Jump to content

[ARTIGO] Esses são os softwares de edição de vídeo utilizados pela grande mídia

Velho Gagá
 Share

Recommended Posts

Já se perguntou qual programa a globo usa para editar suas novelas? E as séries da netflix?

1 . Avid Media Composer

Padrão do cinema mundial, o Avid Media Composer é o software mais utilizado para editar profissionalmente em grandes estúdios. Aqui no Brasil, é o programa que canais como Globo, SBT e Record usam para editar novelas e matérias jornalísticas. Mas por que Media Composer é o mais utilizado?  Porque a Avid foi a primeira empresa a criar um software de edição de vídeo para computador. Antes, os filmes, séries e novelas eram editados em mesas como essa:

2013-02-11_Media-Composer-Understanding-Filler-1.jpg

Mesa de edição que era usada para editar filmes no passado.

Avengers Infinity War's Timeline: 40 Layers of Marvel - Y.M.Cinema - News &  Insights on Digital Cinema

Timeline de edição do filme 'Vingadores - Guerra Infinita', filme editado no

Avid Media Composer.

http://g1.globo.com/platb/files/1045/2012/01/jaron_na_ilha_02-300x225.jpg

Programa 'Milênio' da GloboNews sendo

editado em uma das ilhas de edição da TV Globo.

2 . Adobe Premiere Pro

Diferente do Media Composer, o Premiere Pro ainda não é tão utilizado pelos grandes estúdios de Hollywood. Começou a ganhar forças em meados de 2007, quando canais como BBC e CNN adotaram o software para cortar cenas. A principal vantagem do Premiere Pro em relação a outros programas de edição é o Dynamic Link oferecido pelos produtos Adobe. Se você precisar usar o After Effects para criar efeitos especiais e não quiser perder tempo exportando o vídeo inteiro, ou precisa exportar um projeto do Adobe Photoshop com várias camas e estiver sem paciências para exportar parte por parte, basta jogar o arquivo de projeto salvo dentro do Premiere Pro e editar o resto lá dentro.

Want to Edit a Blockbuster? Stay Organized with This Free Premiere Pro  Timeline Template

Filme 'Deadpool 2', que foi editado no Adobe Premiere Pro CC

bg_IOW_PremierePro_Timeline.jpg

Filme 'Instrument of War' também editado no Premiere Pro CC

3. Final Cut Pro

Apesar de não ser mais tão popular hoje em dia, Final Cut Pro já foi o queridinho de Hollywood. Desenvolvido pela Apple, foi usado para editar filmes como: Simpsons - O Filme, Parasita, A Rede Social, Happy Feet: O Pinguim, Onde os Fracos Não Têm Vez, O Curioso Caso de Benjamin Button e muitos outros. Também foi o software utilizado para editar a série 'Todo Mundo Odeia o Chris:

FyWAOG6.png

4ª temporada da série 'Todo Mundo Odeia o Chris, que foi editada no

Final Cut Pro.

4. DaVinci Resolve

No mercado há quase duas décadas, DaVinci Resolve ganhou popularidade recentemente após a Black Magic liberar uma versão gratuita e sem limitações do software para qualquer que tenha interesse em editar vídeos. Seu principal atrativo é o sistema de correção de cor, usado por vários estúdios em todos os tipos de produção.

DaVinci Resolve 17 | Blackmagic Design

DaVinci Resolve e seu sistema de correção de cor.

Menção honrosa

O Vegas Pro (antigo Sony Vegas) nunca foi usado em uma grande série ou grande filme, mas é um ótimo editor de vídeos. Criado pela Sony, foi usado para cortar cenas de muitos filmes produzidos pela mesma. Utilizado para editar clipes musicais e matérias jornalísticas, ganhou popularidade com os usuários amadores. É adorado por muitos youtubers e produtores independentes pela sua facilidade, agilidade e profissionalismo. O filme 'Atividade Paranormal', lançado em 2007, foi editado no Sony Vegas,

Sony Vegas Pro 12 Suite | Sweetwater

Amazon.com: Sony Vegas Pro 12 [Download] : Software

• Amei 3

Amei. Eu conhecia quase todos. Já cheguei a craquear alguns, mas nunca manjei muito pq os PCs que eu tinha não aguentavam hahaha Hoje que tenho PC bom não tenho tempo pra aprender. (E claro, usar craque só pra aprender viu galera, nunca comercializar algo adquirido sem licença). 

• Like 1

3 horas atrás, Lucas disse:

Amei. Eu conhecia quase todos. Já cheguei a craquear alguns, mas nunca manjei muito pq os PCs que eu tinha não aguentavam hahaha Hoje que tenho PC bom não tenho tempo pra aprender. (E claro, usar craque só pra aprender viu galera, nunca comercializar algo adquirido sem licença). 

Descobri recentemente que o Avid Media Composer também possui uma versão gratuita, o Media Composer First.

• Chocado 1

18 horas atrás, Velho Gagá disse:

Descobri recentemente que o Avid Media Composer também possui uma versão gratuita, o Media Composer First.

Quais os requisitos o PC precisa ter pra rodar bem ele?

13 minutos atrás, Lucas disse:

Quais os requisitos o PC precisa ter pra rodar bem ele?

Para rodar esses softwares, os profissionais usam computadores chamados de Workstation. Geralmente eles vem com 16GB de ram e uma boa placa de vídeo. Mas pelo que li em alguns sites, o Media Composer First pede, no mínimo, 6GB de ram. Os requisitos de processador e placa de vídeo não são citados pela Avid. Tenta usar aí e vê no que dá.

• Amei 1