Jump to content


Globo, Record e Band investem em jornalismo; SBT e RedeTV! param no tempo


Astor
 Share

Recommended Posts

   
Enquanto Globo, Record e Band se mexem para conquistar um público interessado em informações ao vivo e reforçam seus telejornais, com mudanças em cenários e aposta em novos âncoras, SBT e RedeTV! dão sinais de que pararam no tempo e estão acomodadas com seus respectivos noticiários. A morosidade da emissora de Silvio Santos até tem motivo: satisfação.

 

O SBT Brasil é o telejornal "de bancada" (sem contar os policialescos) mais visto fora da Globo, com média de 7,6 pontos na última semana. A atração apresentada por Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade estreou novo cenário e pacote gráfico há pouco tempo, em abril.


Além dos 45 minutos diários do SBT Brasil, outras seis horas e 30 minutos da programação são dedicadas ao noticiário ao vivo, com uma maratona de Primeiro Impacto, que começa às 4h e acaba só às 10h30. O policialesco dividido por Dudu Camargo e Marcão do Povo ficou mais longo em junho, quando Analice Nicolau e Karyn Bravo foram demitidas e o SBT Notícias foi encerrado.

 

Na RedeTV!, a situação é bem pior. O jornalismo da emissora só entra no ar pra valer às 19h25, quando começa o RedeTV! News; antes disso, há apenas o boletim 90 Segundos, às 9h30, e uma rápida inserção ao vivo dentro do A Tarde É Sua.

 

Em sua primeira meia hora, o telejornal ancorado por Boris Casoy e Amanda Klein sofre para vencer até mesmo o Jornal da Gazeta na Grande São Paulo. Dificilmente a média passa de 1 ponto. Apesar do desempenho ruim, não há mudanças significativas. O cenário é o mesmo desde 2009, apenas com a inserção de um telão e um letreiro de LED na Redação em 2016. O pacote gráfico foi alterado em 2018.

 

Fora o News, a RedeTV! tem mais meia hora de notícias ao vivo, com o Leitura Dinâmica no início da madrugada. E só.

 

Na contramão da concorrente, a Band tem apostado em jornalismo para reforçar a sua programação. Às 5h, vai ao ar o Café com Jornal, seguido pelo Bora SP (que estreou em agosto para a Grande São Paulo) e pelo Aqui na Band, um programa de variedades que também aposta em notícias ao vivo. O boletim #Informei entra na grade em edições pela manhã e à tarde.

 

Na faixa vespertina e noturna, além dos já consolidados Brasil Urgente, Jornal da Band e Jornal da Noite, a emissora estreou o Band Notícias na última segunda (9). Exibido das 22h às 22h45, o jornalístico comandado por Rafael Colombo e Cynthia Martins tem a missão de levantar o ibope da linha de shows pós-igreja.

 

No último mês, a Record fez movimentos para aumentar ainda mais a sua cobertura noticiosa, que já ocupa quase 14 horas da grade. Na tentativa de não perder tão feio para SBT e Globo, que começam seus noticiários às 4h, a TV de Edir Macedo passou a entrar ao vivo uma hora mais cedo desde agosto, quando o Balanço Geral Manhã mudou seu início das 6h para às 5h.

 

Nesta semana, também estreou o novo Jornal da Record, com um cenário completamente reformulado e aposta maior no ao vivo. A grade ainda foi reforçada com quatro edições do JR 24H, que são exibidas ao longo da programação com a apresentação de Janine Borba e Sérgio Aguiar, ex-Globo News.

 

No Jornalismo da Globo, as mudanças também são intensas. Mas, fora o novo cenário do Bom Dia Brasil, a maioria das alterações recentes aconteceram por motivos de força maior.

 

Foram os casos do pedido de demissão de Dony De Nuccio e a saída de Monalisa Perrone para a CNN Brasil. Sem seus âncoras titulares, a emissora promoveu Maju Coutinho para a bancada do Jornal Hoje, que ela ocupará sozinha a partir deste mês (Sandra Annenberg será deslocada para o Globo Repórter) e Roberto Kovalick já está no comando do Hora 1. O Jornal Hoje esá sendo reformulado.

 

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-record-e-band-investem-em-jornalismo-sbt-e-redetv-param-no-tempo-29387

Link to comment
Share on other sites



  • Replies 4
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

25 minutos atrás, Isaac disse:

Tomara que fiquem parada no tempo mesmo. Ninguém merece horas e horas de jornalismo em 5 emissoras. 

tá absurdo mesmo. Record perdeu a noção... Globo já tá exagerando tb... 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.