Jump to content

Os roteiros da Globo estão tão enxutos atualmente

Lucas

Recommended Posts

13 horas atrás, Manuel disse:

A sinopse de Chocolate com Pimenta é bem superficial, principalmente em comparação à de O Clone e Avenida Brasil. Imagino como a de A Dona do Pedaço é rasa.

A clássica cena do banho de tinta verde na Ana Francisca seria bem diferente também. Na verdade, a escadaria ia se mover e ela ia cair dentro de uma tina de lama. E era pra ela estar deslumbrante, algo que não aconteceu. Ela só estava "arrumadinha", mesmo.

A novela foi MUITO censurada, amg. Ela não seria tão romântica quanto foi, pelo contrário.

8 horas atrás, Vent disse:

A novela foi MUITO censurada, amg. Ela não seria tão romântica quanto foi, pelo contrário.

Já li sobre isso antes. O Danilo ia ser muito babaca e ia promover um linchamento à Ana Francisca no dia do casamento com o Ludovico, inclusive jogando tomates nela.

E ela ia voltar muito mais safadinha pra cima dos homens. Eu sinceramente gosto dessa ideia, queria que ela continuasse do jeito que estava no baile de boas vindas, dando em cima do Dr. Paulo com aquele decotão.

• Like 1

Sendo controlador como sou, eu detestaria ver uma novela escrita por mim seguindo uma linha diferente do que eu imaginei para intensidade de cada cena e cada capítulo. 

Se eu fosse ator, eu detestaria ter meu trabalho reduzido a rubricas dizendo exatamente como fazer, de forma robótica, apática e limitada. 

Se eu fosse diretor, eu detestaria não ter espaço para criar em cima daquele texto e ficar retido a cada ordem do autor, entregando um trabalho sem minha cara. 

Enfim, há bons argumentos para todos os envolvidos. Por isso novela é uma obra colaborativa. Talvez se eu fosse autor, ao menos no momento de implantar a novela, eu buscaria por realizar um trabalho orgânico, buscando inspirações em todas as áreas. 

Mas uma coisa eu tenho certeza: novela tem que ter cara de novela, porque é um gênero único. Não que não possa se modernizar. Mas uma modernização que pretende enterrar o passado para mim não é válida. 

• Like 2

CENA 02. CAMPO DE ROSAS. EXTERIOR. DIA.

VEMOS UM BOTÃO DE ROSAS SE ABRINDO À LUZ DO SOL.

EM SEGUIDA, OUTROS BOTÕES DE ROSA SE ABREM, EM UM CONJUNTO HARMONIOSO, UM ATRÁS DO OUTRO, EM TODO SEU ESPLENDOR. É UMA SUCESSÃO DE IMAGENS DE ROSAS SE ABRINDO. ALGUMAS ISOLADAS, OUTRAS EM CONJUNTO.

SÓ PEÇO PARA QUE NÃO ABRAM ROSAS BRANCAS OU AZUIS NESSA PRIMEIRA IMAGEM. O MOTIVO SERÁ APRESENTADO NO DECORRER DA NOVELA. NESTA PRIMEIRA SUCESSÃO DE ROSAS, TODAS AS OUTRAS CORES SÃO BENVINDAS, MONTANDO UM CALEIDOSCÓPIO DE CORES, FORMAS DE PÉTALAS, TAMANHOS.

ATENÇÃO: NESTE INÍCIO, ESTAMOS NOS ANOS 30, MAS SEM DELIMITAR EXATAMENTE O ANO. A INDICAÇÃO É PARA FIGURINO, CARROS, ETC.

A descrição de uma das cenas do primeiro capítulo de Alma Gêmea. Muitas indicações de cenografia, figurinos...

E logo depois ele descreve todas as ações do Rafael na cena.

o roteiro de A dona do pedaço tem muuuuita indicação, o Walcyr inclusive coloca uns (Amora, precisamos falar sobre isso) ou (Amora, me lembre de falar sobre isso) em alguns detalhes. mas a escrita em si é super porca.

• Chocado 3

eu gosto de roteiros no padrão word, por incrível que pareça, acho mais bonitinhos assim :gret18:

acho que, dos recentes, os unicos que ainda usam esse padrão são o JEC e o Walcyr. Manuela, Paulo e Rosanne, Ortiz, Lícia... todos usam a forma nova.

o @Aguinaldo Silva usa o padrão novo, mas ainda assim mantém as indicações de câmera, sonoplastia e tudo mais.

6 minutos atrás, Jake disse:

o roteiro de A dona do pedaço tem muuuuita indicação, o Walcyr inclusive coloca uns (Amora, precisamos falar sobre isso) ou (Amora, me lembre de falar sobre isso) em alguns detalhes. mas a escrita em si é super porca.

Ele deixa para os colaboradores acertar o resto do texto;

• HAHA 1