Jump to content
  • Create New...

Kassab: 'Acredito que o Brasil terá no máximo sete ou oito partidos em 2027'

Recommended Posts

• VIP Premium Special

uol-entrevista-com-gilberto-kassab-presi

A política do Brasil poderá, em breve, ser conduzida um número de partidos bem menor que o atual. A avaliação foi feita por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, em participação no UOL Entrevista de hoje.

Para Kassab, algumas siglas menores deverão ter dificuldades para superar a cláusula de barreira (ou seja, a votação mínima) em eleições. Assim, segundo ele, a tendência é que tais partidos se unam em novas siglas ou deixem de existir.

“Teremos, no Brasil, em 2027, no máximo sete ou oito partidos. Vai haver fusão. Independente da coligação, vamos ter uns seis, sete partidos em 2022 que não vão atingir o desempenho. Ou vão ser incorporados”, analisou. “O processo começa agora. Se o PSD não estiver dentro desses critérios, vai fazer uma fusão para quem tenha mais vínculos no campo ideológico; daqui para frente, o campo ideológico dará cara aos partidos.”

Entre os partidos que podem participar das disputas daqui alguns anos, para Kassab, está o Aliança pelo Brasil. A agremiação idealizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por parte de sua base de apoio ainda não saiu do papel, mas o ex-prefeito de São Paulo acredita que tenha chance de agregar outras siglas.

“(O Aliança) vai vingar. Ele é presidente da República, representa 10%, 12% do eleitorado. Ele não quis fazer o partido porque não quis participar das eleições municipais. Depois das eleições (de 2020), ele fará rapidamente e, na janela partidária, ele com certeza vai migrar para esse partido”, acredita.

FONTE

• Like 2

Acho que tende a diminuir mesmo, com a cláusula de barreiras e o fim das coligações proporcionais. Mas não pra 7 ou 8, acho que vai estabilizar em uns 12/13. Acho que os que vão continuar são PT, PSDB, MDB, PDT, PSB, PSD, Progressistas, Democratas e Republicanos. Fora esses, acho que esse partidos ideológicos que elegem poucos deputados, como PSOL e Novo, vão resistir. E talvez alguns nanicos ideológicos, como PCB, PSTU e PCO. 

• Like 1
  • VIP Premium Special

MDB (por conta da municipalidade, deve permanecer inalterado)

PSDB/DEM (fundidos)

PP/PR/PSD (um partido de centro, mesmo, fisiológico)

PSB/PDT/PCdoB/REDE/PV (centro-esquerda)

PT/PSOL (esquerda)

REPUBLICANOS/PSC/PSL/PTB (triste ver o PTB nessa lista, mas aqui ficaria o partido de centro-direita)

E outros de menor força.

• VIP Premium Special
12 minutos atrás, Pedro Henrique disse:

PV na centro-esquerda? :xuxa2:

Historicamente ele é centro-esquerda, mas a História fez ele bandear pro lado da centro-direita.

48 minutos atrás, Brandon disse:

PT

PDT/PSB

PSOL

MDB

PSDB/DEM

ALIANÇA 

REPUBLICANOS

NOVO

:hmmm:

PSOL e NOVO? Acho que não

Podem até continuar, mas no esquema desses de agora que estão sem tempo de TV. E aí enfraquece demais, porque quem vai querer se filiar a um partido sem estrutura?