LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Share Posted March 30 Tava vindo do shopping pro apartamento. O 99 tava 23 reais e o Uber 20. Aí enquanto esperava, vi que um casal perguntou pra um taxista quanto saía uma corrida até o mesmo bairro que estou (que não é grande, então pouca diferença de distância, de 8 a 9 kms do shopping pra cá) e ele disse 50, mas logo reduziu pra 40. E eles embarcaram e fecharam pelos 40, ou seja, o dobro do preço do Uber. Não a toa cada vez menos gente dá chance pra esses taxistas desesperados por um cliente num aeroporto, rodoviária, shopping, etc. Em aeroporto a gente vê 200 pessoas esperando apps e 20 taxistas passando horas pra conseguir uma corrida a preço de ouro. Quando alguém dá uma chance vem um preço desses. A pessoa pode até pegar por estar com pressa ou desavisada, mas claro que não vive em outro planeta e logo vai perceber que pagou o dobro do preço e não dar outra chance né. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. LinhaDireita House 58 Posted March 30 Share Posted March 30 7 minutes ago, PRISÃO PARA ROBERTO CAMPOS said: Tava vindo do shopping pro apartamento. O 99 tava 23 reais e o Uber 20. Aí enquanto esperava, vi que um casal perguntou pra um taxista quanto saía uma corrida até o mesmo bairro que estou (que não é grande, então pouca diferença de distância, de 8 a 9 kms do shopping pra cá) e ele disse 50, mas logo reduziu pra 40. E eles embarcaram e fecharam pelos 40, ou seja, o dobro do preço do Uber. Não a toa cada vez menos gente dá chance pra esses taxistas desesperados por um cliente num aeroporto, rodoviária, shopping, etc. Em aeroporto a gente vê 200 pessoas esperando apps e 20 taxistas passando horas pra conseguir uma corrida a preço de ouro. Quando alguém dá uma chance vem um preço desses. A pessoa pode até pegar por estar com pressa ou desavisada, mas claro que não vive em outro planeta e logo vai perceber que pagou o dobro do preço e não dar outra chance né. O meu pai é taxista. Se ele não tivesse que pagar taxas absurdas em licenças para a prefeitura pelo ponto e para a cooperativa dos taxistas (uma espécie de sindicato), ele poderia cobrar preços bem menores. Graças à livre iniciativa e inovação proporcionada por apps como Uber e 99, sem essas amarras, os preços saem bem menores. Antes desses apps, eu simplesmente não conseguia pagar um preço justo por um táxi. Uma corrida de 25 reais para andar 1 km até a praia vizinha… ridículo. 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 4 minutos atrás, Mr. House 58 disse: O meu pai é taxista. Se ele não tivesse que pagar taxas absurdas em licenças para a prefeitura pelo ponto e para a cooperativa dos taxistas (uma espécie de sindicato), ele poderia cobrar preços bem menores. Graças à livre iniciativa e inovação proporcionada por apps como Uber e 99, sem essas amarras, os preços saem bem menores. Antes desses apps, eu simplesmente não conseguia pagar um preço justo por um táxi. Uma corrida de 25 reais para andar 1 km até a praia vizinha… ridículo. Tu puxou ao pai a falta de consciência de classe? Geralmente taxista é de direita né. Lembro em 2014 (quando o táxi ainda era muito forte, a Uber tava chegando) como era uma categoria "aecista", só perdia pros médicos. E então a culpa é da prefeitura, que coisa. Vejamos o que achei numa reportagem sobre Salvador, onde uma licença chegou a ser vendida por 125 mil reais (não pela prefeitura, mas no mercado "paralelo") antes da chegada do Uber: "Garantido o direito, o taxista paga, anualmente, taxas como a renovação do crachá (R$ 300), a fiscalização do taxímetro (R$ 100), vistoria do carro (R$ 87), curso de atualização (R$ 100) e o exame de aptidão física (R$ 50). " Ou seja, menos de 60 reais por mês se você somar essas taxas anuais e dividir por 12. Mas tem sempre que culpar o Estado né? Detalhe que um taxista paga em um veículo de 100 mil reais algo em torno de 75 mil reais devido aos benefícios fiscais que tem, então de longe ele GANHA e não perde sendo taxista (hoje mesmo na ida ao shopping o cara do 99 tava falando disso, pois foi taxista por 20 anos até se render aos apps. Era papeador e me contou desse desconto em torno de 25% em um carro novo e também que hoje taxistas repassam o alvará quase de graça, o mesmo que já chegou a valer 180 mil reais), já que só numa troca de carro ele economiza mais do que o alvará (hoje que não tem mais mercado paralelo praticamente, sai por uma fração do que anos atrás) e as pequenas taxas anuais. 1 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. LinhaDireita House 58 Posted March 30 Share Posted March 30 (edited) 8 minutes ago, PRISÃO PARA ROBERTO CAMPOS said: Tu puxou ao pai a falta de consciência de classe? Geralmente taxista é de direita né. Lembro em 2014 (quando o táxi ainda era muito forte, a Uber tava chegando) como era uma categoria "aecista", só perdia pros médicos. Você adora falar sobre o que você não sabe. O meu pai vota no PT desde 1989 e é esquerdista raiz. Confia na capacidade do Lula mais do que qualquer outro político, odeia o Sérgio Moro e até milita pelas minorias. Foi quem mais me acolheu quando descobriu que eu era gay… De resto: as taxas burocráticas que o meu pai paga ao governo não são tão altas não, mas o grosso é o quanto a cooperativa consome. Isso é um verdadeiro absurdo. Ou você acha que os taxistas vendem caro porque querem? Edited March 30 by Mr. House 58 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 10 minutos atrás, Mr. House 58 disse: Você adora falar sobre o que você não sabe. O meu pai vota no PT desde 1989 e é esquerdista raiz. Confia na capacidade do Lula mais do que qualquer outro político, odeia o Sérgio Moro e até milita pelas minorias. Foi quem mais me acolheu quando descobriu que eu era gay… De resto: as taxas burocráticas que o meu pai paga ao governo não são tão altas não, mas o grosso é o quanto a cooperativa consome. Isso é um verdadeiro absurdo. Ou você acha que os taxistas vendem caro porque querem? Já mudou de ideia. No post anterior você escreveu "taxas absurdas em licenças para a prefeitura" e não somente para cooperativas. Fiz questão de mostrar que as taxas anuais de uma determinada cidade que achei rapidamente em pesquisa são bastante módicas, assim como as licenças que já custaram uma fortuna se deveram a criação de um mercado paralelo e não da prefeitura vender licenças por preços de apartamentos (não acredito que de forma direta alguma prefeitura já tenha vendido licença por 200 mil reais. Claro, por elas serem limitadas e o negócio ter sido muito lucrativo no passado, foi vendido por esse valor no paralelo quando não era possível tirar novas licenças junto à prefeitura). Só desmistifiquei a ideia que você quis colocar de que a culpa do táxi ser caro era mais do Estado do que do taxista, já que escreveu com todas letras que havia taxas absurdas da prefeitura. E muitos taxistas falam como ganharam rios de dinheiro no tempo em que faziam corridas de fato por esses preços estratosféricos (uma atrás da outra, não uma por dia...), tanto que por isso existiu aluguel caro de licença, venda cara de licença e etc. Eram sim ganhos um tanto incompatíveis com a modalidade do serviço, que não é de alta complexidade. Claro que com muito atravessador (dono de licença que talvez nunca nem foi taxista, povo da cooperativa como você diz...) talvez muitos taxistas mesmo rodando o dia todo nos tempos áureos com corridas caras não tenham chegado a ganhar um bom dinheiro. Mas por culpa de atravessadores, não do "Estado malvadão". 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Julito Posted March 30 Share Posted March 30 8 horas atrás, PRISÃO PARA ROBERTO CAMPOS disse: Já mudou de ideia. No post anterior você escreveu "taxas absurdas em licenças para a prefeitura" e não somente para cooperativas. Fiz questão de mostrar que as taxas anuais de uma determinada cidade que achei rapidamente em pesquisa são bastante módicas, assim como as licenças que já custaram uma fortuna se deveram a criação de um mercado paralelo e não da prefeitura vender licenças por preços de apartamentos (não acredito que de forma direta alguma prefeitura já tenha vendido licença por 200 mil reais. Claro, por elas serem limitadas e o negócio ter sido muito lucrativo no passado, foi vendido por esse valor no paralelo quando não era possível tirar novas licenças junto à prefeitura). Só desmistifiquei a ideia que você quis colocar de que a culpa do táxi ser caro era mais do Estado do que do taxista, já que escreveu com todas letras que havia taxas absurdas da prefeitura. E muitos taxistas falam como ganharam rios de dinheiro no tempo em que faziam corridas de fato por esses preços estratosféricos (uma atrás da outra, não uma por dia...), tanto que por isso existiu aluguel caro de licença, venda cara de licença e etc. Eram sim ganhos um tanto incompatíveis com a modalidade do serviço, que não é de alta complexidade. Claro que com muito atravessador (dono de licença que talvez nunca nem foi taxista, povo da cooperativa como você diz...) talvez muitos taxistas mesmo rodando o dia todo nos tempos áureos com corridas caras não tenham chegado a ganhar um bom dinheiro. Mas por culpa de atravessadores, não do "Estado malvadão". E vc quer tirar a culpa do estado e sindicato pra jogar no trabalhador? Que pecadinho 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ale Lange Posted March 30 Share Posted March 30 O pior é que tem táxi no app Uber com um preço mais razoável e justo e eles simplesmente não aceitam as corridas Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 1 hora atrás, Julito disse: E vc quer tirar a culpa do estado e sindicato pra jogar no trabalhador? Que pecadinho Putz, o outro primeiro culpou estado e cooperativas. Depois que eu lancei dados de que as taxas da prefeitura são baixas ele mesmo ficou só con as cooperativas. Agora tu voltou com o estado e colocou os sindicatos no meio (só falta tu ter confundido sindicato com cooperativa). É muita alienação pra ir no discurso mervaleiro senso comum de que os problemas do trabalhador estão no excesso de proteção que se tem a ele. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dr Now Posted March 30 Share Posted March 30 Querendo colocar preço no trabalho alheio, se acha caro é só não pagar 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
C A R L O S Posted March 30 Share Posted March 30 Que feio o companheiro LM achando melhor pagar migalhas para os trabalhadores que são explorados pela Uber e 99 em vez de pegar um taxi. Nunca imaginei que você exploraria a mais valia junto com a Uber, companheiro LM. 1 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 24 minutos atrás, Ana Brenda Entre Linhas disse: Querendo colocar preço no trabalho alheio, se acha caro é só não pagar Sim. Comentei que 99% estão fazendo isso e que estão fazendo questão de aos poucos perderem o 1% que falta. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 13 minutos atrás, C A R L O S disse: Que feio o companheiro LM achando melhor pagar migalhas para os trabalhadores que são explorados pela Uber e 99 em vez de pegar um taxi. Nunca imaginei que você exploraria a mais valia junto com a Uber, companheiro LM. Eu não fico com a mais valia, não sou capitalista. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dr Now Posted March 30 Share Posted March 30 2 minutos atrás, PRISÃO PARA ROBERTO CAMPOS disse: Sim. Comentei que 99% estão fazendo isso e que estão fazendo questão de aos poucos perderem o 1% que falta. Queria Lula taxando Garotos de Programa e vc? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 45 minutos atrás, Ana Brenda Entre Linhas disse: Queria Lula taxando Garotos de Programa e vc? Toda renda deve ser taxada. Um garoto de programa que você pague e que ganhe 5 mil mensais deve pagar o mesmo Imposto de Renda que quem ganhe 5 mil reais em um escritório. Não vejo porque diferenciar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LUCAS MAURÍCIO Posted March 30 Author Share Posted March 30 1 hora atrás, C A R L O S disse: Que feio o companheiro LM achando melhor pagar migalhas para os trabalhadores que são explorados pela Uber e 99 em vez de pegar um taxi. Nunca imaginei que você exploraria a mais valia junto com a Uber, companheiro LM. A propósito, o que faz os taxistas cobrarem caro e já terem tido tempos áureos com corridas caríssimas é justamente o capital, não o trabalho. CNH muitas das pessoas que usam apps (e que usavam táxi) tem. O que elas podem não ter é carro (ou até ter mas não ter naquele momento, por estar em outro estado ou país sem ter locado carro, não poder dirigir por ter bebido, etc). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts