Jump to content
📢 Compra de Pontos e Assinatura agora são via Mercado Pago ×

Ouvi um comentáriode Vai na Fé e não sei se concordam ?!

Recommended Posts

8 minutos atrás, Yugo disse:

Evangélicos são muitos. Não tem como agradar fazendo uma novela evangélica.

A Record agrada porque ela foca em histórias bíblicas. E Amor Sem Igual é uma novela geral com pitadas da Igreja Universal, conversa apenas com esse público.

Globo sabe fazer muito bem é novela espírita. Essas são imbatíveis.

Faz falta mesmo uma novela espírita, e dificilmente não bombam em audiência.........

3 minutos atrás, Tieta 81 disse:

Faz falta mesmo uma novela espírita, e dificilmente não bombam em audiência.........

A única que não foi bem foi Espelho da Vida. E realmente é inexplicável, porque eu vi alguns capítulos e ela é muito boa. A história tem umas viradas incríveis. 

A fase da Globo não tá boa há muito tempo. A realidade é essa. 

Aliás, não só dá Globo, né? Poliana que já deu 17 pontos, hoje da 6. Record não vê dois dígitos há tempos (exceto futebol). Só a Band continua na mesma, aliás há anos. Vira e mexe tá dando 2.5 de média dia.

• Like 1

Agora, Yugo disse:

A única que não foi bem foi Espelho da Vida. E realmente é inexplicável, porque eu vi alguns capítulos e ela é muito boa. A história tem umas viradas incríveis. 

Aliás, não só dá Globo, né? Poliana que já deu 17 pontos, hoje da 6. Record não vê dois dígitos há tempos (exceto futebol). Só a Band continua na mesma, aliás há anos. Vira e mexe tá dando 2.5 de média dia.

No caso de Poliana, o desgaste foi inevitável, né? E já vinha dando sinais disso desde 2018......... Deu no que deu........

Record já vinha numa fase meio tenebrosa há anos, desde O Rico e Lázaro, as bíblicas foram mostrando desgaste, Apocalipse foi um fiasco, Jesus não foi aquelas coisas, fora outras bíblicas que também fiascaram, exceção mesmo foi Gênesis.......

Agora o que assusta na Globo é que após o fim de Pantanal, parece que tudo caiu..... coincidentemente. E nada dá certo......

1 hora atrás, Jonas Lopes disse:

Amg é porque vai além disso. Quem já participou ou participa de grupos evangélicos, sabe que existem regras que devem ser respeitadas, por isso as doutrinas. Nesse caso da Sol, por exemplo se formos levar a risca com a vida real, primeiro, o pastor nunca teria encorajado ela. Segundo, ela teria sido disciplinada e ficado afastada do coral da igreja por um tempo, até mediante a lei da igreja, ela está apta a voltar para as atividades do meio. Se existem várias denominações religiosas diferentes, é pq existem maneiras diferentes de pensar. Sempre foi assim. Talvez pra quem seja de fora, estranhe, e tá tudo bem. Porém ao mesmo tempo que alguém crítica ou acha ruim, também pode estar sendo intolerante ao não reconhecer que isso faz parte do grupo religioso. A partir do momento que uma pessoa se torna evangélica, ela abraça as doutrinas daquela denominação religiosa. E até onde sei, funk e outras danças não são aceitas nesse caso por serem sensuais. Um exemplo mais específico. Os Adventistas do Sétimo Dia guardam o sábado. Eles fazem isso desde sempre, e quem pertence a outra denominação, pode até não concordar, mas é preciso haver o respeito. Enfim, é uma discussão muito longa. Mas no geral é isso. 

Eu tô achando a novela ótima, apesar de me incomodar com certas coisas. Porém levo na esportiva por ser uma ficção e vamos seguindo. 

Eles mostram os evangélicos de uma visão mais idealista, mas não dá pra sentenciar de que não existem pessoas assim. Não é como se todo evangélico seguisse os mesmos dogmas, frequentasse a mesma igreja, enfim.

• Like 3
  • Que situação 1

1 minuto atrás, Tieta 81 disse:

No caso de Poliana, o desgaste foi inevitável, né? E já vinha dando sinais disso desde 2018......... Deu no que deu........

Record já vinha numa fase meio tenebrosa há anos, desde O Rico e Lázaro, as bíblicas foram mostrando desgaste, Apocalipse foi um fiasco, Jesus não foi aquelas coisas, fora outras bíblicas que também fiascaram, exceção mesmo foi Gênesis.......

Agora o que assusta na Globo é que após o fim de Pantanal, parece que tudo caiu..... coincidentemente. E nada dá certo......

Pantanal também não foi bem não. Globo que vendeu como fenômeno, mas ficou muito longe disso. 

Inclusive, a Globo não acerta na grade de programação inteira desde 2012. Ali ela teve uma grade de sucesso das 06h as 0h. 

Agora com essa porcaria de programação até novelas boas como Mar do Sertão e Vai na Fé são prejudicadas.  Um absurdo.

• Surtou 1
  • Que situação 1

Vai na Fé é um novelão. Tem tudo o que se pede em novela. E se crente não tá gostando, que bom, no mínimo está mexendo em algo nele. A novela está tratando os crentes de forma correta. No meu top 3 de protagonistas da Roseane. Sol é a 1°, Paloma a 2° e a Elisa a 3°. Não duvido a Roseane ser a próxima autora do horário das 9 após Renascer. Ela entende o horário das 7 como ninguém.

• HAHA 1

Agora, Yugo disse:

Pantanal também não foi bem não. Globo que vendeu como fenômeno, mas ficou muito longe disso. 

Inclusive, a Globo não acerta na grade de programação inteira desde 2012. Ali ela teve uma grade de sucesso das 06h as 0h. 

Agora com essa porcaria de programação até novelas boas como Mar do Sertão e Vai na Fé são prejudicadas.  Um absurdo.

A gente achava que Pantanal não tinha ido bem, pelos parâmetros de até 2020.... Mas acho que pode ser a referência de teto de um fenômeno ou grande sucesso.......daqui pra frente.

10 minutos atrás, Yugo disse:

Espelho da Vida não deu certo porque se passava em duas fases ao mesmo tempo, além do núcleo do filme que era um saco. Tanto que depois ela se concentrou apenas no passado na novela. 

51 minutos atrás, Guigo disse:

Eles mostram os evangélicos de uma visão mais idealista, mas não dá pra sentenciar de que não existem pessoas assim. Não é como se todo evangélico seguisse os mesmos dogmas, frequentasse a mesma igreja, enfim.

Sim, eu concordo. Inclusive, a igreja que a Sol e a família frequentam é bem neutra, não dá pra saber a que denominação ela pertence. E até lembra muito as igrejas protestantes norte-americanas, principalmente pelo uso da beca que aqui no Brasil GERALMENTE se usam apenas em festas especiais. Porém, a Rosane comentou que a ideia era chamar o público evangélico através de uma representatividade (?). No entanto, pelo caminho meio dado, esse ideia não está se sustentando, pois até pode soar ofensivo para alguns mais fiéis as doutrinas. Isso não desmerece a novela, pois funciona para o público no geral. Todavia, não sei se essa abordagem mais otimista é feita de propósito, ou é apenas saudosismo. E eu desconfio desse último caso, por duas cosias. Primeiro, o Carlão chamou o Lui Lorenzo de desviado, mas aplicou o termo errado. Desviado é quem já foi evangélico, e deixou o meio. Segundo, no capítulo 06, o jornalista acerta que a Sol é evangélica porque ela diz "graças a Deus", e não faz sentido pq é uma frase comum que pode ser dita por qualquer pessoa, independente de religião. 

13 horas atrás, Jonas Lopes disse:

Amg é porque vai além disso. Quem já participou ou participa de grupos evangélicos, sabe que existem regras que devem ser respeitadas, por isso as doutrinas. Nesse caso da Sol, por exemplo se formos levar a risca com a vida real, primeiro, o pastor nunca teria encorajado ela. Segundo, ela teria sido disciplinada e ficado afastada do coral da igreja por um tempo, até mediante a lei da igreja, ela está apta a voltar para as atividades do meio. Se existem várias denominações religiosas diferentes, é pq existem maneiras diferentes de pensar. Sempre foi assim. Talvez pra quem seja de fora, estranhe, e tá tudo bem. Porém ao mesmo tempo que alguém crítica ou acha ruim, também pode estar sendo intolerante ao não reconhecer que isso faz parte do grupo religioso. A partir do momento que uma pessoa se torna evangélica, ela abraça as doutrinas daquela denominação religiosa. E até onde sei, funk e outras danças não são aceitas nesse caso por serem sensuais. Um exemplo mais específico. Os Adventistas do Sétimo Dia guardam o sábado. Eles fazem isso desde sempre, e quem pertence a outra denominação, pode até não concordar, mas é preciso haver o respeito. Enfim, é uma discussão muito longa. Mas no geral é isso. 

Eu tô achando a novela ótima, apesar de me incomodar com certas coisas. Porém levo na esportiva por ser uma ficção e vamos seguindo. 

O espectro de igrejas evangélicas é muito grande e, por consequência, as diferenças entre elas. O que pode ser visto de forma mais conservadora em uma, em outra pode ter uma visão mais liberal. Até por não haver um costume de ser retratada em novelas, não existe uma regra de certo ou errado. É um terreno fragmentado, pouco explorado na teledramaturgia e que, por várias vezes, já resvalou na caricatura.

A menos que a novela seja feita sob encomenda para uma igreja específica (caso de Amor sem Igual com a IURD), sempre vai ter elementos que não soam como naturais numa congregação. Não tem como fugir, nem agradar todo mundo.

A Rosane entendeu isso e optou por fazer uma igreja evangélica genérica, com elementos comuns a qualquer um que professe fé cristã (evangélica ou não) e algumas coisas idealizadas de forma positiva, como o pastor da Sol - que realmente é tão compreensivo e acolhedor que nem parece de verdade, lembra mais os padres bonzinhos de novelas das 6.

Pode não ser a solução mais realista possível, mas também não ofende ninguém. É um ambiente aspiracional, que funciona dentro da proposta.

• Like 2