Jump to content

pesquisa Datafolha aponta que soltura de Lula foi justa para 54% e injusta para 42%

K.M
 Share

Recommended Posts

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 54% dos entrevistados entenderam que a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Outros 42% avaliaram que a libertação é injusta. 5% não responderam.

Lula foi preso em 7 de abril de 2018, para cumprir a pena a que foi condenado no caso do triplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. Um ano e sete meses depois, em 8 de novembro, foi solto após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer o direito dos réus de recorrer em liberdade até o julgamento do último recurso (veja vídeo mais abaixo).

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

O levantamento também questionou se o entrevistado confia ou não no ex-presidente.

• Sempre confia: 25%
  • Às vezes confia: 36%
  • Nunca confia: 37%
  • Não sabe: 2%

Avaliação sobre a condenação

A condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex ocorreu em julho 2017 e foi confirmada em 2ª instância em janeiro de 2018.

Em abril daquele ano, logo após o ex-presidente iniciar o cumprimento da pena, o Datafolha perguntou a opinião dos entrevistados sobre a prisão. O resultado foi:

• Justa: 54%
  • Injusta: 40%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

O levantamento de 2018 ouviu 4.194 pessoas entre 11 e 13 de abril daquele ano em 227 municípios. A margem de erro também era de 2 pontos para mais ou para menos.

G1

Edited by K.M

• Replies 7
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

40 minutos atrás, Ricardo Viz disse:

Normal. É perfeitamente possível achar a condenação E a soltura justas. É o meu caso, por exemplo, como sempre disse aqui.

Por isso não vejo nenhuma contradição na maior parte do povo ter achado ao mesmo tempo a prisão e a soltura justas. 

Existe a justiça moral e a constitucional/legal. Caso a pergunta da pesquisa se trate de justiça constitucional, sobre a soltura ter cumprido ou não os preceitos legais, eu concordo em partes com vc. Em partes pq grande parte da população (acredito que uma ampla maioria) não tem discernimento e entendimento jurídico pra ter uma opinião mais densa do que “se ele foi solto é pq é inocente” ou “se ele foi solto é pq o STF é corrupto”, mas ainda assim, só tendo essa interpretação de justiça que eu vejo como justificável esse resultado. 
Se não foi feita essa distinção, a tendência é que as pessoas interpretem justiça como justiça moral, tipo “eu acho que ele tinha que ficar preso pq ele roubou muito e pronto”.

por isso que, pra mim, o resultado foi surpreendente. 

1 minuto atrás, K.M disse:

Existe a justiça moral e a constitucional/legal. Caso a pergunta da pesquisa se trate de justiça constitucional, sobre a soltura ter cumprido ou não os preceitos legais, eu concordo em partes com vc. Em partes pq grande parte da população (acredito que uma ampla maioria) não tem discernimento e entendimento jurídico pra ter uma opinião mais densa do que “se ele foi solto é pq é inocente” ou “se ele foi solto é pq o STF é corrupto”, mas ainda assim, só tendo essa interpretação de justiça que eu vejo como justificável esse resultado. 
Se não foi feita essa distinção, a tendência é que as pessoas interpretem justiça como justiça moral, tipo “eu acho que ele tinha que ficar preso pq ele roubou muito e pronto”.

por isso que, pra mim, o resultado foi surpreendente. 

O que as pesquisas recentes mostram é que a maior parte do povo o considera culpado, mas acha justo que ele saia da prisão. 

Nem precisa ser uma questão constitucional, as pessoas podem simplesmente achar (como eu acho) que ele já pagou o que deveria pagar pelos crimes que cometeu.

Agora, Ricardo Viz disse:

O que as pesquisas recentes mostram é que a maior parte do povo o considera culpado, mas acha justo que ele saia da prisão. 

Nem precisa ser uma questão constitucional, as pessoas podem simplesmente achar (como eu acho) que ele já pagou o que deveria pagar pelos crimes que cometeu.

Amigo, eu não discordo do seu posicionamento e nem do que

vc pensa. Eu só discordo que esse pensamento predomine... se a gente sair na rua e encontrar  1 a cada 10 pessoas dizerem “eu acho justa a prisão e acho justa a soltura” é muito 

40 minutos atrás, K.M disse:

Amigo, eu não discordo do seu posicionamento e nem do que

vc pensa. Eu só discordo que esse pensamento predomine... se a gente sair na rua e encontrar  1 a cada 10 pessoas dizerem “eu acho justa a prisão e acho justa a soltura” é muito 

Vamos supor que 6 em cada 10 brasileiros tenham sido favoráveis à prisão do Lula.

Dos 4 não favoráveis, é razoável pensar que 100% (ou quase isso) achem justo ele sair da cadeia. 

Se, no entanto, desses 6 favoráveis pouco mais de 20% acharem justa a saída dele (me parece um número aceitável), já é suficiente para haver uma maioria.

Não é algo absurdo ou incoerente com as outras pesquisas. 

36 minutos atrás, K.M disse:

O que eu acho é que houve uma diminuição da rejeição do Lula. Prova disso é o índice de confiança dele, que tá melhor que o do Bolsonaro.. 

Ah, sim, entendi seu ponto, amigo. Verdade, essa é uma possibilidade válida também, para saber com certeza precisamos esperar pesquisas de rejeição do Datafolha. 

Para o povão, se a justiça mandou prender, é porque é culpado. Se mandou soltar, é porque é inocente. A meu ver é isso, muitos consideram que, se ele foi solto, é porque foi inocentado.

E, mesmo juridicamente, Lula é considerado inocente, pois só pode ser considerado culpado após o trânsito em julgado.