Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×


Globo perde Ibope e streaming já lidera no domingo

Recommended Posts

globo-perde-para-o-streaming-montagem_37
 

A Globo enfrenta uma debandada geral do público em 2023, ao menos é o que aponta da Kantar Ibope. Dados da empresa revelam que a emissora carioca, líder de audiência desde o início dos anos 70, já vê o streaming na cola e chegou a ser ultrapassada pelas plataformas nas tardes do último domingo (22). O caso também aconteceu na última sexta-feira (20)  e, embora não seja preocupante do ponto de vista comercial, pode afetar o canal a médio prazo.

 

O relatório do Ibope a que o NaTelinha teve acesso, mostra índices que chamam a atenção. No domingo, entre o meio-dia e às 18h, momento em que a Globo apresentou o The Masked Singer, a série Pluft, entre outros, a emissora ficou com a média de 9,3, enquanto o streaming tve 10,0. Isso significa dizer que a maior parte do telespectador que ligou a TV no período da tarde, preferiu sintonizar uma plataforma de streaming a assistir a Globo.

 

Na sexta-feira ocorreu fenômeno semelhante, mas na madrugada. Enquanto a Globo foi sintonizada por 4,2 pontos e 21,5% das TVs ligadas, o streaaming era visto por 4,8 pontos e 24,6% dos aparelhos que estavam ligados. Mesmo na tarde, quando a emissora carioca liderou, a diferença foi pequena, com a Globo obtendo 10,4 de média e o streaming ficando com 10,3.

 

Para se ter uma ideia, Ted Sarandos, novo CEO da Netflix, afirmou na semana passada, em entrevista a Bloomberg que a Netflix representa 7,5% da audiência total do país e quer chegar a 25%. Lá, a TV aberta representa 24,7% do share, enquanto a TV a cabo segue com 30,9% e o streaming lidera com 38,1%.

 

Numa comparação, aqui no Brasil, na sexta-feira, a TV aberta ficou com 57,9% da participação das TVs ligadas. Em seguida, apareceu o streaming com 22,3% e a TV a cabo, que teve 7,8% e outros - jogos, youtube e etc abocanharam o restante. Isso significa dizer que a cada 100 TVs ligadas no domingo, 22% assistiam ao streaming na grande São Paulo.

 

Os dados tanto da Globo quanto da TV aberta ainda são maiores no Brasil, mas ao comparar com o fenômeno que aconteceu nos EUA, essa liderança parece ameaçada pelo streaming.

 

Globo vê streaming na cola

 

netflix-bom-dia-veronica-taina-muller-8-
 

Segundo dados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo a que o NaTelinhateve acesso junto a fontes do mercado, na última sexta-feira, a Globo marcou média de 12,3 pontos entre às 06h até a meia-noite, que é o horário considerado oficial para o mercado publicitário. No mesmo período, a TV paga atingiu 3,2 pontos e o streaming chegou a 9,2. Somados, os dois marcaram 12,4, superando a emissora líder por um décimo.

 

Além disso, o streaming superou com relativa tranquilidade os índices de Record e SBT, que marcaram 4,6 e 3,7, respectivamente, ficando na cola da TV paga, que superou os dados de todas as outras emissoras de TV aberta.

Se a comparação for com a participação de televisores ligados, os dados também mostram resultados alarmantes para a Globo. A emissora fechou com 29,7%, isso significa que a cada 100 televisores, perto de 30 sintonizavam a Globo em média na sexta-feira. O streaming abocanhou 22,3% da participação, enquanto o share da TV paga foi de 7,8%, ou seja, somados os dois chegaram a 30,1%.

 

Se a sexta-feira foi preocupante, o domingo não foi diferente. Os dados revelaram que a Globo obteve média de 10,6 pontos, com 26,5% de share. No mesmo dia, a TV Paga ficou com 3,9 pontos de média, sendo 9,8% de participação e o streaming alcançou 9,1 pontos, com 22,6% de participação. Na somatória, os dois tiveram 13 pontos e 32,4% de participação.

 

Os dados alarmantes colocam em risco a soberania da Globo, que já chegou a ter 70% de toda a audiência da TV no país e, atualmente sofre para ficar com 35% em dias bons. Porém, em termos publicitários muda-se muito pouco, já que os dados da TV Paga e também do streaming representam a soma de todos os canais e serviços. Isso significa dizer os mais de 100 canais da TV fechada e todas as plataformas como Netflix, Globo Play, Prime Video e HBO Max, o que coloca a publicidade fragmentada, diferente da Globo que abocanha tudo para a própria emissora.

 

https://natelinha.uol.com.br/mercado/2023/01/24/globo-perde-ibope-e-streaming-ja-lidera-no-domingo-193028.php

  • Like 3
  • Amei 1
Link to comment
Share on other sites

fico feliz do público poder adquirir streaming, com os preços mais acessíveis de hoje em dia.

é colossal verificar o quanto a tv aberta brasileira é uma porcaria, inclusive a emissora líder.

 

streaming e alguns canais da tv cabo dão uma surra de conteúdo nas emissoras pequenas da tv aberta e um banho na emissora líder.

  • Like 9
  • HAHA 1
  • Nossa, uau... 2
Link to comment
Share on other sites

  • VIP Premium Silver

Melhor do que assistir as perguntas de terceira série do Tem ou Não Tem "Cite uma cor que lembre o sol" :risax:

 

Nem no Family Feud no Sbt as perguntas eram tão básicas assim :eitaa:

  • HAHA 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Gael disse:

Melhor do que assistir as perguntas de terceira série do Tem ou Não Tem "Cite uma cor que lembre o sol" :risax:

 

Nem no Family Feud no Sbt as perguntas eram tão básicas assim :eitaa:

E de brinde vc têm que aguentar o apresentador ficar falando globola , calderola 

  • HAHA 13
Link to comment
Share on other sites

  • VIP Premium Silver
33 minutos atrás, carlosn hen disse:

E de brinde vc têm que aguentar o apresentador ficar falando globola , calderola 

Acho ele ainda menos pior ao Huck :gret13:

  • Like 1
  • Amei 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Revenge X disse:

fico feliz do público poder adquirir streaming, com os preços mais acessíveis de hoje em dia.

é colossal verificar o quanto a tv aberta brasileira é uma porcaria, inclusive a emissora líder.

 

streaming e alguns canais da tv cabo dão uma surra de conteúdo nas emissoras pequenas da tv aberta e um banho na emissora líder.

E fica a questão: por que a Globo vem perdendo tanto público assim? É só streaming o motivo? A qualidade de seus programas são duvidosos? Novelas rasas e repetitivas? Por que dessa queda mais acentuada de 2022 para 2023 como a matéria bem enfatizou?:chris7:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Tiago disse:

Isso significa dizer os mais de 100 canais da TV fechada e todas as plataformas como Netflix, Globo Play, Prime Video e HBO Max, o que coloca a publicidade fragmentada, diferente da Globo que abocanha tudo para a própria emissora.

Acho que hoje em dia o "setor" de televisão da Globo foca mais nisso. Querendo ou não, hoje a TV aberta é apenas mais uma plataforma, como a própria Globo já coloca a sua marca de TV aberta: apenas mais uma plataforma, que é líder.

 

Mas muito interessante esses dados do streaming. Seria melhor se aparecesse nos real times.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, DanielOdyssey disse:

Acho que hoje em dia o "setor" de televisão da Globo foca mais nisso. Querendo ou não, hoje a TV aberta é apenas mais uma plataforma, como a própria Globo já coloca a sua marca de TV aberta: apenas mais uma plataforma, que é líder.

 

Mas muito interessante esses dados do streaming. Seria melhor se aparecesse nos real times.

Mas a Globo tem que tomar cuidado, porque indiretamente ela pode estar "matando" a tv aberta, a qual ainda é o principal chamariz e receita da empresa........

Link to comment
Share on other sites

Agora, Tieta 81 disse:

Mas a Globo tem que tomar cuidado, porque indiretamente ela pode estar "matando" a tv aberta, a qual ainda é o principal chamariz e receita da empresa........

Sim.. mas eles também não se ajudam, colocando programas extremamente genéricos e novelas sem carisma no principal horário... Cada vez mais vejo debandada de pessoas que até 2019 viam bastante novela na TV aberta pros conteúdos de internet (YouTube, Netflix)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, DanielOdyssey disse:

Sim.. mas eles também não se ajudam, colocando programas extremamente genéricos e novelas sem carisma no principal horário... Cada vez mais vejo debandada de pessoas que até 2019 viam bastante novela na TV aberta pros conteúdos de internet (YouTube, Netflix)

Exatamente, o streaming não tem culpa sozinho nisso, há outros fatores e a própria Globo se sabota.......

  • Like 1
  • Nossa, uau... 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.