Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×

TVs oferecem 60% a menos por direitos da Série B e assustam clubes

Recommended Posts

Jogadores do Cruzeiro levantam o troféu da Série B de 2022 após jogo contra o CSA; edição 2023 ainda sem TV - Gilson Junio/AGIF

Os dirigentes de parte dos clubes que disputará a Série B do Brasileiro em 2023 estão preocupados com a negociação para a venda dos direitos de transmissão do campeonato. Com o fim em 2022 do contrato de exclusividade com o Grupo Globo, a CBF abriu uma concorrência em que convidou os principais grupos de mídia do país a apresentarem propostas e o resultado, por enquanto, não agrada.

A coluna apurou que as respostas enviadas, em meados de janeiro, totalizavam R$ 80 milhões por ano para todas as plataformas oferecidas: TV aberta (que inclui streaming gratuito), TV fechada (dois pacotes), pay-per-view e highlights, os melhores momentos dos jogos quase em tempo real. A quantia é mais de 60% menor do que os R$ 220 milhões que a Globo pagou no ano passado.

Todos os grandes grupos de mídias foram procurados pela IMG, agência selecionada pela CBF para conduzir o processo, e alguns apresentaram propostas, entre eles o Grupo Globo, o SBT e o Grupo Disney (ESPN e Star+). Pela licitação havia possibilidade de fechar contratos de dois ou de quatro anos.

Os números preocupam os clubes porque o dinheiro dos direitos de transmissão da Série B acaba sendo a principal receita da maioria na temporada — alguns, imaginando que pelo menos o valor de 2022 seria repetido, já comprometeram verbas no orçamento de 2023. A CBF vai abrir um novo "round" de ofertas. Até o ano passado, os clubes lideravam as negociações com os grupos de mídia, mas a CBF decidiu tomar à frente para realizar a concorrência que, por enquanto, não está funcionando.

A Série B terá início em 15 de abril, daqui dois meses e meio e, por enquanto, está "no escuro", jargão utilizado no meio para se referir a uma competição que não terá transmissão por qualquer plataforma. É improvável que essa situação permaneça assim, mas se os valores se mantiverem muito abaixo do que era pago em 2022 poderá haver necessidade de a CBF dar alguma compensação financeira aos clubes.

O mercado avalia que a edição 2023 da divisão de acesso do Brasileiro tem valor inferior ao ano passado porque clubes de grande apelo comercial, como Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia, subiram para a Série A e não houve reposição com o rebaixamento de Ceará, Atlético-GO, Juventude e Avaí.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2023/02/03/cbf-serie-b-direito-de-televisao-campeonato-brasileiro.htm

AHAHAHAHAHAHA

deixe sua gargalhada!!! 

me juraram que o fim do monopolio da Globo iria ajudar os clubes.. Paulistao na lama, Cariocao pedindo socorro e agora a Serie B.... 

Edited by J__
  • HAHA 11

5 minutos atrás, jornal do boris disse:

mas e claro que a nem a globo pagaria o mesmo com menos times de nome

mas culpa dela que infla pra ter tudo e depois sai causando isso

Será que ela não deu calote (assim como na Conmebol)? :botox:

• HAHA 6

13 minutos atrás, J__ disse:

AHAHAHAHAHAHA

deixe sua gargalhada!!! 

me juraram que o fim do monopolio da Globo iria ajudar os clubes.. Paulistao na lama, Cariocao pedindo socorro e agora a Serie B.... 

E cadê as big techs? Me prometeram. E o SBT, cadê? Me prometeram. 

• VIP Premium Pink
40 minutos atrás, J__ disse:

AHAHAHAHAHAHA

deixe sua gargalhada!!! 

26 minutos atrás, Fadokimi disse:

Mas a Globo está oferecendo 60% menos. O próprio texto cita isso. Ela está participando da disputa. A questão é que o torneio não vale o que cobram. 

• Like 1

A Globo inflou os valores dos direitos esportivos no início da década de 10, quando o Clube dos 13 (que mantinha o monopólio global) foi implodido, foi uma estratégia pesada e que simplesmente eliminou a chance de outros players.

Vide a desistência geral das outras TVs ao longo da década passada, ninguém se quer fazia oferta.

O que o mercado (e a própria Globo) estão fazendo agora é ajustar os valores aos padrões normais.

Soma se o fato da decadência publicitária que a TV enfrenta, e que deve se acentuar ao longo dos anos 20 até que se estabilize.

• Like 8
  • Amei 1

4 minutos atrás, Vent disse:

Mas a Globo está oferecendo 60% menos. O próprio texto cita isso. Ela está participando da disputa. A questão é que o torneio não vale o que cobram. 

Mas se o SBT tem dinheiro, devia aumentar a proposta. Melhor que o Raul Gil.

• VIP Premium Pink
14 minutos atrás, Fadokimi disse:

Mas se o SBT tem dinheiro, devia aumentar a proposta. Melhor que o Raul Gil.

Mas se não vai ter retorno financeiro? Só vale investir até um patamar que o mercado publicitário compense. 

1 hora atrás, Fadokimi disse:

me prometeram que a Disney pagava em dolar e nao se preocupava com valores em real... :chris1:

• HAHA 1