Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×


TVs oferecem 60% a menos por direitos da Série B e assustam clubes

Recommended Posts

Jogadores do Cruzeiro levantam o troféu da Série B de 2022 após jogo contra o CSA; edição 2023 ainda sem TV - Gilson Junio/AGIF

 

Os dirigentes de parte dos clubes que disputará a Série B do Brasileiro em 2023 estão preocupados com a negociação para a venda dos direitos de transmissão do campeonato. Com o fim em 2022 do contrato de exclusividade com o Grupo Globo, a CBF abriu uma concorrência em que convidou os principais grupos de mídia do país a apresentarem propostas e o resultado, por enquanto, não agrada.

 

A coluna apurou que as respostas enviadas, em meados de janeiro, totalizavam R$ 80 milhões por ano para todas as plataformas oferecidas: TV aberta (que inclui streaming gratuito), TV fechada (dois pacotes), pay-per-view e highlights, os melhores momentos dos jogos quase em tempo real. A quantia é mais de 60% menor do que os R$ 220 milhões que a Globo pagou no ano passado.

 

Todos os grandes grupos de mídias foram procurados pela IMG, agência selecionada pela CBF para conduzir o processo, e alguns apresentaram propostas, entre eles o Grupo Globo, o SBT e o Grupo Disney (ESPN e Star+). Pela licitação havia possibilidade de fechar contratos de dois ou de quatro anos.

 

Os números preocupam os clubes porque o dinheiro dos direitos de transmissão da Série B acaba sendo a principal receita da maioria na temporada — alguns, imaginando que pelo menos o valor de 2022 seria repetido, já comprometeram verbas no orçamento de 2023. A CBF vai abrir um novo "round" de ofertas. Até o ano passado, os clubes lideravam as negociações com os grupos de mídia, mas a CBF decidiu tomar à frente para realizar a concorrência que, por enquanto, não está funcionando.

 

A Série B terá início em 15 de abril, daqui dois meses e meio e, por enquanto, está "no escuro", jargão utilizado no meio para se referir a uma competição que não terá transmissão por qualquer plataforma. É improvável que essa situação permaneça assim, mas se os valores se mantiverem muito abaixo do que era pago em 2022 poderá haver necessidade de a CBF dar alguma compensação financeira aos clubes.

 

O mercado avalia que a edição 2023 da divisão de acesso do Brasileiro tem valor inferior ao ano passado porque clubes de grande apelo comercial, como Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia, subiram para a Série A e não houve reposição com o rebaixamento de Ceará, Atlético-GO, Juventude e Avaí.

 

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2023/02/03/cbf-serie-b-direito-de-televisao-campeonato-brasileiro.htm

Link to comment
Share on other sites

AHAHAHAHAHAHA

 

deixe sua gargalhada!!! 

 

me juraram que o fim do monopolio da Globo iria ajudar os clubes.. Paulistao na lama, Cariocao pedindo socorro e agora a Serie B.... 

Edited by J__
  • HAHA 11
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, jornal do boris disse:

mas e claro que a nem a globo pagaria o mesmo com menos times de nome

mas culpa dela que infla pra ter tudo e depois sai causando isso

Será que ela não deu calote (assim como na Conmebol)? :botox:

  • HAHA 6
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, J__ disse:

AHAHAHAHAHAHA

 

deixe sua gargalhada!!! 

 

me juraram que o fim do monopolio da Globo iria ajudar os clubes.. Paulistao na lama, Cariocao pedindo socorro e agora a Serie B.... 

E cadê as big techs? Me prometeram. E o SBT, cadê? Me prometeram. 

Link to comment
Share on other sites

  • VIP Premium Pink
40 minutos atrás, J__ disse:

AHAHAHAHAHAHA

 

deixe sua gargalhada!!! 

 

me juraram que o fim do monopolio da Globo iria ajudar os clubes.. Paulistao na lama, Cariocao pedindo socorro e agora a Serie B.... 

 

26 minutos atrás, Fadokimi disse:

E cadê as big techs? Me prometeram. E o SBT, cadê? Me prometeram. 

 

Mas a Globo está oferecendo 60% menos. O próprio texto cita isso. Ela está participando da disputa. A questão é que o torneio não vale o que cobram. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A Globo inflou os valores dos direitos esportivos no início da década de 10, quando o Clube dos 13 (que mantinha o monopólio global) foi implodido, foi uma estratégia pesada e que simplesmente eliminou a chance de outros players.

 

Vide a desistência geral das outras TVs ao longo da década passada, ninguém se quer fazia oferta.

 

O que o mercado (e a própria Globo) estão fazendo agora é ajustar os valores aos padrões normais.

 

Soma se o fato da decadência publicitária que a TV enfrenta, e que deve se acentuar ao longo dos anos 20 até que se estabilize.

  • Like 8
  • Amei 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Vent disse:

 

 

Mas a Globo está oferecendo 60% menos. O próprio texto cita isso. Ela está participando da disputa. A questão é que o torneio não vale o que cobram. 

Mas se o SBT tem dinheiro, devia aumentar a proposta. Melhor que o Raul Gil.

Link to comment
Share on other sites

  • VIP Premium Pink
14 minutos atrás, Fadokimi disse:

Mas se o SBT tem dinheiro, devia aumentar a proposta. Melhor que o Raul Gil.

Mas se não vai ter retorno financeiro? Só vale investir até um patamar que o mercado publicitário compense. 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fadokimi disse:

E cadê as big techs? Me prometeram. E o SBT, cadê? Me prometeram. 

me prometeram que a Disney pagava em dolar e nao se preocupava com valores em real... :chris1:

  • HAHA 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.