Jump to content

PierreDumont

Grupo de exploradores entra nos antigos estúdios da TV Manchete

Recommended Posts

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Não valia a pena. A Manchete no imaginário das pessoas é maior do que ela realmente foi. Sem falar em todas as dívidas

• Like 1
  • Triste 1

Tinha visto uma notícia de 2018 sobre essa reabertura, mas na época disseram que seria apenas 6 meses e que fecharia ainda em 2018 mesmo. Que bom que conseguiram reabrir 

• Like 1

O povo só lembra das novelas e animes que passavam de noite e eu não podia ver. Minha memória mais forte da Manchete são os infomerciais e o programa da Bispa Sônia Hernandez ocupando a tarde toda 

Sem contar que a retransmissora da minha cidade natal cortou o sinal em 1997 e quando voltou já era RedeTV! 

Então as gravações de documentário só foram possíveis em função da reforma antes dessa estreia

Sim e não. O bacana da Manchete foram alguns projetos experimentais e algumas atrações que ficaram no imaginário das pessoas. Era uma marca muito simpática e estava atrelada à uma das melhores revistas que o Brasil já teve. Mas, de fato, a Manchete exibiu muita tranqueira em sua curta existência, alguns no nível da RedeTV!. A diferença é que a TV dos Bloch foi uma marca forte por alguns anos, já a RedeTV! sempre foi associada ao que existia de pior.

• Like 1

A programação diurna era o calcanhar de Aquiles da Manchete nos anos 90, já que basicamente se resumia à programação religiosa, televendas e alguns esparsos animes reprisados. A grade só começava a esquentar lá pelas 5:00 p.m., quando começava a sessão de animes, seguido do Na Rota do Crime, a reprise de Kananga do Japão, o Jornal da Manchete, a novela e a linha de programas semanais. 

Acho que a Manchete é lembrada por muitos, pois mesmo com seus graves problemas financeiros, ela conseguiu se destacar em diferentes áreas, com uma identidade própria, o que leva a uma certa nostalgia por parte de diferentes segmentos de público.

Sua teledramaturgia tinha uma identidade própria e marcante. Suas novelas eram diferentes do modelo global, sem que isso significasse falta de qualidade.. Era uma proposta diferente!!!

Apesar de o jornalismo da Manchete não ser muito popular e de audiência, era notadamente de qualidade. Os telejornais eram mais profundos e com muitos analistas e comentaristas de renome. "Jornal da Manchete", "24 Horas", "Documento Verdade" e "Programa de Domingo" se enquadram nisso. Tenho a impressão de que os jornalistas da emissora tinham mais objetivo de furar as pautas dos jornais da Globo, do que ter audiência em si. Dá pra perceber nos relatos dos ex-profissionais da emissora o orgulho que tinham quando furavam o Jornal Nacional rs. Na fase mais popular, o "Na Rota do Crime", que cobria as operações da Rota em SP, fez mto sucesso tb...

Na programação infantil, revelou simplesmente Xuxa e Angélica e marcou com os animes e séries japonesas. Ao apostar forte nas produções japonesas, criou uma identidade própria e forte da emissora com o público infantil-adolescente. No esporte, apesar de estar atrás da Band, o canal do esporte, e da Globo, sempre investiu.. A Manchete Esportiva era um clássico da grade, ao lado do Globo Esporte e do Esporte Total, da Band. Pra quem gostava de esporte, era lei zapear entre os três na hora do almoço. Além disso, formava equipes fortes para transmissões de Copas e Olimpíadas, com nomes como João Saldanha e Osmar Santos. Investiam pesado, mesmo com retorno aquém. Transmitiam tb competições do futebol europeu, Indy, futsal, etc.

No Rio, essa identificação era ainda maior por causa do carnaval. A cobertura da Manchete era muito mais extensa, tanto nos desfiles da Sapucaí, como no pré-carnaval. Faziam ainda cobertura dos bailes, concursos de fantasia no Rio, que nem dava audiência... A cobertura era mais crítica e jornalística em comparação a da Globo. Quando falamos de carnaval na TV, não tem como não citar a Manchete. 

Além de dramaturgia, jornalismo e esporte (pilares de uma programação televisiva), e do carnaval, a Manchete tb se destacava em musicais. O Milk Shake tinha uma proposta interessante e fazia sucesso na programação de sábado no Rio.  Era uma produção muito bem feita para os padrões da época. Provavelmente, o melhor programa que Angélica já teve.. E a Manchete tb apostava num público mais qualificado, apostando em exibição de concertos de música clássica, tanto que levou a Globo a investir nos "Concertos Internacionais" para pegar esse público..  

Pelo fato de ter tido essa programação vasta e com uma identidade própria e forte, ela acaba sendo lembrada com certo saudosismo pelo público, mesmo com tantas tranqueiras que era exibidas durante a programação, como as insuportáveis propagandas do Grupo Imagem (Ligue já, 1406 kkkk), televendas e telecultos, LBV, etc.

• Like 8

Realmente o DNA original da Manchete era o melhor, era literalmente uma TV paga na TV aberta

Me parece que foi 05/03/98, mas não tenho certeza...

Partes do show inaugural em 1983 e do especial do primeiro disco da Xuxa em 1985 foram gravados aí. Como podemos ver no clipe da música "Never Gonna Let You Go" de Sérgio Mendes, o teatro havia sido reformado para servir como estúdio de TV.

• Like 1

Fui o diretor e roteirista desse documentário. E sim, a gravação do doc foi antes da reinauguração do teatro. Para gravar dentro do Edifício Manchete, precisamos de uma autorização especial da BR Properties, atual dona o prédio. Estivemos no edifício e tivemos uma conversa com o pessoal da administração, que encaminhou para a sede da empresa em São Paulo o nosso pedido. Ganhamos a autorização e passamos um dia inteiro gravando lá dentro. O lugar é lindo.

• Like 2

Vcs tem o dia 05/03/1998 nos Relatórios ADP SP do Acervo Ibope?

imagina como não deveria ser nos tempos áureos da TV Manchete...existe uma visão panorâmica para a Baía da Guanabara. Saberia me dizer quantos estúdios são? sei que ao menos 2 espaços serviam como estúdio: o fotográfico, aonde foi gravada a minissérie A Marquesa de Santos e o Teatro Adolpho Bloch. É grande?