Jump to content
  • Create New...

Após perseguição e ameaças, drag abandona Igreja Universal

Recommended Posts

Segundo a influencer e drag Sophia Barclay, 18 anos, foram meses de ofensas, preconceito e maus tratos —culminando nas últimas duas semanas com ameaças de agressão e até de morte em redes sociais, por parte de supostos fiéis da Igreja Universal.

Convertida e fiel da Universal há cinco anos, Sophia agora desistiu da igreja, mas não de buscar justiça.

Ela constitui advogados e registrou Boletim de Ocorrência na Polícia do Rio.

À polícia listou e apresentou provas das ameaças que vem sofrendo em mensagens enviadas em suas redes sociais —ás quais a coluna teve acesso.

"Vai morrer e vai pro inferno. Nós vamos te infernizar", diz uma das mensagens.

"Você tentou nos queimar", diz outra, possivelmente em referência à denúncia que a influencer fez de maus-tratos dentro de um templo da Universal, no mês passado.

"Só te digo: cuidado na rua porque estamos observando seus passos", ameaçou por Instagram o perfil "claudiunobraz.filhodedeus". A coluna procurou o perfil, que tinha foto do autor, mas ele foi deletado em seguida.

"Você não vai viver para contar igual a Andressa Urach, estamos de olho em tu", ameaçou outro perfil.

Ameaças insistentes

A coluna enviou as mensagens ao departamento de Comunicação da Universal, que disse não ter identificado agressores entre seus membros e voltou a falar que aceita a diversidade (veja íntegra da nota ao final deste texto).

"Não piso nunca mais na Universal. A igreja acabou com minha crença, acabou com minha saúde psicológica, eu não estou saindo de casa, eu entrei em pânico e estou fazendo tratamento", contou a influencer de 20 anos à coluna.

"A gente não ser aceito dentro de uma igreja ´so por causa da nossa sexualidade? isso é cruel. Mexeu muito comigo. Estou destruída", afirmou.

Sophia diz ter entrado para a Universal depois que leu que Edir Macedo disse em 2015 que gays eram "bem-vindos".

"Ele falou que a gente seria bem recebido. Como os fiéis fazem uma coisa dessa? Quem é essa gente para perseguir os outros?"

No mês passado Sophia e um amigo já haviam declarado ter sido vítimas de maus-tratos na igreja que ela frequenta, na rua Barão de Laguna 150, em Santa Cruz, zona oeste do Rio.

Outro lado

A coluna enviou à igreja cópias das mensagens e até a foto de um dos perfis que estavam ameaçando Sophia.

A Igreja enviou a seguinte nota, por meio de sua Comunicação:

"A Igreja Universal do Reino de Deus nega qualquer participação no episódio. A atitude e o teor das mensagens desse rapaz (da foto enviada pela coluna) —e não temos qualquer indicação de que ele realmente seja um obreiro da Universal— além de ridículos, não condizem com o que a igreja acredita e faz (Assinado: UNIcom — Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal)."

Ricardo Feltrin

https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2020/11/21/apos-perseguicao-e-ameacas-trans-abandona-igreja-universal.htm

22 minutos atrás, Sonia disse:

"Vai morrer e vai pro inferno. Nós vamos te infernizar", diz uma das mensagens.

"Só te digo: cuidado na rua porque estamos observando seus passos", ameaçou por Instagram o perfil "claudiunobraz.filhodedeus". 

"Você não vai viver para contar igual a Andressa Urach, estamos de olho em tu", ameaçou outro perfil.

Gente de bem, em defesa da família

Eu não conseguiria de forma nenhuma pisar em alguma dessas igrejas por muito tempo, principalmente a Universal. Eu já frequentei uma por umas duas ou três vezes, que nem era tão rígida assim, no começo da adolescência e foi ali que percebi o quanto esse ambiente pode ser tóxico para algumas pessoas e era pra mim.

• Like 1

Não se pode generalizar também, sou evangélico e olha onde eu tô, num fórum onde a maior parte das pessoas são gays e não gostam de evangélicos (cada um com seu determinado motivo) e ainda sim estou aqui. Tem pessoas ruins em todas as igrejas e segmentos, uma pessoa real convertida por Deus não ameaça, não expõe, não faz nada que venha humilhar ou prejudicar outro. Quem faz isso está na igreja apenas por estar, apenas ocupando um banco que poderia ser de alguém que realmente se importa com Deus, com o seu próximo e com as causas da igreja.

Edited by Vinicius20