Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×


Globo escolhe culpados por audiência ruim do BBB 23: calor e Travessia


Recommended Posts

A Globo ligou o sinal amarelo por causa da audiência da primeira semana do BBB 23. O reality show da Globo teve o pior ibope em uma noite de Prova do Líder em seus 21 anos de história e ficou abaixo dos 20 pontos. A emissora, por enquanto, isenta a produção. O calor forte, a pandemia de Covid-19 totalmente controlada e a novela Travessia são considerados os principais culpados.

 

O Notícias da TV teve acesso a um relatório de audiência do programa. Em seus quatro primeiros episódios, a temporada de 2023 do Big Brother Brasil obteve média de 20 pontos na Grande São Paulo e também no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede as 15 principais metrópoles do Brasil.

 

É o pior início da história, empatado justamente com o pouco memorável BBB 19, que foi sinônimo de fracasso e é o responsável por ter feito a direção dar um chacoalhão no formato, misturando anônimos e famosos no confinamento a partir de 2020.

 

Na visão da Globo, no entanto, o cenário atual é diferente. A 23ª edição começou com um elenco promissor, que indica estar pronto para o jogo. A expectativa é que esse comportamento ajude a audiência nas próximas semanas, com o começo de dinâmicas que façam a convivência esquentar.

 

Para quem trabalha na Globo, o maior culpado é o forte calor nas principais capitais do país. As temperaturas no Rio de Janeiro estão bem acima dos 30 graus, e o verão em São Paulo finalmente começou a dar as caras nas últimas duas semanas, depois de um início de ano mais frio do que a média.

 

O calorão tem como efeito diminuir o número total de televisores ligados no horário da linha de shows. Nunca um BBB foi ao ar com uma porcentagem tão baixa de TVs sintonizadas. Na primeira semana, o índice ficou na casa dos 49% no PNT.

 

TVs atingem patamar histórico de baixa


Só para efeito de comparação, no BBB 22, que marcou a estreia de Tadeu Schmidt no reality show, o percentual era de 57%. Na época, o Brasil vivia uma nova onda de Covid-19 causada pelas festas de fim de ano, que fizeram o Carnaval ser adiado nas grandes cidades de fevereiro para abril e aumentou o número de pessoas em casa.

 

A edição passada tinha um mesmo problema: a novela das nove estava com público abaixo da média. No caso, Um Lugar ao Sol (2021) tinha números até piores que os de Travessia.

 

A Globo esperava que o atual folhetim se tornasse um sucesso por causa do histórico de Glória Perez. Mas isso não aconteceu. Nos últimos dias, houve uma reação tímida, com a trama dando 25 pontos. Ainda assim, muito aquém dos 30 de média que Pantanal (2022), sua antecessora, alcançava.

 

Outros tempos?


Já o BBB 21 foi transmitido em uma época em que 61% das residências estavam com as TVs ligadas no fim de noite, 12 pontos percentuais a mais do que o índice atual. Na ocasião, as pessoas ficavam em casa para reduzir as chances de contágio pela Covid-19, que estava com picos de casos no Brasil e ainda sem as pessoas vacinadas.

 

O contexto ajuda a explicar a enorme audiência do programa de eliminação de Karol Conká, que chegou a picos de 42 pontos na capital paulista, com média de 38,3. Ao mesmo tempo, a reprise de A Força do Querer (2017) e a retomada de Amor de Mãe (2019-2021) tiveram bom desempenho e ajudaram na elevação.

 

O BBB 23 terá 100 dias novamente e vai terminar sua edição em 26 de abril, uma terça-feira. O programa estreou com 34 patrocinadores confirmados e um faturamento acima de R$ 1 bilhão, algo nunca antes atingido pelo núcleo comandado pelo diretor J.B de Oliveira, o Boninho.

 

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/bbb/globo-escolhe-culpados-por-audiencia-ruim-do-bbb-23-calor-e-travessia-96129

Link to comment
Share on other sites

Travessia tudo bem, mas calor?

Nos outros BBBs estava nevando por acaso?

 

O que está explícito é o desinteresse cada vez maior do telespectador na tv aberta. Com o streaming cada vez mais forte, com certeza parte desse público está lá consumindo (até às próprias produções da Globo), mas não na hora em que estão sendo exibidas e sim na hora e forma como ele quiser acompanhar.

  • Like 22
Link to comment
Share on other sites

Calor KKKKKKKK sim, até porque o BBB não passa no verão. 
 

A culpa é do público que fugiu em meio a uma programação tão merda como a Globo tem feito em quase todos os programas e novelas. Mas essa edição está boa, promissora, vai subir com

o tempo se o que está se formando explodir logo ali. 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Travessia kkkk se o programa fosse bom mesmo, ele iria subir a audiência da novela nos seus momentos finais. Quem lembra quando a fazenda da Jojo fazia a novela bíblica da Record a atingir seus picos? O público chegando justamente pra assitir a Fazenda. A Globo tem é que admitir que o programa flopou e não gera mais interesse. Detalhe é que isso não é só na tv aberta. Na internet e nem no boca boca a repercussão tá alta. Tá baixíssima 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

A primeira onda de calor em 22 anos.

 

E vamos fingir que no RT Travessia entrega nos 23, 24pts e no fim do BBB está beirando os 14 pts. Certamente a culpa de cair 10pts no caminho é de Travessia.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Se Travessia entregasse com 21/22 era uma coisa, mas a semana toda praticamente entregou acima dos 25 e menos de 5min depois o BBB cai pra menos de 20. Ou seja, até o público mínimo que Travessia tem não quer ver o programa, preferem desligar a TV.

 

Se continuar assim por mais 2 semanas a Globo vai ter que rever algumas coisas pra tentar recuperar.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

É Travessia e em partes a péssima herança deixada pela edição anterior. BBB22 estreou com grande expectativa e durante um bom tempo se manteve firme no Ibope mesmo ruim graças ao impacto deixado pelo BBB 21 e 20. Estava em alta, as pessoas estavam esperançosas de reviver o auge antes. No fim a edição acabou sendo um banho de água fria, acabou deixando uma péssima impressão e manchando um pouco o prestígio do programa diante o público, essa temporada vai ter que reconquistar, assim como o 20 reconquistou aos poucos após o desastre da edição 19.

 

Edited by Franklin
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Fadokimi disse:

a pandemia de Covid-19 totalmente controlada

Meu Deus que emissora vagabunda e safada :clo11: Queriam mais de mil mortes por dia pra ela continuar tocando o terror na população Brasileira, só pra esse reality dar 30 pontos :tulla4: O que esperar de quem apoiou a ditadura :tulla8:

  • Like 2
  • HAHA 3
  • Chocado 1
  • Putz 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.