Jump to content
  • Create New...

Smartphones chegaram ao limite? Precisam ser "top de linha"?

Recommended Posts

Vendo o novo Pixel 5, fiquei pensando a mesma coisa que alguns youtubers: precisamos de smartphones atualizados anualmente e, principalmente, de tops de linha? Sempre um acabamento delicado de vidro, aparelhos pesados com milhares de sensores de câmeras, milhares de recursos que apenas um usuário bem aplicado consegue utilizar.

Google Pixel 4a 5G

E o Pixel 5 aponta justamente o caminho que eu acho correto: aparelhos simples, com materiais menos delicados pensando na durabilidade, câmeras competentes (e ponto), boa tela, e um software afiado. Acho que é isso. No meu entender esse deveria ser o foco, mesmo das empresas que usam apenas as UI, como a Samsung com OneUI, que no meu entender poderia mudar o foco de quantidade para propor mecanismos inteligentes, aprimorar o teclado, a experiência, os aplicativos próprios e básicos, por exemplo (e já o está fazendo, mas ainda lentamente). 

Enfim, eu vejo, por exemplo, os chineses que fazem aparelhos entupidos e carregados de design, e os baratos com alguns designs duvidosos. Mas no fundo eu queria apenas um Pixel da vida. 

Eu acho que ainda falta muito na questão câmera. Acho tudo podre pra tirar foto a noite e detesto isso. No OneVision que tive foi onde eu cheguei próximo do aceitável, mas eu sou mto chato com isso kkk

A inovação em smartphones parece estar atingindo um topo difícil de ultrapassar. Vc não tem nem aplicativo/joga que exija o desempenho alto que os chips estão entregando. 

22 horas atrás, Luccas disse:

Eu acho que ainda falta muito na questão câmera. Acho tudo podre pra tirar foto a noite e detesto isso. No OneVision que tive foi onde eu cheguei próximo do aceitável, mas eu sou mto chato com isso kkk

Câmera de celular nunca vai ser boa, principalmente a noite. Pra uma foto ser boa, precisa de sensores adequados, e isso envolve tamanho (veja o tamanho de uma lente e obturador de uma câmera de verdade), é maio e mais larga que o maior celular possível. 

Na minha visão tudo se resume a obsolescência programa. Os celulares são frágeis e são atualizados a cada ano para que vc seja forçado a trocar. Eu tinha um iPhone 6s até esses dias de 16gb.. o OS ocupava 5gb, e tinha uma categoria chamada “others” que ocupava mais 6gb de memória do celular e eu não podia apagar isso, pq eram “arquivos de sistema”. Agora que comprei um novo com 128gb, esse mesmo “others” ocupa ZERO memória. Ou seja era só a vaca da Apple me forçando comprar outro celular. Conseguiu :lixototal:

• Like 1

Eu vejo que precisamos focar mais no que realmente precisamos e no que realmente faz diferença no dia a dia:

Câmera;

Bateria

Usabilidade

Telas modernas que sejam cada vez mais confortáveis para o uso em geral.

Ponto. 

E acho que já avançamos em quase todo este caminho. O desafio hoje é dar polimentos de software e design da UI e UX. 

• Like 1
Em 29/10/2020 at 20:24, Dann disse:

Câmera de celular nunca vai ser boa, principalmente a noite. Pra uma foto ser boa, precisa de sensores adequados, e isso envolve tamanho (veja o tamanho de uma lente e obturador de uma câmera de verdade), é maio e mais larga que o maior celular possível. 

Na minha visão tudo se resume a obsolescência programa. Os celulares são frágeis e são atualizados a cada ano para que vc seja forçado a trocar. Eu tinha um iPhone 6s até esses dias de 16gb.. o OS ocupava 5gb, e tinha uma categoria chamada “others” que ocupava mais 6gb de memória do celular e eu não podia apagar isso, pq eram “arquivos de sistema”. Agora que comprei um novo com 128gb, esse mesmo “others” ocupa ZERO memória. Ou seja era só a vaca da Apple me forçando comprar outro celular. Conseguiu :lixototal:

Ah, migo... Não sei, que inventem alguma tecnologia, rsss... Já melhorou demais, então, pode ser que um dia chegue perto do que eu desejo HAHAHAHA

Pra mim já devia parar lançamento atual e focar em dar mais suporte aos aparelhos atuais. É uma vergonha que a própria desenvolvedora do Android só suporte seus aparelhos por 3 anos enquanto a Apple beira nos 6 pra alguns modelos.