Jump to content
×
×
  • Create New...


pesquisa IBGE: Em sete anos, aumenta em 32% a população que se declara preta no Brasil


Recommended Posts

9ZtWQDg.jpg

Para o IBGE, políticas afirmativas de cor ou raça contribuem para o aumento da população que se declara preta no país — Foto: Afrojob

 

Em 2018, o Brasil tinha 19,2 milhões de pessoas que se declararam pretas – 4,7 milhões a mais que em 2012, o que corresponde a uma alta de 32,2% no período. É o que revela um levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

À exceção de 2014, quando o número de pretos se manteve estável em relação ao ano anterior, anualmente tem aumentado o percentual da população declarada da raça preta. Trata-se, portanto, de uma tendência.

 

tbuHM7e.jpg

 

3LSXe2h.jpg

 

A pesquisadora enfatizou que o levantamento, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), é realizado a partir da percepção de cor e raça do entrevistado. “Não é o entrevistador que determina a cor, é o informante que declara”, disse. 

 

Na contramão, diminui ano a ano a população declarada branca, que em 2018 somava 89,7 milhões de brasileiros, contra 92,2 milhões em 2012. Os brancos foram maioria no país até 2014. Desde 2015, os pardos passaram a representar a maior parte da população – saltou de 89,6 milhões em 2012 para 96,7 milhões em 2018. 

 

NxxUbKH.jpg

 

z8KA4Qc.jpg

 

Questionada se tal tendência – de aumento das populações preta e parda e queda da branca – deve se manter por mais tempo, a pesquisadora disse não ser possível afirmar. 

 

“A gente não sabe se todo esse crescimento é baseado nas políticas afirmativas de cor e raça. Se for, vai depender da continuidade dessas políticas. Cria-se uma cultura nas pessoas que foram atingidas pelas referidas políticas e estas repassam o posicionamento delas em relação à própria cor para as demais pessoas, mesmo que estas não sejam beneficiadas diretamente”, ponderou. 

 

Mais idosos, menos jovens

 

Outra tendência enfatizada pela pesquisa é o de envelhecimento da população brasileira. Em 2018, 10,5% dos brasileiros tinham 65 anos ou mais. Em 2012, este grupo correspondia a 8,8% da população. 

 

QX2Kp4q.jpg

Em sete anos, população idosa aumentou em 4,5 milhões de pessoas no Brasil — Foto: Elias Medeiros

 

Em números absolutos, são 21,9 milhões de brasileiros idosos, 4,5 milhões a mais que em 2012. Este quadro, segundo a analista do IBGE, aponta para a necessidade de se investir em políticas públicas voltadas à população mais velha.

 

dvtmuwm.jpg

 

No outro lado da pirâmide etária, 23,3% da população tinha menos de 13 anos de idade em 2018.

 

xpIticE.jpg

 

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/22/em-sete-anos-aumenta-em-32percent-a-populacao-que-se-declara-preta-no-brasil.ghtml

Link to post
Share on other sites


Sempre existiu um preconceito interno de que ninguém queria ser negro. Hoje em dia, apesar de tudo, já existe ums entimento muito maior de orgulho e resistência, o que colabora nessa autoafirmação. 

Link to post
Share on other sites

Achei super positivo... Significa que mais pessoas perderam o medo ou o preconceito interno e se assumiram como são :ny5:

Mas Acho que isso engloba tantos fatores... Indo desde a um maior destaque a pessoas negras no entretenimento nacional (em relação à décadas anteriores, pois ainda é muito baixo) Quanto ao investimento em políticas voltadas à valorização e destaque da cultura Negra mesmo :ny5:

O que quer que seja, que continue colocando os índices em curva ascendente :ny5:

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.






Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.