Jump to content



NOTÍCIAS DA TV: CNN entra em briga com a Band por abertura de debate presidencial


Tiago
 Share

Recommended Posts

debate-presidencial-20220-monalisa-perro
 

A nove meses das Eleições 2022, as redes de televisão têm realizado encontros com partidos políticos para acertar o calendário de debates para presidente e governador. Na última semana, a CNN Brasil divulgou que será a primeira a mostrar um encontro entre presidenciáveis com os "candidatos oficiais", algo que desafia uma tradição da Band.

 

A emissora paulista tem como um de seus orgulhos jornalísticos abrir os debates televisivos, já que foi a primeira na história a realizar um confronto de ideias com concorrentes ao Planalto, em 1989.


Nos últimos anos, criou-se uma tradição de a Band abrir e a Globo fechar esses embates antes das eleições. Com a estreia recente de novos canais de notícias, como CNN Brasil (lançada em março de 2020) e Jovem Pan News (inaugurada em outubro de 2021), esse status quo está ameaçado.

 

Em novembro, a Band já havia divulgado que trabalhava junto aos partidos políticos com duas datas para os debates presidenciais: 4 ou 11 de agosto. No mês seguinte, a Jovem Pan informou que faria o seu encontro no dia 9 do mesmo mês.

 

Ao Notícias da TV, a emissora da família Saad confirmou que a data fixada atualmente é o dia 4. Ou seja, a Band manterá sua tradição de fazer a abertura, ao menos no primeiro turno.

 

CNN desafia tradição

 

Mas por que a CNN Brasil tem vendido que o seu debate "será o primeiro com os candidatos oficiais"? O canal de notícias tem usado o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para fazer a divulgação.

 

Pelo cronograma oficial das eleições, os partidos têm o período entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar convenções para escolher coligações e selecionar seus candidatos à Presidência da República e aos governos de Estado.

 

O debate da CNN está marcado para 6 de agosto --ou seja, um dia depois da data-limite para a definição de quem vai concorrer aos votos. Apesar desse artifício, quando a Band realizar o seu evento dois dias antes, as escolhas também já terão sido feitas.

 

Como ainda não existiam em 2018, ano das últimas eleições nacionais e estaduais, CNN e Jovem Pan News organizarão embates entre candidatos ao Planalto e ao governo do Estado pela primeira vez.

 

O canal de notícias vai se inspirar na matriz norte-americana para o formato, no qual os políticos respondem a perguntas feitas pelo moderador e, depois, discutem sobre o tema com mais profundidade.

 

No segundo turno, a CNN Brasil conseguirá furar a Band, pois marcou o debate para um dia após a votação do primeiro turno --ambos serão realizados no Teatro Fecomércio, em São Paulo.

 

Em 2020, o canal de notícias já tinha promovido em confronto de ideias com candidatos a prefeitos de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. "Faremos um grande evento, um debate como nunca houve no Brasil", projeta Américo Martins, vice-presidente de Conteúdo.

 

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/cnn-entra-em-briga-com-band-por-abertura-de-debate-presidencial-73771

Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Cristiano Vieira disse:

Capaz de nem debate relevante ter. Tenho minhas dúvidas se Lula e Bolsonaro vão participar. Os dois só tem a perder em debate…

Como o Lula não tem apoio da mídia, ele não pode se dar ao luxo de recusar debates (exceto o da JP). Por outro lado, se o Bolsonaro desiste do debate, ainda ganha entrevista exclusiva nas TVs alinhadas ao governo.

  • Amei 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Pinscher disse:

Como o Lula não tem apoio da mídia, ele não pode se dar ao luxo de recusar debates (exceto o da JP). Por outro lado, se o Bolsonaro desiste do debate, ainda ganha entrevista exclusiva nas TVs alinhadas ao governo.

Não sei, se o Lula continua tão bem nas pesquisas assim tem que se pensar em recusar debates sim. Ele serviria apenas de escada nanicos. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se a CNN for inovar na dinâmica eu torço para que seja a primeira. O debate da Band já tem um formato manjado e desgastado, frio e raso de confronto de ideias. Só as mesmas ladainhas dos candidatos lendo trechos de suas cartilhas e repetindo slogans e frases de efeito.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.