Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×

O açúcar foi proibido: em vez de conscientização, governo criminalizou o açúcar

Bia Falcão

Recommended Posts

35 minutos atrás, RuPaul disse:

Hje eu bebi pepsi twist e percebi que itnha só 6kcal. Ela sempre foi assim ou é de agora? Também percebi que Fanta, Pepsi e Coca agora tem bem menos açúcares e calorias.

Não sei o que pensar, não senti mudanças impactantes. Mas será que valia a pena criar uma opção de açucar reduzido pra quem quiser e a composição original também pra quem quiser? (Era assim antes né, com as bebidas Diet).

Todas as marcas de refrigerantes foram obrigadas a reduzir o açúcar nas suas fórmulas. 

A Coca, a Pepsi, não estão mais com o gosto que tinham. 

É mais fácil criar leis que mudem as fórmulas dos alimentos do que criar campanhas de conscientização alimentar. 

Em 25/03/2023 at 15:43, Joao disse:

mas eu concordo que a pepsi tá com um gosto bem estranho. bebi a de garrafa de plástico hoje e achei esquisito. não sei se é o costume de beber coca cola da garrafa de vidro.. 

A Pepsi morreu mesmo. Não dá mais pra tomar. A Twist ainda dá pra encarar, pq o limão deixa o gosto mais palatável. Mesmo que ela tbm tenha sido afetada na fórmula original. 

18 minutos atrás, Sid Prescott disse:

Todas as marcas de refrigerantes foram obrigadas a reduzir o açúcar nas suas fórmulas. 

A Coca, a Pepsi, não estão mais com o gosto que tinham. 

É mais fácil criar leis que mudem as fórmulas dos alimentos do que criar campanhas de conscientização alimentar. 

Pera: quem obrigou? Foi uma lei, uma determinação da Anvisa?

Tem certeza que não foi iniciativa das empresas pra evitar ações do governo? Porque o Guaraná Mineiro, se não me engano, tem mais açúcar que os refrigerantes citados aqui. Por que ele não foi atingido? (Ou ele era ainda mais açucarado antes?)

Nem era a intenção original falar de açúcar, eu sei, mas se eu puder acrescentar algo nesse assunto, minha sugestão seria basicamente combinar o "imposto do pecado" americano (taxa extra sobre produtos açucarados, gordurosos e carregados de sal, com a verba direcionada apenas pro SUS e pra campanhas de saúde) com o que a Anvisa (?) já determinou pros rótulos:

1-ingrediente.jpg

Eu também sou mais pró-escolha nessas coisas pouco saudáveis: menos restrições, mais aposta na informação, e cobrar os custos (de saúde) diretamente de quem compra (via imposto específico pra isso). Até com cigarros eu penso assim: não gosto da maioria das restrições à publicidade deles.

• Like 1

5 minutos atrás, Barbara Lima disse:

era melhor falar logo da maconh4

Mas aí a mente de muita gente já se fecha pra ouvir. Primeiro as pessoas precisam enxergar a proibição de algo que elas gostam. Pra aí perceber que continuariam tentando comprar...

• Amei 1

32 minutos atrás, danielqsc disse:

Pera: quem obrigou? Foi uma lei, uma determinação da Anvisa?

Tem certeza que não foi iniciativa das empresas pra evitar ações do governo? Porque o Guaraná Mineiro, se não me engano, tem mais açúcar que os refrigerantes citados aqui. Por que ele não foi atingido? (Ou ele era ainda mais açucarado antes?)

Nem era a intenção original falar de açúcar, eu sei, mas se eu puder acrescentar algo nesse assunto, minha sugestão seria basicamente combinar o "imposto do pecado" americano (taxa extra sobre produtos açucarados, gordurosos e carregados de sal, com a verba direcionada apenas pro SUS e pra campanhas de saúde) com o que a Anvisa (?) já determinou pros rótulos:

1-ingrediente.jpg

Eu também sou mais pró-escolha nessas coisas pouco saudáveis: menos restrições, mais aposta na informação, e cobrar os custos (de saúde) diretamente de quem compra (via imposto específico pra isso). Até com cigarros eu penso assim: não gosto da maioria das restrições à publicidade deles.

Legal você trazer essas informações. Realmente eu acho que essa diminuição do açúcar nos refrigerantes foi feita de uma forma muito “escondida”. Não teve uma campanha, um comunicado, nada. Simplesmente mudaram e pronto. Acho um desrespeito com o consumidor a forma com que as empresas agem. 

Eu já li em alguns lugares que o Ministério da Saúde que teve a iniciativa de solicitar às empresas - não só as de refrigerante - que o açúcar fosse diminuído dos alimentos. Claro que o consumo de açúcar está ligado à obesidade, diabetes e etc, mas sempre achei que essa forma não é a mais eficaz. Até pq o açúcar refinado continua sendo vendido. As pessoas continuam consumindo. E o açúcar está presente em tantos outros alimentos, como pão e macarrão, que viram açúcar no organismo. Então, a questão é muito mais ampla. 

• Like 1

23 minutos atrás, danielqsc disse:

Mas aí a mente de muita gente já se fecha pra ouvir. Primeiro as pessoas precisam enxergar a proibição de algo que elas gostam. Pra aí perceber que continuariam tentando comprar...

Disse tudo. A proibição da m*conha, não é algo que me afeta diretamente. Não consumo, nunca consumi e não tenho interesse. A analogia que o quadrinho faz, é muito boa e pertinente e eu acho que ele traz todas as hipocrisias contidas nessa proibição, que tem outros interesses por trás. Mas acabou que o assunto principal do quadrinho nem foi debatido aqui. 

• Like 1

Maconha sim, açúcar não. :lendo2:

Sobre a Coca cola: a sem açúcar nova e muito boa. Antigamente era horrível com o gosto de puro zerocal. A coca normal nao percebi diferença alguma nos ultimos anos.

14 minutos atrás, Gael disse:

Deviam diminuir era pros chocolates em barra que tão horrorosos de tão doces :gret2:

Isso é verdade. Minha mae fez um ovo de Páscoa hj com chocolate nobre e deu vontade de chorar de tao gostoso. Deveriam ser mais rigorosos e proibir essas formulas novas das marcas comerciais

• VIP Premium Silver
Agora, M Gabriell disse:

Maconha sim, açúcar não. :lendo2:

Sobre a Coca cola: a sem açúcar nova e muito boa. Antigamente era horrível com o gosto de puro zerocal. A coca normal nao percebi diferença alguma nos ultimos anos.

Isso é verdade. Minha mae fez um ovo de Páscoa hj com chocolate nobre e deu vontade de chorar de tao gostoso. Deveriam ser mais rigorosos e proibir essas formulas novas das marcas comerciais

Estragaram tanto o sabor e crocancia do diamante negro :alc:

• Triste 1

Se eu não estou enganado a Coca-Cola tem o sabor Original em duas versões, a com o açúcar normal e a 30% menos açúcar.

Tive a infelicidade de provar a 30% menos açúcar, o troço é horroroso, e você só descobre que é essa versão se se ler um pequeninissimo aviso no rótulo.