Jump to content
×
×
  • Create New...


  • "Amor de Mãe" realmente é uma série disfarçada de novela?

    ATENÇÃO: O texto contém spoilers sobre acontecimentos importantes da trama. Se não quiser saber nada a respeito, não recomendo a leitura. Grato.

     

    Hoje vamos falar sobre um assunto que gera muito debate entre os foristas e fãs de novelas em geral: afinal, "Amor de Mãe" tentou ser desnecessariamente conceitual?

     

    Com a sua primeira parte exibida entre novembro de 2019 e março de 2020 e tendo sido interrompida devido à pandemia do novo Coronavírus, "Amor de Mãe" tem autoria de Manuela Dias e direção de núcleo por José Luiz Villamarim. Dias veio do universo das séries e escreveu sucessos para a TV Globo, como "Ligações Perigosas" e "Justiça". Em 2015 começou a desenvolver sua primeira novela para a faixa das 9, provisoriamente intitulada "Tróia".

     

    Quatro anos depois esta novela finalmente estreou, sob o título de "Amor de Mãe". Já em seu primeiro capítulo, surgiram diversos comentários criticando a fotografia e a estética da novela, além do texto. Muito se falou sobre a novela ser uma tentativa de transformar o gênero em série, mas aqui eu trago cinco provas de que Amor de Mãe é tão novela quanto qualquer outra.

     

    1 - HISTÓRIA CLICHÊ

     

    images-157.jpeg

    (Divulgação/TV Globo)

     

    "Amor de Mãe" gira em torno de três mulheres: Lurdes (Regina Casé), Vitória (Taís Araújo) e Thelma (Adriana Esteves). Cada uma tem a sua história e as três acabam se entrelaçando quando elas se encontram casualmente durante uma discussão.

     

    Lurdes teve o seu filho, Domênico, vendido pelo próprio pai aos dois anos para a traficante de crianças Kátia (Vera Holtz). Quando voltou do parto de Érica (Nanda Costa) e descobriu a atitude do marido, o matou acidentalmente e fugiu para o Rio de Janeiro com os seus três filhos em busca de Domênico. No meio do caminho encontra uma menina abandonada na estrada e a adota.

     

    Vitória é advogada e tem o sonho de ser mãe, mas não consegue de jeito nenhum fazer isso com o marido Paulo (Fabrício Boliveira). Pensa que o motivo tenha sido um aborto que sofreu após um julgamento em que defendeu um culpado de um homicídio. Por isso, acaba adotando o menino Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues) e, durante uma noite de sexo casual com Davi (Vladimir Brichta) acaba engravidando de uma menina.

     

    Por último, Thelma é mãe de Danilo (Chay Suede), um homem complexado e que não aguenta mais ter a vida controlada pela própria mãe. Desde que salvou o filho de um incêndio, Thelma passou a ter este comportamento. Com isso ele decide conquistar a própria independência, sem saber que a mãe está com um aneurisma no cérebro e pode vir a falecer a qualquer momento. Vendo que o filho está saindo de suas asas, Thelma decide aproveitar a vida e realizar os seus últimos desejos, por mais obscuros e prejudiciais que possam ser a outras pessoas.

     

    Claramente não são tramas de outro mundo, como gostam de pintar por aí. A mais clichê e comum é a de Lurdes, que chegou a ser retratada de maneira diferente em novelas como Maria do Bairro (1995) e Senhora do Destino (2004). Além disso, outro clichê comum no audiovisual em geral é o de uma pessoa à beira da morte e que pensa em aproveitar a vida, já tendo sido mostrado anteriormente em Chiquititas (2013), do SBT.

     

    2 - CONFLITOS FAMILIARES

     

    images-158.jpeg

    (Divulgação/TV Globo)

     

    Em determinado ponto da trama, Lurdes começa a pensar que Sandro (Humberto Carrão) é o seu filho perdido. Os filhos ficam desconfiados, afinal nenhum teste de DNA havia sido feito até então. E a desconfiança maior parte de Érica, que acaba causando desconfortos em casa ao implicar com Sandro.

     

    Depois, em certo momento, é descoberto que Sandro é filho de Vitória. A advogada engravidou muito cedo, não contou para Raul (Murilo Benício), fingiu que ia viajar a estudos e escondeu a gravidez de sua família. Quando o bebê nasceu foi entregue a Kátia, que o criou como se fosse o seu próprio filho e o introduziu no mundo do crime. 

     

    Nos tempos atuais, Kátia o entrega para Lurdes antes de morrer como se fosse Domênico, o menino vendido pelo próprio pai no passado. Vitória acaba descobrindo a maternidade e precisa contar para a sua amiga e funcionária toda a verdade, o que gera cenas emocionantes entre Vitória, Raul, Lurdes e Sandro. Outro clichê de novelas: filhos que descobrem ter uma outra mãe.

     

    3 - CASAIS MELOSOS E DE HISTÓRIA COMUM

     

    images-159.jpeg

    (Divulgação/TV Globo)

     

    Dois casais considerados "melosos" são apresentados ao público: Betina (Isis Valverde) e Magno (Juliano Cazarré) e Camila (Jéssica Ellen) e Danilo. Ambos têm suas histórias mais tensas por trás.

     

    Betina é a enfermeira que cuida da esposa de Magno, Leila (Arieta Corrêa), que está em coma no hospital. No primeiro capítulo, voltando do trabalho, Magno vê uma mulher sendo estuprada. Durante a briga com o estuprador com o fim de defender a moça, ele acaba empurrando o bandido contra uma parede, que bate a cabeça e morre. Depois acaba sendo descoberto que este homem é o irmão de Betina. A este ponto os dois já estão perdidamente apaixonados, o que torna a história envolvente.

     

    Enquanto isso, Camila é uma professora recém-formada de uma escola pública que fica no subúrbio do Rio. Vive situações de risco diariamente, até que conhece Danilo e começa a enxergar um outro lado da vida.

     

    Porém a sua vida se torna um verdadeiro inferno quando ela se casa e precisa lidar com Thelma, a sogra completamente maluca e que faz de tudo para acabar com o casamento dos dois. Além disso, Danilo passa a se tornar um homem mais "solto" e isso acaba gerando diversos problemas conjugais.

     

    4 - VILÕES MANIQUEÍSTAS

     

    images-160.jpeg

    (Divulgação/TV Globo)

     

    Amor de Mãe conta com dois vilões principais: Álvaro da Nóbrega (Irandhir Santos) e Thelma. Ambos são apresentados como personagens dúbios.

     

    Álvaro é um homem completamente corrupto e sem escrúpulos. Para ele não existe qualquer diferença entre roubar, poluir rios ou ser o mandante de assassinatos. Seu comparsa é Belizário (Tuca Andrada), que mata Genilson, irmão de Betina, e tenta assassinar a própria. No entanto, mesmo sendo um bandido e um traidor, em suas cenas em casa vemos ele sendo um pai e marido amoroso com Verena (Maria Andrade).

     

    Enquanto isso, Thelma sofre com o seu aneurisma mas há uma grande história por trás disso tudo. Além de ser uma mãe controladora com Danilo e uma sogra completamente maluca com Camila, ela chega a furar as camisinhas do filho com o intuito de ter um neto antes de morrer. Depois, quando Camila perde o bebê, ela se oferece para ser a barriga de aluguel do casal e acaba obsessiva pelo próprio neto.

     

    Perto do capítulo 100 também é revelado que Thelma na verdade comprou Danilo nas mãos de Kátia e ele é Domênico, o filho perdido de Lurdes. Ela acaba concluindo isso quando vê uma foto de Domênico antes de desaparecer e reconhece o menino da foto como Danilo.

     

    A partir daí, a vilã passa a fazer de tudo para que ninguém descubra o seu segredo e acaba assassinando Rita (Mariana Nunes), a mãe biológica de Camila, que descobre tudo. Na volta da novela, ela também tentará conseguir o silêncio de Lurdes e irá sumir com Caio, filho de Camila.

     

    5 - EMBATES FORTES

     

    images-161.jpeg

    (Divulgação/TV Globo)

     

    A novela também tem uma série de embates bombásticos, o que é mais do que comum no gênero.

     

    Um dos mais memoráveis é quando a escola em que Camila trabalha é interditada por Álvaro e os alunos decidem fazer uma ocupação e invadem a escola no meio da madrugada. Durante a ocupação, Camila não deixa de dar as suas aulas de história e acaba sendo agredida por um policial mesmo estando grávida. A partir daí a guerra está travada e os policiais partem pra cima dos alunos, o que leva a um dos momentos mais emblemáticos da trama: Joana (Cacá Ottoni) sendo arrastada pelo chão junto com uma cadeira.

     

    ----

     

    Acho que não restam dúvidas de que Manuela trouxe o mais puro do gênero novela para "Amor de Mãe", não podendo considerar o texto e a história como problemas que tenham atrapalhado no desempenho da trama.

    E não percam, em 2021, a fase final de Amor de Mãe.

    • Like 3

    User Feedback

    Recommended Comments

    Old que Amor de Mãe é um folhetim clássico. 

     

    Chama de superserie apenas as órfãs de A Bomba do Pedaço que era extremamente infantilizada e pastelona. Chegou uma novela comum porém com qualidade textual, que acharam a coisa mais poética do mundo.

     

     

    Link to comment
    Share on other sites

    A novela é bem novelão mesmo

    O que diferencia é a direção/ texto da Manuela

    E eu achei muito pedante a promoção que a autora, diretor e alguns autores fizeram da nocela, antes dela estrear, como se fosse uma novela que viesse pra revolucionar o gênero...

    Link to comment
    Share on other sites
    4 horas atrás, Raufa disse:

    Old que Amor de Mãe é um folhetim clássico. 

     

    Chama de superserie apenas as órfãs de A Bomba do Pedaço que era extremamente infantilizada e pastelona. Chegou uma novela comum porém com qualidade textual, que acharam a coisa mais poética do mundo.

     

     

    Total. O único fator que ainda consegue dar uma cara de série pro negócio é a direção (que apenas tem qualidade).

     

    57 minutos atrás, junior snooki disse:

    A novela é bem novelão mesmo

    O que diferencia é a direção/ texto da Manuela

    E eu achei muito pedante a promoção que a autora, diretor e alguns autores fizeram da nocela, antes dela estrear, como se fosse uma novela que viesse pra revolucionar o gênero...

    Concordo, é uma novela comum como qualquer outra. A diferença é que o horário vinha de algumas novelas de texto de baixa qualidade e isso acabou "glamourizando" demais a autoria de Amor de Mãe.

    Link to comment
    Share on other sites


    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.