Jump to content
×
×
  • Create New...


Autor relembra intervenção de Silvio de Abreu em novela: “Prejudicou muito”


Recommended Posts

João Ximenes Braga

 

Longe da TV há 5 anos, desde que dividiu a autoria de Babilônia (2015) com Gilberto Braga e Ricardo Linhares, João Ximenes Braga participou de uma live promovida pela Editora SC Literato no Instagram na última terça-feira (16) e relembrou os bastidores conturbados da trama que enfrentou diversas mudanças no roteiro e se tornou um dos maiores fracassos da dramaturgia da Globo.

 

O autor atribuiu o fraco desempenho do folhetim às intervenções feitas por Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da emissora, que na época afastou de si a responsabilidade pelas alterações e afirmou na imprensa que os próprios autores apontaram falhas no roteiro e estavam reformulando a história, sem que o enredo original fosse alterado.

 

“Babilônia é uma coisa que me dói falar. É público que houve uma interferência a partir da terceira semana, descaracterizou a novela, e a novela que se deu ali depois dessa interferência não foi a que eu gostaria de ter feito, não foi a que eu me propus a fazer, não tinha a espinha dorsal original da novela e isso prejudicou muito”, relatou.

 

João também lembrou a boa recepção de Babilônia diante da crítica especializada e de parte do público antes das primeiras mudanças. “Eu lembro que a audiência estava baixa mas tinha um prestígio de crítica e repercussão nas redes sociais. Avenida Brasil não tinha no início esse prestígio que Babilônia tinha ali naquelas primeiras semanas. Mas a empresa, que é dona do produto, achou por bem intervir, mudar os rumos da novela e eu não fiquei satisfeito com o resultado final”, lamentou.

 

Diferente de Babilônia, o autor relembrou com orgulho o seu primeiro trabalho como autor principal na Globo, Lado a Lado, em parceria com Claudia Lage. A novela abordou o período pós-Abolição da Escravatura no Brasil e, apesar da audiência pouco expressiva, derrotou Avenida Brasil na premiação do Emmy Internacional como Melhor Novela de 2012.

 

“As coisas que a gente conseguiu fazer ali de representatividade, em uma época que ainda existia menos insistência sobre esse ponto, mas a gente conseguiu avançar bastante. Era uma novela que misturava diversos eventos históricos reais, como a Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, e eu tenho muito orgulho de ter feito”, comemorou.

 

Minissérie sobre Ângela Diniz

 

João Ximenes Braga também revelou detalhes de suas pesquisas para uma nova minissérie do Globoplay, sobre o assassinato de Ângela Diniz, socialite que no ano de 1976 foi vítima de feminicídio – embora este termo ainda não fosse reconhecido como qualificação do crime hediondo pela Justiça Brasileira –, e desencadeou protestos feministas pelo país após a sentença branda dada ao réu em seu primeiro julgamento.

 

“A imprensa, no início, ficou muito contra a Ângela, demonizando aquela mulher, que era uma mulher muito livre sexualmente, e no primeiro julgamento, ele [Doca Street, o companheiro] não foi exatamente absolvido mas foi posto em liberdade. […] A partir daí, teve uma revolta popular muito grande e a situação inverteu, começaram a pressionar pela não impunidade do feminicida, e ao fim deste processo, o Doca foi condenado”, resumiu.

 

Com direção de Bruno Barreto, a minissérie terá 6 episódios e, a princípio, será produzida com exclusividade para o serviço de streaming da Globo, podendo ser exibida na TV aberta no futuro.

 

https://rd1.com.br/autor-relembra-intervencao-de-silvio-de-abreu-em-novela-prejudicou-muito/

Link to post
Share on other sites


A novela era ruim, mas as intervenções do Silvio foram péssimas, aquele destaque do casal de chuchu do Chay era péssimo, deveria deixar a história inicial, pelo menos teria sido uma novela forte, e não Frankstein, assim como A Lei do Amor

Link to post
Share on other sites
4 minutos atrás, J__ disse:

Pra começo de conversa, se a novela tivesse indo bem nem intervenção do Silvio de Abreu teria.. :gret3:

 

Exato kkk

 

E a outra novela dele tb fracassou mto em audiência: Lado a Lado

Link to post
Share on other sites
8 minutos atrás, Mathis disse:

Lembro que o primeiro capítulo foi super elogiado 

Kkkkkk

O público caiu em cima do beijo lésbico das senhoras de idade. 

Edited by J__
Link to post
Share on other sites

As intervenções foram ridículas. Deixaram a novela sem identidade e a audiência subiu? Não. Era melhor ter deixado como seria e foda-se a audiência. Pelo menos ia ter qualidade, coisa que passou longe.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

E nem adiantou mexer... O Silvio podia muito bem pros proprios autores mexerem na historia por conta propria depois de um mês... Ele nao pôs o Ricardo Linhares para mexer em duas novelas depois disso? Deixava que o proprio Linhares cuidasse da novela... O Silvio nessa epoca parecia aqueles empregados que fazem de tudo pra ser útil...

Link to post
Share on other sites

A novela começou mal das pernas mas grande parte da culpa realmente foi do Silvio de Abreu.

Babilônia precisava sim de alguns ajustes como toda novela, mas o que ele fez acabou mudando toda a proposta da trama que perdeu sua identidade e virou nada com coisa alguma.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Agora, gui260990 disse:

As intervenções foram ridículas. Deixaram a novela sem identidade e a audiência subiu? Não. Era melhor ter deixado como seria e foda-se a audiência. Pelo menos ia ter qualidade, coisa que passou longe.

não tinha qualidade nem antes da intervenção, amigo...

era péssima antes e depois. 

Link to post
Share on other sites

Babilônia é um hino injustiçado, em plena guerra com ODM Silvio de Abreu fez atrocidades, tal em A Lei do Amor.

 

Se tivesse a dignidade que ADM está tendo ambas não seriam esse fracasso todo não.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.