Jump to content
  • Create New...

A Globo está matando o padrão de qualidade de seu jornalismo né?

Recommended Posts

na verdade, eu acho que mesmo assim, ainda é extremamente superior ao padrão  do SBT por exemplo que tem demitido os melhores jornalistas da casa e deixando somente os piores. 

• Replies 30
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Mas realmente mataram o padrão Globo de Qualidade em 2014. E quando falo isso não é de brincadeira não, mataram tudo mas tudo mesmo. Desde coisas importantes como essa do jornalismo como dobradinha em

surpreso que não veio criticar a forma como massacram o presidente e o crivella 

Para quem não lembra, repetir reportagens era considerado coisa de emissora pequena, sem estrutura e preguiçosa. O Carlos Nascimento no Jornal do SBT de madrugada, em uma entrevista, se orgulhou de qu

9 horas atrás, Vent disse:

Para quem não sabe, era simplesmente inaceitável que uma reportagem fosse ao ar em mais d rum telejornal da mesma forma. Cada jornal produzia integralmente as suas reportagens, o que incluía um olha diferente para a mesma notícia de acordo com o horário, público e linha editorial. Hoje o que vemos são literalmente reprises de matérias. Tem reportagem que passa de manhã, de tarde, noite e madrugada e é a mesma coisa.nao por acaso o Boni até citou isso no Roda Viva. 

eu também já notei isso, o jornal hoje é praticamente o jornal nacional, só que a tarde, as mesmas pautas do começo ao fim, o bom dia brasil eu não assisto mas deve ser a mesma coisa, o JH tinha que ser mais popular, ninguém merece aquelas notícias internacionais sendo que passa tudoooo de novo no JN Zzzzzzz.

• Like 5
9 horas atrás, Caco disse:

Como aguentar 2h30 de jornal local de manhã gente, isso pra fica demais de meia hora falando "quais serão os destaques do dia" e não tô aumentando não, é literalmente mais de meia hora de início do Bom dia RN com os repórteres anunciando do que vai falar naquele dia e quando voltam falam o mesmo que já tinham falado na enrolação no início do jornal só adicionando coisas pontuais e segue com reprises das matérias do RN2 da noite anterior e leituras de twites aleatórios pra encher linguiça. Jornal local não precisa de mais uma de hora não, nem o Bom dia Brasil precisa ainda mais depois do Hora um enchendo linguiça desde as 4h da manhã.

Concordo, 2h de jornal local pro país inteiro eu já achava exagerado, mas 2h30 é absurdo. A Rede Amazônica já faz metade do Bom Dia em rede regional pra conseguir, esses estados do Nordeste seriam obrigados a fazer algo do tipo pro jornal não ficar insuportável.

Já vi alguém dizendo aqui e é verdade, a Globo às vezes faz a grade local pensando só em SP e RJ. Se o problema é o desabamento da audiência em algumas praças, é só estender logo pra elas aquele esquema de São Paulo e Minas, de cortar partes do Bom Dia Brasil. É mais digno e funciona assim nas rádios, por exemplo. No Rio, até o bloco de notícias do interior foi extinto, porque senão a edição estadual não ia ter o que mostrar! :fafa5:

Só discordo quanto à duração do Bom Dia Brasil. Acho que ele deveria durar uma hora e meia mesmo, inclusive pra ter mais espaço pro que eu citei (os bloquinhos locais).

Outra coisa que muita gente vai considerar menor, mas eu não, e que mostra o desleixo da Globo em alguns horários é com os filmes. Não só a Sessão da Tarde com as escalações decididas por um algoritmo, mas principalmente o Corujão, com uns filmes se repetindo em poucos meses e outros com previsão de cortes de mais de meia hora (não por causa de atrasos na programação, mas porque quiseram mesmo).

E outra coisa relacionada aos filmes que eu não acredito que aconteceu até hoje foi na época da greve dos caminhoneiros. Tavam exibindo Se Eu Fosse Você 2 na Sessão da Tarde. Lá pela metade do filme foi pro intervalo, a Renata apareceu resumindo a situação no país (sem nenhuma novidade desde o JH). Depois de vários minutos, vieram mais propagandas (como se o intervalo que já tinha começado tivesse uma "parte dois"), a Renata voltou... e a Sessão acabou! Sem nenhuma novidade, eu repito. O filme simplesmente não voltou mais na Sessão nos dias seguintes. Foi basicamente um [email protected] bem grande pra quem estava acompanhando o filme. Lembro bem que vários aqui criticaram na época, parecia coisa de Record desesperada por audiência, mas era a Globo!

• Like 4

Tem uma diferença importante: o conteúdo da notícia e da denúncia. 

A Record, alvo da comparação, faz um jornalismo chapa - branca e baseado na ataque. A Globo, ao menos, faz um jornalismo de denúncia, mostra a informação e cumpre um serviço relevante para parte da sociedade.

Tem uma diferença importante: o conteúdo da notícia e da denúncia. 

A Record, alvo da comparação, faz um jornalismo chapa - branca e baseado na ataque. A Globo, ao menos, faz um jornalismo de denúncia, mostra a informação e cumpre um serviço relevante para parte da sociedade.

A Globo já baixou o nível em muitos aspectos citados aqui, foi lá no final dos anos 90, mas hoje em dia realmente parecem chutar o pau da barraca com tudo. 

Essa coisa da repetição das reportagens é bem vergonhosa, se você ver por exemplo a Globonews é toda hora reprise de reportagens do JN, principalmente no Jornal das 10 e nas edições de madrugada.

Vai disso até escalação de âncoras para os telejornais, preferindo pessoas que estão em alta na internet em detrimento de pessoas que já estavam em algum posto há muito tempo e que a promoção seria mais justa. Tirar a bancada do Jornal Hoje, acabar com Vídeo Show, estender o Jornal Nacional até todo mundo ficar de saco cheio, essa bagunça na Linha de Shows que toda hora mudam as séries e ninguém consegue se apegar a nada, é essa dobradinha no Vale a Pena que nunca acaba, é a grade morta dos sábados. 

Com certeza a Globo é muito melhor que as concorrentes mas muito pior que ela mesma comparando com uns 10 ou 15 anos atrás. 

• Like 2

Essa queda do "padrão Globo" tem uma explicação muito simples, que vai muito além de Ali Kamel: corte de custos.

O "padrão" de manter uma equipe específica pra cada jornal e editar várias matérias sobre um mesmo assunto custa caro. E a Globo claramente prefere, hoje, ser um negócio rentável, ainda mais com a perda de prestígio político, como existia na época de Roberto Marinho ainda vivo. O que é compreensível do ponto de vista empresarial, mas lamentável ao comparar a qualidade que existia 10, 15 anos atrás. 

O próprio JN é um exemplo. Percebam que é muito mais comum hoje o Bonner se corrigir por uma informação equivocada. Isso era inaceitável no maior jornal do país anos atrás. Não se mantém a mesma qualidade reduzindo equipe.

• Like 4
1 hora atrás, tvmania disse:

Essa queda do "padrão Globo" tem uma explicação muito simples, que vai muito além de Ali Kamel: corte de custos.

O "padrão" de manter uma equipe específica pra cada jornal e editar várias matérias sobre um mesmo assunto custa caro. E a Globo claramente prefere, hoje, ser um negócio rentável, ainda mais com a perda de prestígio político, como existia na época de Roberto Marinho ainda vivo. O que é compreensível do ponto de vista empresarial, mas lamentável ao comparar a qualidade que existia 10, 15 anos atrás. 

O próprio JN é um exemplo. Percebam que é muito mais comum hoje o Bonner se corrigir por uma informação equivocada. Isso era inaceitável no maior jornal do país anos atrás. Não se mantém a mesma qualidade reduzindo equipe.

Muito interessante a sua análise. 

Gente, dar zoom no rosto de uma pessoa que está chorando é considerado apelação, não é?

Porque agora, na reportagem de doação de órgãos, a câmera deu um zoom bem notável no rosto da mãe que tava embargando a voz ao falar do filho :fafa6: