Jump to content


pesquisa Pesquisa Mapa: Lula 36,8%, Bolsonaro 26,8%, Moro 5,1%, Ciro 5,0% ; Segundo Turno Lula 51,4 % x 31,5 % Bolsonaro


Chiquinho
 Share

Recommended Posts

Eleições 2022: pesquisa dos Grupos ND e RIC aponta Lula à frente de Bolsonaro

Dados fazem parte de levantamento realizado pelo Instituto Mapa, que ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país

 

Caso o primeiro turno das eleições presidenciais fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 36,8% das intenções de voto, contra 26,8% de Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, contratada pelos grupos de comunicação ND, de Santa Catarina, e RIC, do Paraná. O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, em todas as regiões do Brasil, de 18 a 20 de maio.

 

Entrevistados foram questionados sobre 8 possíveis candidatos a presidente em 2022 – Foto: Arte/ND

 

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento foi feito por meio de entrevistas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

Pesquisa mostra polarização

O resultado retrata a atual polarização eleitoral no país. Os possíveis adversários de Bolsonaro e Lula obtêm índices distantes dos líderes: Sérgio Moro 5,1%, Ciro Gomes 5%, Luciano Huck 4,5%, João Doria 3,3%, Luiz Mandetta 2,7%, e João Amoêdo 2,6%.

 

Enquanto isso, os votos brancos/nulos/’nenhum’ chegaram a 5,1%, e os que não opinaram ou indecisos foram 8,4%. Confira:

Em 2022 teremos eleição para presidente. Entre estes possíveis candidatos, em quem você votaria, se a eleição fosse hoje?:

 

Eleitores responderam em quem votariam se a eleição fosse hoje – Foto: Instituto Mapa/Divulgação/ND

 

 

 

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 51,4% das intenções de voto, ante a 31,5% de Bolsonaro. Enquanto isso, 11,7% das pessoas ouvidas responderam que votariam branco/nulo e 5,5%, não souberam dizer

 

.Em caso de segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva, para qual você daria o seu voto, se a eleição fosse hoje?:

 

Eleitores responderam em quem votariam caso o segundo turno fosse hoje – Foto: Instituto Mapa/Divulgação/ND

 

 

 

Estamos entrando na série A [das pesquisas], foi uma pesquisa nacional”, avaliou o presidente do Mapa, José Nazareno Vieira (Zeno). Ele reforçou que o levantamento é baseado em fontes seguras, e muito equilibrado na representatividade proporcional do eleitor brasileiro.

A pesquisa é dividida pelas cinco regiões do país, com os pesos proporcionais dos municípios. “Tudo isso muito atento e muito baseado naquilo que é fonte confiável, e posso dizer: ‘esse é o retrato do momento’. Nosso resultado ratifica os últimos resultados apresentados, tanto com a metodologia presencial quanto por telefone”, comentou.

Rejeição de Bolsonaro ultrapassa 52%

Sobre o índice de rejeição, Bolsonaro apareceu na frente, com 52,2%. Lula ficou em segundo lugar, rejeitado por 28,2% dos entrevistados de todo o Brasil. A pesquisa perguntou “Em qual destes você não votaria de jeito nenhum, qual você rejeita mais?”, com resposta única estimulada. Atrás de Bolsonaro e Lula ficou João Doria, com 4,4% de rejeição, e Ciro Gomes, com 3,9%. Confira:

 

rejeicao.jpeg

 

 

 

Lula lidera em três regiões e entre as mulheres

O ex-presidente Lula está à frente em três das cinco regiões do país. O petista lidera no Norte (47,2%), Nordeste (44,8%) e Sudeste (34,6%), sendo que as duas últimas são os maiores colégios eleitorais do país. O presidente Bolsonaro tem maioria do eleitorado no Centro-Oeste (33,1%) e no Sul (31,5%).

Outro ponto da pesquisa aponta que Lula tem a preferência de 39,6% do eleitorado feminino, enquanto Bolsonaro tem a escolha de 19,8%. Entre os eleitores do sexo masculino, há um empate técnico entre os dois principais nomes: Bolsonaro com 34,6% e Lula com 33,6%.

Mulheres são maioria do eleitorado de Lula; homens os de Bolsonaro

Em um eventual segundo turno, a intenção de votos em Lula seria de 45% do eleitorado masculino e 57,1% do feminino. Por outro lado, Bolsonaro teria 39,2% dos votos do eleitor masculino e 24,5% do voto feminino.

Lula lidera em quase todas as faixas de idade, com um empate técnico com Bolsonaro, dentro da margem de erro, entre a população dos 45 a 59 anos. O ex-presidente também tem preferência nos níveis de escolaridade fundamental e médio. Entre os formados em nível superior, há empate técnico entre Lula e o atual presidente.

Lula tem a preferência da população economicamente ativa (35,9%) e não ativa (39,7%), contra 30,4% e 15%, respectivamente, obtidos por Bolsonaro.

Avaliação do governo Bolsonaro

Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros avalia de forma negativa a gestão do presidente Bolsonaro. Para 55% dos entrevistados, o governo é ruim ou péssimo, enquanto 28,7% se manifestam positivamente, considerando o governo ótimo ou bom.

A melhor avaliação do governo está nas regiões Sul e Centro-Oeste, respectivamente, com 37,4% e 37,1%, que consideram a administração de Bolsonaro ótima e boa. Veja:

Como você avalia a gestão do Presidente Jair Bolsonaro?:

Entrevistados responderam como avaliam a gestão do presidente Jair Bolsonaro – Foto: Instituto Mapa/Divulgação/ND

 

 

https://ndmais.com.br/politica-brasileira/eleicoes-2022-pesquisa-dos-grupos-nd-e-ric-aponta-lula-a-frente-de-bolsonaro/

Link to comment
Share on other sites



  • Replies 13
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Depois do Bolsonaro ter ignorado solenemente os bispos deportados, as empresas de pesquisa ligadas à Record vão apostar todas no Lula sem dó. Aguardando o Realtime soltar a dela.

Link to comment
Share on other sites

Socorro mAis uma com Lula se consolidando

Datafolha pare e ter captadomelhpr que o altas a opinião do povo no mes de maio.

Em julho ambos devem retornar 

Que falta faz o ibope

O substituto ainda não teve clientes fixos pelo visto

 

Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Brunao disse:

Lula cok só 28% de rejeição, gente? 

SIGNIFICA PELA MANEIRA DA PERGUNTA QUE O ÓDIO AO BOZO É MAIOR QUE O ÓDIO AO LULA

O POVO RESPONDE EM 1 LUGAR VOTO CONTRA NO BOZO

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.