Jump to content
Vote no eplay ×


STF mantém inegibilidade do ex-governador da PB, Ricardo Coutinho (PT)

Recommended Posts

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao pedido da defesa do ex-governador e candidato ao Senado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), para rever a sua inelegibilidade.

 

A decisão monocrática foi tomada nesta sexta-feira (12), mesmo dia em que o petista registrou sua candidatura ao Senado Federal pela Paraíba.

 

Ricardo está inelegível devido a uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por uso eleitoreiro do programa Empreender, nas eleições de 2014, quando foi candidato à reeleição.

 

A inelegibilidade foi determinada pelos oito anos seguintes à conduta vedada, considerando como marco inicial o data do primeiro turno das eleições daquele ano. Assim, a punição se encerra no dia 5 de outubro, três dias após a eleição geral deste ano.

 

Agora, o TRE vai analisar o pedido de registro feito pelo ex-governador. A elegibilidade é um requisito básico para o deferimento desse registro.

 

De acordo com o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

 

O que diz a defesa de Ricardo Coutinho

 

Em nota à imprensa, a defesa do ex-governador informou que a sanção de inelegibilidade contra sua pessoa continua em discussão no Supremo Tribunal Federal, apesar da negativa proferida pela Ministra Rosa Weber.

 

"O assunto ainda será debatido no próprio Recurso Extraordinário mencionado e, além disso, aguarda avaliação da Ministra Cármen Lúcia no âmbito da Tutela Provisória Incidental requerida no ARE 1363103, interposto na AIJE 2007-51.2014. De todo modo, após a apreciação inicial das eminentes Ministras, a questão pode ser submetida à decisão colegiada do Supremo Tribunal Federal", dizem os advogados em nota.

 

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/08/12/stf-mantem-inelegibilidade-do-ex-governador-ricardo-coutinho.ghtml

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Marz disse:

PT deveria ter era apoiado João

 

esse aí tá mais queimado que tudo :bia2:

Pois é. Enfraqueceu a candidatura de João e agora tá aí a candidatura de Pedro Cunha Lima disparando. E ainda tem o bolsonarista Nilvan. Tô com medo. :medo:

  • Chocado 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.