Jump to content


Os roteiros da Globo estão tão enxutos atualmente


Lucas

Recommended Posts

20 horas atrás, Lucas disse:

Mas indicando no roteiro até o que o segurador de microfone tem que fazer fica fácil. Já li muitos roteiros do Walcyr, ele dá pitaco até na trilha sonora. Em tese isso não é papel de roteirista, não. A Globo é quem deu essa liberdade pra eles e parece ter se arrependido. Mas pelo Walcyr ser conservador eu acho que dão a liberdade pra ele continuar escrevendo da forma como se acostumou sem alterarem nada. 

Concordo com Walcyr

Diretor estraga tudo aff

Link to comment
Share on other sites

Isso deve, aos poucos, reduzir o status quo do roteirista no Brasil. Eu até abri tópico uma vez falando de como fora o diretor tem muito mais prestígio na dramaturgia que o roteirista e aqui é o contrário. O roteirista é o manda chuva, é o responsabilizado se a novela fracassa, os produtos são associados a ele e etc. 

 

Lá fora é o filme do diretor x. Aqui é novela do roteirista z. Então, com o tempo, essa mudança deve elevar a força do diretor na dramaturgia nacional, já que sua responsabilidade aumentou drasticamente. 

  • Triste 1
Link to comment
Share on other sites

  • VIP Premium Silver
1 hora atrás, Dief disse:

Isso deve, aos poucos, reduzir o status quo do roteirista no Brasil. Eu até abri tópico uma vez falando de como fora o diretor tem muito mais prestígio na dramaturgia que o roteirista e aqui é o contrário. O roteirista é o manda chuva, é o responsabilizado se a novela fracassa, os produtos são associados a ele e etc. 

 

Lá fora é o filme do diretor x. Aqui é novela do roteirista z. Então, com o tempo, essa mudança deve elevar a força do diretor na dramaturgia nacional, já que sua responsabilidade aumentou drasticamente. 

Mas filme e novela são dois produtos diferentes. O autor de novela aqui no Brasil é semelhante ao showrunner das séries lá foram que muitas vezes são os que tem a maior força. Shonda Rhimes, Ryan Murphy que são os roteiristas-chefes mais conhecidos dos EUA sempre são os que geram o hype na divulgação das séries, da mesma forma que um Walcyr Carrasco, JEC e Glória Perez deixam as pessoas ansiosas por suas novelas. 

 

No cinema é o mesmo, sempre quem ganha mais destaque é o diretor. Um Fernando Meirelles, José Padilha, Kleber Mendonça Filho são mais lembrados que o roteirista da produção, assim como lá nos EUA um Steven Spielberg, James Cameron ou o Quentin Tarantino geram essa empolgação 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Fema disse:

Uma dúvida

Quando tem flashback é mais encheção de linguiça da direção, no caso naqueles irrelevantes tipo lembranças de beijos e etc, ou o autor que indica? 

Na Globo 90% dos flashbacks é pedido do roteiro. Costuma entrar à toa quando o capítulo pronto não preenche o tempo de arte que deve ocupar na programação.

 

Na Record é uma zona total e eles enfiam flashback toda hora pra esticar a novela mesmo

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Dief disse:

Isso deve, aos poucos, reduzir o status quo do roteirista no Brasil. Eu até abri tópico uma vez falando de como fora o diretor tem muito mais prestígio na dramaturgia que o roteirista e aqui é o contrário. O roteirista é o manda chuva, é o responsabilizado se a novela fracassa, os produtos são associados a ele e etc. 

 

Lá fora é o filme do diretor x. Aqui é novela do roteirista z. Então, com o tempo, essa mudança deve elevar a força do diretor na dramaturgia nacional, já que sua responsabilidade aumentou drasticamente. 

Tv é território do roteirista e cinema é território do diretor, basicamente. 


Lucas, se puder mandar por mp, agradeço 

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.