Jump to content

Caco

[Senta que lá bem desabafo] Os problemas do SBT vão muito além do Silvio. [Largando a fã base SBTista]

Recommended Posts

Não quero passar pano para o que ocorreu ontem, nem vou, mas vamos ser práticos, jornalismo nunca foi nem será referência no SBT enquanto o Silvio for vivo (espero que ainda por muito tempo, sem ódio no coração galera). No auge do SBT nós anos 90 até início do 2000 a última coisa quem alguém pensava em assistir no SBT era jornalismo. Se o jornalismo fosse novamente extinto e tivesse um jornal de meia hora por dia apenas para cumprir legislação será que o público do SBT sentiria mesmo falta? Os 4 pontos do Primeiro Impacto respondem isso, inclusive 4 pontos que não agregam em nada a formação de público, prestígio e imagem do canal, muito menos está enchendo os cofres da emissora como o mundo Disney fazia por exemplo.

Bem, depois dessa contextualização vamos aos fatos, muito além de tudo que está acontecendo nesses últimos dias, tem muitos outros setores na emissora que simplesmente estão no automático ou até mesmo jogando contra a emissora, parece até má vontade, falta de amor pelo que está está fazendo. Vamos pontuar situações esdrúxulas que passam longe de ordens do Silvio, mas bem longe mesmo. 

1. Séries

Antes: O SBT que no auge do acordo com a Warner foi a casa das grandes séries, com madrugadas com séries premiadas, domingos com sequências de séries hiper populares, comédias que se tornaram grandes clássicos e hoje são até carros chefe de canais por assinatura graças ao status adquirido devido ao sucesso no SBT. O SBT que já teve como slogan: "As melhores séries da TV Paga de graça para você" num tempo em que TV por assinatura era"era coisa de rico". 

Agora: As poucas séries que restaram são exibidas em looping mas o pior é exibir como "filmes do arqueiro", "filmes de sobrenatural". O público de séries sabe muito bem diferenciar um filme de uma série é essa chacota não ajuda em nada a agregar público em potencial. Do contrário se fosse anunciado como maratona Sobrenatural por exemplo já ajudaria bastante a agregar público, pois é isso que o público de séries faz, maratonas. Outra, ninguém começa a assistir uma série no sábado de madrugada as 01:15 da manhã numa tv aberta e fica assistindo até 06 da manhã a mesma coisa, continuando na outra semana de onde parou as 6 da manhã, grande parte do público em potencial que se perdeu durante a madrugada não volta na outra semana pois perdeu a sequência dos acontecimentos. Muito diferente se por exemplo se fosse anunciado uma maratona de três episódios por semana de 01:15 da manhã, o que acabaria às 03:30, dando para exibir a partir daí maratonas de séries de comédia que o canal ainda tenha, filmes e etc. Mas é mais fácil simplesmente tacar a mesma coisa as madrugada do sábado inteira e no domingo de madrugada ficar exibindo em looping "O Crime nao Compensa", onde se tem mais um horário perfeito para exibir uma série principal após o Programa Silvio Santos (onde Supernatural já teve muito sucesso) e depois uma anunciada maratona de determinada série com mais três episódios. Mas como já disse seguem empurrando com a barriga, sem a menor boa vontade que realmente dê certo e ajude a agregar público e valor ao canal. O SBT que já foi opção nas madrugadas hoje não passa de uma mera lembrança do passado glorioso. E da pra ver que como é fácil manter o mínimo de dignidade mesmo não tendo o acordo com a Warner de antigamente.

02. Filmes

Antes: No mesmo embalo das séries, o SBT que já humilhou a Globo com a exibição de grandes filmes, que os exibia sem cortes e com chamadas que eram a cara do canal. Que criou sessões de cinema icônicas e tradicionais e perderam parte de seu prestígio por grande culpa descaso do canal nos últimos anos.

Agora: É triste ver como um dos requisitos atuais para o SBT adquirir um filme seja o tempo de arte devido as duas sessões restantes estarem esprimidas desnecessariamente na grade, ao invés de se ater ao perfil do público do canal e potencial de cada filmes, enquanto isso a BAND fez a rapa em filmes clássicos da Universal que explodiram no SBT como Tubarão, De Volta Para o Futuro, O Pestinha e etc, além  de filmes de outras distribuidoras como Todo Mundo em Pânico (esse bombaria no SBT sem limites). Existe espaço na grade sim, porque não é nada demais numa sexta em que o filme tenha arte maior a Tela de Sucessos começar às 23:15 e terminar de 01:30 por exemplo. Sem contar em estratégia, BBB bombando e ao invés da Tela de Sucessos começar após o BBB com filmes populares ficam com Ratinho até 23:45 e um filme qualquer terminando às 01:10. Não se pode tratar nenhum produto da grade com tanto desdém, todos tem que aumentar a sua possibilidade de alcance aí máximo, mas com tanta má vontade e falta amor no que se está fazendo fica difícil, simplesmente tacam qualquer filme que tenha a arte pequena e deixam no automático.

Aí quando milagrosamente compram filmes novos com potencial de sucesso exibem em 60fps, isso é muito incômodo, parece que se está "assistindo um vídeo game". Isso está acontecendo com os recentes filmes adquiridos da Universal como Shrek e Sing. Tentei assistir e não consigo, parece que os movimentos não fluem, fica artificial, principalmente animações. O SBT é a única tv aberta que está fazendo isso, e a BAND que também recém adquiriu um pacote de filmes da Universal exibe os filmes normalmente em 24fps. Então é uma opção de exibição do SBT, algum Zé inovação deve estar achando isso super cool mas não é, é um saco, e digo que com certeza que eu não sou o único a me incomodar com isso e a desistir de curtir um filme que esteja passando assim. Mais uma vez tem alguém lá dentro que não sabe o que está fazendo, que não tem carinho pelo que está sendo levado ao ar, deve ter lá às opções no master da distribuidora e simplesmente coloca no ar a opção maior, sou só porque acha que deve ser cool porque tem 60fps no nome. Eu fico pra morrer quando exibem as coisas assim, a Globo, a Record, a Band, todos exibem os filmes corretamente, só o SBT que está fazendo isso. A Chefa na próxima terça vai ser exibido assim, só as chamadas já me dão asco. Lembrando que o padrão 24fps é usado nos cinemas e o mais confortável para se assistir, conseguimos ver os movimentos com maior fluidez se tornando mais "gostoso" de assistir. Inclusive o público odiou os 48fps de O Hobbit que achou que tava inventando moda  mas foi rejeitado pelo povão, o último filme de Will Smith foi lançado em 60fps e foi fracasso de público, vídeos assim cansam quem está assistindo, principalmente se for de ação, os movimentos não ficam orgânicos e confortáveis de ver como já estamos acostumados nos 24fps desde sempre. Então não sei quem lá dentro do SBT acha que exibir filmes assim é uma boa idéia e não aparece ninguém pra intervir, mais uma vez sinto que simplesmente não se importam, deixam rolar no automático, tá complicado. Ou vocês que o Silvio ligou e disse, má oe a partir de agora quero os filmes exibidos em 60fps, claro que não, nem ZAP zap o velho têm.

03. Chaves/Chapolin/Desenhos

Não consigo entender qual a birra com Chapolin, ficar anos sem exibir e quando volta fica esprimido entre esquetes de Chesperito que ninguém além dos fãs chiitas querem ver. Custa exibir como uma ponte entre o fim de exibição de algum filme na sexta de madrugada e o início do já clássico horário das 6 da manhã do Chaves? Que aliás não tem necessidade nenhuma de começar as 4 da manhã. Da muito bem pra deixar queiro no seu horário habitual das 6, tendo na madrugada a exibição de filmes e séries e "ajuste de grade" o Chapolin entregando para o Chaves às 06h. Chapolin também poderia ser exibido pelo menos um episódio no domingo de manhã sendo a "entrega pro chaves" ajudando na média. 

Na parte dos desenhos, primeiro o sábado animado não precisa começar às 08h, nunca deveria ter saído do seu horário clássico das 7h e começando com desenhos clássicos, TuTubarão já tacou o terror na Globo nesse horário, é um horário ideal para relembrar Looney tunes, Tom e Jerry e etc. Indo para mais tarde, sei que as atrações da Mattel é uma forma de manter um mínimo de lucro com a programação infantil e os filmes da Barbie são até bons, mas aí você vai em horários que não estão "comprados" pela Mattel e exibem coisas como Thomas e Seus Amigos, não tem como angariar público, principalmente nos dias de hoje dessa forma, acaba que o público alvo vai desistindo de ligar no SBT para "curtir desenhos" naquele horário e não vai juntando público para ir aumentando o público com crescimento do share ao longo da manhã. Mais uma vez parecem que não querem que realmente dê certo, não pensam na ordem é na seleção dos desenhos de maneira mínimame te lógica que vá prendendo o público ao longo da manhã. Não vou citar a apresentação do Bom Dia Cia porque aquele estorvo está lá e ainda se metendo na exibição dos desenhos por culpa do Silvio e o foco aqui são coisas pontuais que também estão destruindo o canal mas não são culpa do velho. Mesmo assim os desenhos do Bom dia e Cia que são levados ao ar não tem regularidade para manter o público. Na segunda passa Bob Sponja, legal no outro dia ligo no mesmo horário pra assistir o calça quadrada e tá passando "Turbo", mesma coisa com os desenhos de ação, um dia passa tartarugas ninja, no outro passa homem Aranha, no outro tartarugas ninja novamente, o único que vejo tendi a regularidade de segunda a sexta é Jovens Titãs. Sem contar em desenhos que sabemos que o sBt tem os direitos e simplesmente não exibem para exibir mais de uma hora de Jovens Titãs por dia, como pro exemplo O Incrível Mundo de Gunbbal que é maravilhoso. Mais uma vez falta a vontade de realmente fazer dar certo, ou pelo menos tentar com aquele estrume apresentando, mas nem nesse tempo de pandemia com ela longe da tela tentam alcançar os melhores resultados com o que se tem disponível, jogando meio que de qualquer jeito. Queria mesmo descobrir quem está por trás da exibição de Galinha Pintadinha em plena 11h da manhã numa emissora do porte do SBT. Será mesmo que é o Silvio? O SBT que é lembrando com tanto carinho por grande parte da população que tem em seu histórico a exibição de tantos desenhos e atrações memoráveis os exibe hoje em dia dessa forma xula e mais uma vez no piloto automático e sem a menor vontade de realmente fazer dar certo, mesmo tendo hoje em dia o Bom dia um tempo de arte bem maior que no seu auge quando era das 08h as 10:30 com a Lili e das 09h as 12:45 posteriormente.

Só de lembrar desenhos que bombariam loucamente no SBT e estão aí dando sopa como Pokémon, Dragon Ball Super (esse exibido as 13:30 marcaria dois dígitos fáceis). Mas com um estorvo que está lá atrapalhando até o conteúdo dos desenhos que vão ao ar fica difícil.

Enfim esses são alguns pontos e que mostram que o SBT não é mais a emissora de antes não só por culpa do Silvio, esse pontos apontados são aspectos que fizeram parte do DNA da emissora e que se perderam com o tempo. Que emissora em sua grande parece não se importar com o que é levado ao ar e a forma como é exibido, deixando de ter um grande público em potencial, e notem que não pedi para acabar com atrações nacionais e enfiar latas 24h por dia, só mostro o quanto até os horários destinados a essas atrações estão negligenciados, simples atrações enlatadas que é só apertar o play.

Enfim é só um desabafo de quem sempre admirou o SBT e teve momentos maravilhosos com esse canal mas que vejo que hoje em dia as pessoas responsáveis que lá trabalham simplesmente parecem estar cagando e andando para como fazer as coisas realmente dar certo ali. São coisas muito simples o que só evidência a má vontade e a falta de amor no que está sendo feito. E que mostram que sim meus amigos, os problemas do SBT hoje em dia vai muito, mas muito além do Silvio, e mesmo que interditem ele hoje, não vejo o SBT voltando a ter o brilho e a vontade de fazer tv que se tinha a até alguns anos atrás. E isso é muito triste, muito triste mesmo vocês não sabem a tristeza com que vejo isso todos os dias.

Dentro de todo esse contexto me descobri que não sou mais SBTista, porque se o problema fosse somente o velho era só aguardar ele terminar de ficar gagá e não conseguir mais interferir para ver o SBT parar de ser sabotado. Mas não, o problema está longe de ser somente ele, e o canal que aprendi a amar simplesmente não existe mais. Me vi não importando mais com o que o canal se tornou, principalmente os últimos acontecimentos eu caguei e andei, apenas acompanhei, e vocês sabem quando a gente descobre que deixou de amar algo né, é quando simplesmente não nos importamos mais. Até quando odiamos é porque nós importamos e ainda desperta algum tipo de sentimento na gente, mas descobri cagando e andando. Não me importo mais porque o SBT que eu conhecia não mais existe e não vejo uma perspectiva de melhora. Enfim, abondono a base SBTista e o SBT que colha os frutos da falta de amor de todos os diretores e executivos que lá estão que parecem não amar "televisão" muito menos o "SBT de outrora". Pra mim a partir de hoje o SBT foi uma emissora de televisão que amei e que existiu de 1981 até o fim de 2018. A partir de 2019 se tornou apenas o canal 409 da SKY que coloco pra assistir o The Noite e se estiver passando alguma coisa de muito meu interesse. Foi bom enquanto durou. 

• Like 16
  • Chocado 2
  • Triste 3

Triste realmente a situação do SBT. Acho que muita coisa mencionada tem sim o dedo do Sílvio. A emissora está claramente perdida e não tem ninguém com personalidade para assumir esse papel e peitar a família. Infelizmente, acho que o futuro do SBT é bem sombrio e sem perspectivas.

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Concordo com tudo que você disse! Nem vamos entrar no tópico dos programas de auditório engessados, as tardes desagradáveis e o sábado que agora virou problema também, a fim de não alongar a discussão! 

• Like 1

A presidência da emissora tem que ficar nas mãos de pessoas capacitadas, longe dos abravaneis, tem que reformular tudo ali, manda embora Dudu, Marcão, Mara, o sbt virou cabide de emprego, nenhum desses traz credibilidade.

Embora eu acredite que é apenas obrigação contratual e que essa exibição vai rodar logo logo pra voltar àquelas maratonas incansáveis de Chaves, eu acho que o SBT acertou demais com o Clube do jeito que está sendo exibido, e do jeito que foi exibido no SBT Rede em 2017.

No SBT SP a gente fazia a piada de que era "Clube só do Chaves", pq era assim: segunda, quarta e sexta só passava Chaves e nada mais. Terça metiam um episódio escondido ali do Chapolin no meio e quinta pegavam um esquete qualquer do Chespirito, novamente de qualquer jeito. Já no SBT Rede a exibição era bastante diversificada.

Parece que finalmente entenderam que anunciar "Clube do Chaves" com foco no Chaves dos anos 90 foi o erro crasso que assassinou qualquer chance do programa vingar por aqui lá em 2001, além, claro, do público ter zero costume com os outros personagens. Culpa da própria emissora, que suprimiu por tanto tempo os esquetes e só veio soltar de novo em 2012. O foco dessa fase dos anos 90 não é esse, nem de longe. Se a emissora conseguisse ressuscitar o Marcelo Gastaldi pra dublar essa fase, nem ele faria essa os esquetes do Chaves ficarem bons, porque é MUITO ruim...

Agora eu tenho que discordar quanto aos esquetes só terem apelo com fãs xiitas. Eu acompanho as páginas de CH. O público dessas páginas não são fãs xiitas. Quando postaram uma cena icônica do esquete "O ensaio", onde o Chespirito, de cara limpa, improvisa um enorme textão pq moveram a cama do lugar, deu mais de 30 mil curtidas. Sabe quando esse esquete estreou no Brasil? Janeiro de 2012. Não tem nem a desculpa de ser "ah o clássico do xavis kkkkk" pq levou 22 anos da dublagem à estréia.

• Like 3

Só discordo ba questão dos filmes, é caro e inviável ter contrato de exclusividade com estúdio e o SBT tem garimpado bem, Marley e Eu, Shrek, Norbit, Os Croods, entre outros são boas aquisições. 

Mas o SBT deixou de ser uma tv do povo e virou uma tv pro Silvio assistir sozinho, Dudu, Marcão, a Sílvia, Triturando, Casos de Família, as péssimas escolhad de Reprise, WWE, etc é tudo ideia do Silvio, pra ele ver sozinho, não ligam mais nem ora audiência, os dois pontos de ontem são provas disso. 

Gente quem quer ver galinha pintadinha ? Nem os BBS recem nascidos ligam no SBT para ver esse treco

Coloca um anime , coisa boa para ver

E tem animes mais adultos que vai trazer anunciantes como

Dragon ball, Naruto, e até mesmo comprar alguns filmes , Your name bombaria

Eu deixei de ser sbtista depois de um tempo na emissora, se você gosta e luta pela emissora, estando lá, é massacrado, não muito diferente dos fãs com esses desmandos do veio.

A gerência , os gestores, todos são muitooo acomodados e nenhum se impõe pela emissora, valorizam quem oferece algum tipo de vantagem a eles, independente de competência, que não é tão importante! 

É triste ver o SBT nas mãos de quem tá, e infelizmente não vejo melhora a curto prazo com o veio na ativa.

Mesmo não sendo mais sbtista, torço pra que Renata assuma logo e o SBT ainda esteja em pé até lá! 

• Like 1
  • Triste 1

Eu aposto 1 dólar que DBSuper e afins já foram até cogitados mas a Silvia barrou pq "é violento" :choro:

• Triste 1

Maturidade e sanidade. Parabéns! Ainda é possível evoluir

Uma emissora aberta sem jornalismo é como dar um tiro na própria cabeça. Não estamos falando de uma emissora pequena, sem afiliadas. Falamos da terceira emissora do Brasil. Uma emissora que lançou modelos de telejornais e jornalistas consagrados hoje em dia. Até os anos 80 uma emissora poderia se dar ao luxo de ser entretenimento puro. Mas em pleno 2020 onde temos muitas TVs segmentadas pagas, que anunciante sério vai gastar grana numa emissora apenas de enlatados e reprises? Sem um jornalismo forte?

Se o SBT quer retomar seu público, é exatamente aí que precisa investir. Pode ter as manhãs com desenhos das 4h às 15h, mas não irá faturar nada. O jornalismo idiota da emissora mesmo sendo looping de matérias, é o que sustenta as manhãs. 

O problema é quando o desejo do dono é ver o povo alienado, não saber o que se passa ao lado porque a vida dele está ganha. É milionário e sobrevive de venda de produtos para um povo que pensa que vencer na vida é só ser sorteado por vender e comprar carnês e perfumes. 

Produtos enlatados são marca da emissora, mas há muito tempo não emplaca mais nada bom. Filmes e séries boas rejeitados pela Globo vão sempre parar na Bandeirantes porque o SBT não tem competência pra comprar. Acomodaram em reprises de novelas mexicanas pra tapar buraco das tardes. Não há um cuidado, o mínimo de critério com escolha. 

Programas idiotas feitos pelo SS pra alienar ainda mais o público como triturar assuntos e músicas ultrapassadas. Isso é entretenimento? Isso é idiotice.

O público de 2020 não quer mais isso não. Já que é pra dar dois pontos, que dê com um produto que traga um alto faturamento. Bota às 15h um programa com culinária etc e tal igual Mulheres e Cátia então. São fábricas de fazer dinheiro. Não dão ibope mas rendem.

Eu acho um absurdo alguém defender redução de jornalismo numa emissora que está entre as 4 maiores do país, sendo que o forte hoje em dia das duas maiores são exatamente a informação.