Jump to content


Carlos Eduardo

Mapa colorido aponta quais os restaurantes mais antigos em cada continente

Recommended Posts

A cultura de um povo, de um país, de um continente ou mesmo de toda a humanidade pode ser contada através dos mais diversos focos: a arte, a política, a arquitetura, até mesmo a gastronomia – os cardápios, ingredientes, o que se come e o que se comia são também profundos registros históricos. E podemos ir ainda mais longe: a história dos restaurantes é também a história de uma cultura, e por isso é tão interessante o infográfico desenvolvido pela NetCredit para determinar os mais antigos restaurantes em atividade de quase todos os países do mundo – muitos deles de quando o termo “restaurante” sequer existia, e alguns de quando o Brasil enquanto nação ainda não havia sido determinado.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Os infográficos são divididos essencialmente por continentes, ainda que ocorram algumas subdivisões. Como era de esperar e por motivos históricos, Europa e Ásia sustentam os mais antigos restaurantes funcionando no planeta – nas Américas o título fica com a White House Tavern, restaurante funcionando nos EUA desde 1673.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Na América do Sul o campeão é o colombiano La Puerta Falsa, inaugurado em 1816, cerca de 66 anos antes do mais antigo do Brasil, o Restaurante Leite, inaugurado na capital pernambucana do Recife em 1882. No continente africano o mais antigo restaurante em atividade é o El M’Rabet, na Tunísia, servindo cordeiro desde 1630.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

E assim seguem os infográficos: na região do Oriente Médio e da Ásia central o mais antigo estabelecimento é o Asci Bacaksiz, na Turquia, aberto em 1840; na Itália o La Campana serve maravilhas da culinária local desde 1518, mas espanta reparar que diversos dos mais antigos restaurantes europeus foram inaugurados antes da viagem dos portugueses ao novo mundo – ao encontro do que se tornaria o Brasil, como por exemplo o Wurtskuchl, da Alemanha, fundado em 1146, o The Sheep Heid Inn, fundado na Escócia em 1360, o La Couronne, mais antigo da França, de 1345, ou The Brazen Head, irlandês de 1198.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

E por mais que impressione que o Ma Yu Ching’s Bucket Chicken House, na China, também esteja aberto desde 1153, o título de mais antigo restaurante em funcionamento do mundo fica mesmo – e com larga vantagem – com o St. Peter Stiftskulinarium, localizado em Strauzburg, na Áustria, e inaugurado no ano de 803. Para se ter uma ideia da idade e da importância do restaurante aberto a nada menos que cerca de 1217 anos, a lenda diz que Cristovão Colombo já jantou em uma de suas mesas – e quando o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, também natural de Strauzburg, começou a frequentar o St. Peter Stiftskulinarium, o estabelecimento já tinha mais de 900 anos de atividades.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

 

FONTE

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.