Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 1 minuto atrás, Henri disse: mas no caso o walcyr faz isso? Acho que não, né? Na minha cabeça ele era um autor que deixava muito na mão do diretor Ele, como todos os outros, indicava demais nas rubricas partes técnicas que cabiam a direção, edição e sonoplastia. Então de certa forma ele estava fazendo o papel de autor, diretor, editor... quanto a mexer em diálogo eu dou razão a ele, deve ser horrível. E também da parte de um diretor, deve ser horrível querer dirigir uma cena de um jeito e ter que fazer de outro porque o autor indicou isso e aquilo. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marquinhos C. Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 12 minutos atrás, Lucas disse: Mas indicando no roteiro até o que o segurador de microfone tem que fazer fica fácil. Já li muitos roteiros do Walcyr, ele dá pitaco até na trilha sonora. Em tese isso não é papel de roteirista, não. A Globo é quem deu essa liberdade pra eles e parece ter se arrependido. Mas pelo Walcyr ser conservador eu acho que dão a liberdade pra ele continuar escrevendo da forma como se acostumou sem alterarem nada. Vc já leu o roteiro do Walcyr? Ele dá pitaco em tudo mesmo? 11 minutos atrás, Henri disse: A fama dele é em relação ao texto, não? Que ele não aceita mudarem nada Acho que na parte de direção ele deixa bem mais livre do que a maioria dos autores. Até pelo ritmo industrial que ele escreve O único diretor que ele teve problema foi o Maurinho, não? E acho que foi só por conta das críticas do diretor a novela (OOLDP) Ele já interferiu na direção de Morde e Assopra, por exemplo, quando a novela não estava indo bem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 1 minuto atrás, Fema disse: Uma dúvida Quando tem flashback é mais encheção de linguiça da direção, no caso naqueles irrelevantes tipo lembranças de beijos e etc, ou o autor que indica? O autor indica em todos os casos. Quando é um flashback não gravado, ele escreve tudo indicando que é um flashback. Quando é um insert ele indica o numero do capítulo e a cena. Pelo menos no formato que a Globo sempre usou. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marquinhos C. Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 Agora, Lucas disse: Ele, como todos os outros, indicava demais nas rubricas partes técnicas que cabiam a direção, edição e sonoplastia. Então de certa forma ele estava fazendo o papel de autor, diretor, editor... quanto a mexer em diálogo eu dou razão a ele, deve ser horrível. E também da parte de um diretor, deve ser horrível querer dirigir uma cena de um jeito e ter que fazer de outro porque o autor indicou isso e aquilo. Mas a Globo ainda permite esses pitacos do Walcyr na direção, câmera , etc? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 Agora, Marquinhos C. disse: Vc já leu o roteiro do Walcyr? Ele dá pitaco em tudo mesmo? 14 minutos atrás, Henri disse: Sim, tenho alguns (posso até enviar amanhã, pq hoje tá tarde). O de Alma Gêmea, por exemplo, é uma coisa HIPER detalhada. 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dixon Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 A Manuela também não gosta que mudem o texto dela, acho que justamente porque ela planeja tudo com muita antecedência. Quase brigou com o Chay por isso. E a última fala da Thelma já era pensada desde 2015. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 1 minuto atrás, Marquinhos C. disse: Mas a Globo ainda permite esses pitacos do Walcyr na direção, câmera , etc? Eu não sei se é questão de permitir ou não. Mas nos roteiros que a gente vê, já no novo formato, não existem mais essas indicações. Justamente porque talvez o formato não exige isso. É basicamente. LOCAÇÃO Ação Diálogo E repete tudo, cena por cena. Pra se ter uma ideia, no formato master scenes é recomendado limpar até as indicações de diálogo e deixar o ator interpretar da sua forma. Por exemplo: se eu quero que um personagem se exalte, eu não preciso indicar PERSONAGEM (esbraveja) Saia daqui!!! Só de eu escrever Saia daqui! o ator vai saber o tom que deve usar. No padrão americano, você quase não vê indicações para diálogo. Aqui a gente vê coisas como FULANO: (alegre, triste, choramingando, rispido)... é tipo, tudo já tão fechado, sem haver uma interpretação livre. Eu pelo menos não me acostumaria mais com isso depois de estudar com roteiros enxutos. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 Eu tirei a noite pra rever os roteiros que tenho aqui. Quem lembra que eu contrabandeava aqui no forum? kkkkkkk Inclusive quando entrei aqui eu passei pra geral e foi um fuzuê danado. Fui passando, passando e isso espalhou pro Brasil inteiro. São arquivos, óbvio, vazados por jornalistas (alguns eu consegui em off). Não sei até que ponto pode dar B.O, mas acredito que só daria se vazassem de uma novela que está para estrear ainda. Se alguém quiser eu envio amanhã e a gente continua esse debate. Amo demais esse assunto. Meu sonho sempre foi sempre ser roteirista. Minhas esperanças foram esmagadas pela realidade desse mercado totalmente fechado e injusto. Então eu só aprecio mesmo. 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Posted May 16, 2021 Author Share Posted May 16, 2021 12 minutos atrás, Manuel disse: A Manuela também não gosta que mudem o texto dela, acho que justamente porque ela planeja tudo com muita antecedência. Quase brigou com o Chay por isso. E a última fala da Thelma já era pensada desde 2015. Nessa questão de mudar diálogo eu sou a favor do autor/a. É sacanagem, principalmente se nesse caso aí, a autora estiver fazendo só o dela e deixando o da direção com a direção. E então o ator tem que fazer o dele e pronto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dixon Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 14 minutos atrás, Lucas disse: Eu tirei a noite pra rever os roteiros que tenho aqui. Quem lembra que eu contrabandeava aqui no forum? kkkkkkk Inclusive quando entrei aqui eu passei pra geral e foi um fuzuê danado. Fui passando, passando e isso espalhou pro Brasil inteiro. São arquivos, óbvio, vazados por jornalistas (alguns eu consegui em off). Não sei até que ponto pode dar B.O, mas acredito que só daria se vazassem de uma novela que está para estrear ainda. Se alguém quiser eu envio amanhã e a gente continua esse debate. Amo demais esse assunto. Meu sonho sempre foi sempre ser roteirista. Minhas esperanças foram esmagadas pela realidade desse mercado totalmente fechado e injusto. Então eu só aprecio mesmo. Eu quero esses roteiros Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nolias Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 44 minutos atrás, Lucas disse: Eu tirei a noite pra rever os roteiros que tenho aqui. Quem lembra que eu contrabandeava aqui no forum? kkkkkkk Inclusive quando entrei aqui eu passei pra geral e foi um fuzuê danado. Fui passando, passando e isso espalhou pro Brasil inteiro. São arquivos, óbvio, vazados por jornalistas (alguns eu consegui em off). Não sei até que ponto pode dar B.O, mas acredito que só daria se vazassem de uma novela que está para estrear ainda. Se alguém quiser eu envio amanhã e a gente continua esse debate. Amo demais esse assunto. Meu sonho sempre foi sempre ser roteirista. Minhas esperanças foram esmagadas pela realidade desse mercado totalmente fechado e injusto. Então eu só aprecio mesmo. Ai que tudo. Eu sempre caço roteiro de novela e nunca acho. Morro de curiosidade de saber como escrevem. Sem contar que quero ser roteirista também. Super quero ver esses roteiros aí também. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leto Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 Amei esse tópico. Tô morto no Walcyr super controlador. Eu achava que ele era exigente só com o texto. Quero ver umas páginas desses roteiros. Fiquei curioso com as mil notinhas do Walcyr. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vituxo Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 1 hora atrás, Jota disse: Sinceramente, n acho que ele esteja errado. Acho que Walcyr é mega intolerante com isso e tudo bem que existem cacos, mas deve ser horrível ver o texto que você passa horas escrevendo pra ter uma intenção e impacto pra o ator ou até o diretor mudar. Isso impacta direto no trabalho do autor exatamente. e ainda dá brecha pro ator se empolgar demais nos cacos e deixar passar alguma informação relevante que pode causar até um furo mais pra frente Link to comment Share on other sites More sharing options...
Brian Miguel Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 Então não da pra culpar tanto a Amora pela direção de A Dona do Pedaço o que foi muito criticada... Tem a mãozinha do Walcyr no meio, aliás tinha que ter né... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dixon Posted May 16, 2021 Share Posted May 16, 2021 6 horas atrás, Brian Miguel disse: Então não da pra culpar tanto a Amora pela direção de A Dona do Pedaço o que foi muito criticada... Tem a mãozinha do Walcyr no meio, aliás tinha que ter né... A Manuela participava até da edição de Amor de Mãe, salvo engano. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts