoplay... 

1 hora atrás, Mathis disse:

Globo, desde sempre, fez remakes. Não sei pq esse auê todo por conta do remake de Renascer. 

Pantanal foi o primeiro remake das 21h em quase 30 anos. Nos outros horários eu concordo, mas às 21h não era corriqueiro não... E aí dois remakes em questão de dois anos é algo a se observar sim 

• Like 4

• VIP Premium Pink
49 minutos atrás, Sharon disse:

Mentira 

Olha, não é bem assim não. Negar a interferência do melodrama especialmente latino nas séries e filmes dos Estados Unidos é bobagem. Pois sim, elas foram cada vez mais trazendo elementos do gênero e com cada vez menos culpa. O que foi muito bom pra ser sincero.

Assim como as novelas trazem elementos das séries e filmes americanos e é algo que pode ser interessante, mas estão pesando a mão demais e esquecendo a sua essência. Aí sim é perigoso. 

• Like 1

1 hora atrás, Jota disse:

Basicamente ele tá falando de melodrama. 

Existe um preconceito muito grande com o gênero entre uma parte de quem escreve e uma parte de quem consome, porque acha que isso diminui a qualidade. Se bem feito, consegue tornar a série mais palatável pro público.

Mas não concordo que a Globo esteja indo pros remakes só pela forma de fazer novela. A questão é que os autores ainda não acharam um meio termo entre as linguagens pra tornar a novela ágil o suficiente pra atrair tanto o público que gosta de novela e o público que gosta de séries. Acredito que com Todas as Flores a gente começa a ver isso tomando forma, mas não sei se Globo vai apostar em novelas de 80 capítulos na tv aberta nos horários tradicionais. 

E sinceramente, a globo só está fazendo o óbvio que é se adaptar. Muito fácil falar que as novelas que ele atuava no século passado eram melhores e com mais qualidade quando se tinha autores que criaram o gênero, as pessoas sentavam na frente da tv sem interferência e a globo reinava sozinha.

Exatamente. Ele quis dizer melodrama, pq narrativa seriada toda ficção televisiva é.

• Like 1

1 hora atrás, Sharon disse:

Mentira 

Pior que é verdade. Tanto que antes dos anos 90 todas as séries norte-americanas tinham uma narrativa procedural, e isso só veio mudar com Twin Peaks, e depois The Sopranos, que foi quando as séries começaram a adotar a narrativa continua, sem aqueles episódios focados em "caso da semana". Mas essa inspiração veio das soap operas, que é como o melodrama se manifestou nos EUA. Tem quase a mesma origem que a Telenovela teve na Latam.

• Like 2

Concordo 

Globo sempre fez remakes, mas de novelas muito antigas que se perderam ou de outras emissoras, mas normalmente nos horários das 6 e 7, bem de vez em quando às 8/9. Se esses remakes se tornarem mais corriqueiros no horário das 9 só evidenciará a carência de novos nomes que saibam fazer novela com cara de novela que atrais o público 

Pantanal tudo bem, novela de outra emissora, Renascer até dou um caldo pq não é uma novela muito lembrada pelo público e a última reprise na tv aberta foi há milênios atrás, mas daqui a pouco vão tá fazendo remake de Tieta, Rainha da Sucata, Roque Santeiro, Rei do Gado, Por Amor, A Indomada, novelas recentes que podem ser reprisadas a qualquer momento.

Eu acho que o resgate da novela é exatamente isso, a Globo está com medo de apostar porque dificilmente um autor vai conseguir acertar a fórmula de novela para a atualidade, sem serializar. Eu como já disse, apesar da novela ter 30 anos, como é uma das maiores produções da Globo, eu não faria o remake, mas entendo que é necessário fazer pra tentar resgatar o público. Pantanal deu certo. Creio que do Walcyr que é inédita também dê porque ele gosta de usar chavões da dramaturgia. 

Talvez o Fagundes queira dizer em questão do estilo da novela de hoje, o visual, algo assim que lembra mesmo série. Pantanal, graças a Deus a Globo deixou com cara de novela mesmo, mas Amor de Mãe, ULAS e outras têm esse visual que não combina mesmo com novela. 

• Like 1