Jump to content

Astor

CNN Brasil adota conselho editorial para blindar noticiário de acionistas

Recommended Posts

A CNN Brasil constituiu um conselho editorial composto por sete jornalistas, entre eles a norte-americana Shasta Darlington, ex-correspondente da CNN Internacional no Rio de Janeiro. O conselho terá a missão de blindar o novo canal de notícias de interferências do principal acionista da empresa que o controla, a Novus. A CNN Brasil será lançada oficialmente em 9 de março, em evento no Ibirapuera, em São Paulo.

O conselho será presidido por Douglas Tavolaro, CEO (o equivalente a presidente) da CNN Brasil, e pelos principais executivos da área editorial do canal: Leandro Cipoloni (vice-presidente de Jornalismo), Américo Martins (vice de Conteúdo) e Virgilio Abranches (vice de Programação e Multiplataforma). Duas das oito vagas serão ocupadas pelos cinco diretores de Jornalismo do canal, em rodízio. O diretor Jurídico, Marco Aurélio Cordeiro, completa o grupo. Advogado especializado em comunicações, Cordeiro é o único não-jornalista.

A principal missão do conselho será preservar a "a irrestrita independência editorial" do canal, uma exigência da CNN Internacional para licenciar a marca. A CNN Brasil não pertence aos mesmos donos da CNN americana, a WarnerMedia/AT&T. O canal é um investimento do empresário Rubens Menin, dono da construtora MRV, uma das maiores do país, e de Douglas Tavolaro. Menin tem 64% das cotas da Novus, e Tavolaro, 35% --o diretor financeiro da MRV ficou com 1% do capital.

Aprovado em assembleia de acionistas, o conselho dá a Tavolaro o controle de todo o conteúdo da CNN brasileira. Assim, em tese o canal terá independência para veicular eventuais notícias contrárias aos interesses da MRV, alvo de denúncias da Record em setembro passado. Também em tese, o dono da construtora, Rubens Menin, não poderá usar a CNN Brasil para defender interesses do governo federal, com quem tem negócios --a MRV é a maior empreiteira do programa Minha Casa Minha Vida.

Consultora-executiva da CNN Internacional, Shasta Darlington será o "olho" da matriz americana na franquia brasileira. A criação do conselho editorial segue diretrizes do grupo norte-americano. Em 2016, quando anunciou a compra da então Time Warner, controladora da CNN, a gigante das telecomunicações AT&T tornou pública uma declaração de independência editorial da rede de notícias.

Estreia em março

Anunciada em janeiro do ano passado, a CNN Brasil deveria entrar no ar no último trimestre de 2019, mas o atraso na importação de equipamentos adiou a estreia para março.

O canal já está em operação em um prédio na avenida Paulista, em São Paulo, e deverá empregar um total de 400 jornalistas. Será distribuído pelas principais operadoras de TV paga e em plataformas online.

Entre as principais contratações do canal, estão Monalisa Perrone, Reinaldo Gottino, Evaristo Costa, William Waack e Cris Dias.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/daniel-castro/cnn-brasil-adota-conselho-editorial-para-blindar-noticiario-de-acionistas-32997

Faça login ou cadastre-se para visualizar

? A Universal não estava por  trás disso?

Quando eu digo que vocês almoçam cocô com creme de milho dizem que eu estou viajando. 

• Like 6
  • HAHA 3

Aí pra testar essa independência editorial vão começar a liberar podres da MRV como quem não quer nada...

1) O fato de haver um conselho editorial com esse objetivo não impede de haver enviesamento de conteúdo. É apenas um pro-forma. Você acha que a Globo não tem um conselho editorial? Que a Abril não tem? E que ambas sempre agiram com total isenção? 

2) Vamos assumir que esse conselho seja lindo, formado por anjos da isenção. Por que isso anularia o fato de IURD estar por trás disso? 35% do capital é do Douglas, os outros 65 da MRV. Os dois fatos não são excludentes.

De novo: não estou falando que é ou que não é, estou falando que os dois fatos não são excludentes. 

3) Cara, a Odebrecht tinha um dos manuais de compliance mais rígidos do meio empresarial brasileiro. De novo, isso não quer dizer nada. 

4) Um conselho de compliance com 90% do staff da própria empresa é tipo o Chaves vendendo refresco pra ele mesmo.

Eu particularmente acredito que haja isenção, mas nao total (como nenhum veículo é) e nem acho que isso invalide o fato de o dinheiro pra financiar essa operação possa ou não ter vindo do Edir. 

Até porque vocês realmente acham que o Tavolaro sozinho tem caixa pra ter 35% do capital de uma empresa desse porte? 

Edited by CondeOlaf
  • Like 2
  • Putz 2

35% ele entra com a expertise na área

Estilo o que o Boni seria numa época em que Silvio o queria no SBT e acabou dando em nada.

Não entendo muito desses assuntos, mas torço muito pela CNN, precisamos de uma empresa séria e comoetente e que ela se mostre mesmo ser esse diferencial. 

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-2001-boni-quase-virou-socio-do-sbt-mas-silvio-santos-rasgou-o-contrato-26721

Eu nunca acreditei nessa tese da Universal, mas é MUITO ESTRANHO o Tavolaro ter dinheiro para 35% das cotas... 

Ele tinha salário milionário na Record? Fez o milagre da multiplicação? Tinha patrimônio anterior?

Que é estranho, é 

• Chocado 1

Exatamente. Uma relação muito discrepante ter o dono de uma constutora bilionária com 65% e um 'mero' vice presidente da Record com 35. Se ele fosse dono da Record já seria uma proporção muito alta, como funcionário então...

r concordo e torço também. Acho importante que se tenha uma grande estrutura jornalística televisiva fazendo contraponto à Globo. É importante pro jogo democrático e pra própria sociedade poder absorver correntes distintas e elaborar seu ponto de vista. E a gente sabe que não é a Record que faz esse papel hoje embora devesse ser. 

Mas eu ainda vejo de forma muito objetiva: Edir e a direita viram que a marca da Record tá queimada e tão colocando grana num outro projeto. Não acho errado que estejam, é uma decisão estratégica e empresarial. Mas não tenho essa ingenuidade de achar que é só uma TV nova. 

fez pó do marfield que até ontem falava tanta merda quanto sobre a cnn, agora que conseguiu a boquinha voltou atrás 

• Like 1

Mas é preciso ter senso de realidade: a Record está abandonada há tantos anos que essa suposta participação do Macedo na CNN se torna folclórica

Atualmente mal conseguem colocar uma novela inédita no ar 

O Domingo Espetacular virou uma revista de fofocas com receitas de suco detox

As manhãs caíram na miséria - por causa da concorrência do SBT 

É gritante que todas as produções da Record estao mais pobres do que 10 anos atrás 

Soma-se a isso a nova gestão que é comedida e realista. 

Por tudo isso, acho improvável que tenha dinheiro da Universal. 

Não faz sentido abandonar um canal aberto de massa para investir num segmentado. 

Talvez o Tavolaro tenha grana mesmo

Fez investimentos que deram retorno

Ele nao deveria ganhar menos de 1 milhão (ou próximo disso) na Record

Eu até acho que a participação do Macedo na CNN é folclórica, mas que nada explica essa empreitada que não seja um editorial parcial pendendo essencialmente ao grupo que a financia e ao governo, nada explica. 

Levando-se em consideração que o principal acionista é o dono da MRV, a construtora do Minha Casa, Minha Vida, soa estranho mesmo 

Mas até agora contrataram jornalistas com viés de imparcialidade com tendência a críticos do governo

Basta olhar o Twitter de alguns nomes anunciados pela CNN

Queriam até a Sheherazade

ce ta brava? 

Que merda? Nunca disse merda alguma. Disse ter duvidas sobre o futuro porque o mercado está ruim pra todas as empresas. O canal tem qualidade e tem nome. Tem boas condições de ser sucesso. Nao da pra engolir falar que a Universal ta bancando isso. Nao faz sentido. Teoria da conspiração não funciona nesse caso. 

sobre o douglas tavolaro ter ou não dinheiro pra investir na cnn brasil...

RAISSA CAROLINE LIMA Tavolaro é mulher do vice-presidente de jornalismo da Rede Record, Douglas Tavolaro. E costuma acompanhar o marido em diversas viagens que ele faz para o exterior – Tavolaro também é autor da biografia de Edir Macedo e frequentemente participa de reuniões e eventos por causa do livro. Entre 2016 e 2017, por exemplo, a advogada mineira esteve em Lisboa, Joanesburgo e Moçambique. Fez questão de registrar cada andança em suas redes sociais. Tudo estaria absolutamente em ordem se Raissa também não fosse funcionária da Assembleia Legislativa de São Paulo e não tivesse feito as viagens em dias nos quais ela deveria estar trabalhando.

https://theintercept.com/2018/03/13/nao-encontramos-a-servidora-publica-e-mulher-de-diretor-da-record-no-trabalho-so-no-instagram/

MP-SP acusa esposa de Douglas Tavolaro de enriquecimento ilícito

https://rd1.com.br/mp-sp-acusa-esposa-de-douglas-tavolaro-de-enriquecimento-ilicito/

• HAHA 1

eu bravo? até parece. 

pois bem, até você reconhece que a empreitada é suspeita. 

conde só erra por fantasiar pelo Macedo, mas de resto...