Jump to content

Salários mínimos na América Latina em Dólar

Gabriel C

Recommended Posts

43 minutos atrás, Halle disse:

O da Argentina dá algo em torno de 1040 reais em conversão direta pro real, mas com um poder de compra do dobro do brasileiro. 

Na conta com o dólar blue né, que foi a que fizeram ali também.

Mas como você disse, nessa mesma conta o leite é 2 reais, o óleo de soja 3, sabonete dove 2, etc (mas o Viz disse que lá tá tão caro como aqui, deve ter olhado umas roupas da Lacoste, como se fosse isso o que compusesse o poder de compra do povo).

• HAHA 5

No Brasil o problema é que tem muito benefício do governo vinculado ao mínimo, né? Cada 2 reais de reajuste impacta quase 1 bi nas contas do governo. Um aumento para o patamar do Chile teria um impacto de uns 500 bilhões nas contas públicas.

4 horas atrás, Pedro Henrique disse:

o que importa é o poder de compra não o valor

De fato. E o Brasil é enorme, poder de compra varia e muito dentro do país. Os mínimos estaduais são uma medida interessante.

• Like 1

4 horas atrás, Pedro Henrique disse:

o que importa é o poder de compra não o valor

27 minutos atrás, Barbano disse:

De fato. E o Brasil é enorme, poder de compra varia e muito dentro do país. Os mínimos estaduais são uma medida interessante.

Vou além: normalmente é mais interessante olhar o poder de compra não do salário mínimo (definido meio na canetada pelos governos), mas do salário médio de um país, do salário que um cidadão bem no meio da pirâmide costuma receber.

O problema é que poucos países não-desenvolvidos têm esse dado. 

• Like 3

4 horas atrás, IMPOSTO NAS GRANDES FORTUNAS disse:

Na conta com o dólar blue né, que foi a que fizeram ali também.

Mas como você disse, nessa mesma conta o leite é 2 reais, o óleo de soja 3, sabonete dove 2, etc (mas o Viz disse que lá tá tão caro como aqui, deve ter olhado umas roupas da Lacoste, como se fosse isso o que compusesse o poder de compra do povo).

Tu tá falando umas asneiras. Óleo de soja é caro na argentina, eles usam o óleo de girassol. :hmconfu1:

• Putz 1

2 horas atrás, Vitorgrs disse:

Tu tá falando umas asneiras. Óleo de soja é caro na argentina, eles usam o óleo de girassol. :hmconfu1:

Quando o Viz disse que tava tudo tão caro aqui quanto na Argentina tu não disse que ele tava falando umas asneiras.

Mas vamos lá. Um real tá dando 73 pesos nessa conversão que usaram pra fazer a tabela acima.

Leite 135.20, 1.85: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-leche-parcialmente-descremada-record-ttb-1-ltr/_/A-00530994-00530994-200

Mistura de óleo de soja com girassol 1.5 litros por menos de R$ 4.31. Fossem 900ml como é o nosso, R$ 2.59: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-leche-parcialmente-descremada-record-ttb-1-ltr/_/A-00530994-00530994-200

Sabonete dove com 3 por 540. Preço da unidade em real R$ 2.47: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-jabon-de-tocador-dove-original-multipack-3x90-grs/_/A-00462665-00462665-200 (esse um pouco mais que 2 redondo, mas ainda pelo menos 40% mais barato que aqui. Seguido eles tem promoções de 3 X 2 também).

Lembre que, ao contrário de quem acredita na Globo e tem saudades do PSDB, eu costumo saber o que eu falo. Não falo porque ouvi falar ou porque soube de um amigo que foi pra lá e disse alguma coisa.

Edited by IMPOSTO NAS GRANDES FORTUNAS

1 hora atrás, IMPOSTO NAS GRANDES FORTUNAS disse:

Quando o Viz disse que tava tudo tão caro aqui quanto na Argentina tu não disse que ele tava falando umas asneiras.

Hein? Nunca disse isso. Mais uma vez botando palavras na minha boca. 

1 hora atrás, IMPOSTO NAS GRANDES FORTUNAS disse:

Mas vamos lá. Um real tá dando 73 pesos nessa conversão que usaram pra fazer a tabela acima.

Leite 135.20, 1.85: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-leche-parcialmente-descremada-record-ttb-1-ltr/_/A-00530994-00530994-200

Mistura de óleo de soja com girassol 1.5 litros por menos de R$ 4.31. Fossem 900ml como é o nosso, R$ 2.59: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-leche-parcialmente-descremada-record-ttb-1-ltr/_/A-00530994-00530994-200

Sabonete dove com 3 por 540. Preço da unidade em real R$ 2.47: https://www.cotodigital3.com.ar/sitios/cdigi/producto/-jabon-de-tocador-dove-original-multipack-3x90-grs/_/A-00462665-00462665-200 (esse um pouco mais que 2 redondo, mas ainda pelo menos 40% mais barato que aqui. Seguido eles tem promoções de 3 X 2 também).

Lembre que, ao contrário de quem acredita na Globo e tem saudades do PSDB, eu costumo saber o que eu falo. Não falo porque ouvi falar ou porque soube de um amigo que foi pra lá e disse alguma coisa.

Eu nunca falei isso pra ele por que nunca vi ele falando isso. eu nunca falei que lá é mais barato ou caro que aqui, apenas dizendo que usam óleo de girassol e não soja....

Tu cria umas maluquices na sua cabeça que ainda não entendo. :xuxa4:

6 minutos atrás, Vitorgrs disse:

Eu nunca falei isso pra ele por que nunca vi ele falando isso. eu nunca falei que lá é mais barato ou caro que aqui, apenas dizendo que usam óleo de girassol e não soja....

E eu nem faria esse tipo de comparação porque, assim, a Argentina até ontem era mais rica que a ex-colonizadora Espanha, né? Não dá para comparar ao Brasil, é um patamar muito diferente. Até umas décadas atrás seria como comparar o Brasil a uma França da vida. A melhor comparação da Argentina é com ela própria. 

7 minutos atrás, Vitorgrs disse:

Usam mesmo. É o mais comum e ainda está mais barato que o de soja aqui (que dirá que o de girassol aqui). Mas continua certa minha observação, não entendi porque rebateu. Falei que o óleo de soja tá 3 reais. E o óleo composto de soja é girassol tá menos de 3 reais no proporcional à nossa embalagem. Dei uma informação de bom tamanho para o Happy Hour, não estou fazendo estudos econômicos avançados. Apenas uma comparação básica onde citei 3 itens não supérfluos por metade do preço daqui.

1 minuto atrás, Ricardo Viz disse:

E eu nem faria esse tipo de comparação porque, assim, a Argentina até ontem era mais rica que a ex-colonizadora Espanha, né? Não dá para comparar ao Brasil, é um patamar muito diferente. Até umas décadas atrás seria como comparar o Brasil a uma França da vida. A melhor comparação da Argentina é com ela própria. 

Verdade, a derrocada nas ditaduras de direita e no governo Macri foram grandes. Sorte que os 12 anos de Nestor e Cristina recuperaram parte do estrago.

• HAHA 1