Jump to content


PierreDumont

Há 20 anos, CNT desfazia parceria com a TV Gazeta e sucateava programação

Recommended Posts

 

Atualmente jogada às traças e toda arrendada para a programação religiosa, a CNT (Central Nacional de Televisão) já teve seus dias de glória na segunda metade da década de 1990, graças a uma parceria com a TV Gazeta.

Tendo revelado nomes importantes e no ar até hoje como Luciano Huck e Ratinho, a CNT foi inaugurada em 1993, sucedendo a Rede OM, criada nos anos 80 pelo empresário e político José Carlos Martinez no estado do Paraná. A mudança no nome (de Rede OM para CNT) se deu pela ideia de transformar a emissora paranaense numa potência nacional.

Para começar a colocar esse plano em prática, a CNT se associou à TV Gazeta e levou sua programação à principal praça do país, São Paulo.

Clodovil liderou mudança
 

Em maio de 1993, estreava o programa Clodovil em Noite de Gala, transmitido diretamente do Teatro Opera de Arame, em Curitiba. "Queremos mudar a imagem da emissora", disse o superintendente de operações da CNT na época, Eduardo Lafond, ao jornal O Globo. Lafond, aliás, posteriormente teve passagens importantes por Record e SBT.

De acordo com José Carlos Martinez, o magnata do canal, os investimentos feitos na CNT eram estimados em cerca de US$ 3 milhões, com 10 anos para pagar.

"Pretendemos fazer uma televisão mais amiga, companheira, familiar e alegre. Todas as nossas novelas, que por enquanto são importadas, não tem sexo. Pelo menos explícito", disse ao jornal do Brasil em maio de 93, reiterando que a busca da CNT era brigar pelo terceiro lugar com a Record, Band e a extinta TV Manchete.

Anos de ouro da CNT
 

Além de Clodovil, a CNT contava com outros nomes como Ratinho e Luciano Huck. A emissora ainda lançou nos anos 90 o Programa João Kléber nas madrugadas, além de dedicar sua programação ao esporte, jornalismo, filmes, séries e até mesmo desenho. A variedade era lema no canal que se deteriorou a partir de 2000.

No ano de 1996, a CNT também investiu em dramaturgia com o seriado Pista Dupla, além das minisséries Irmã Catarina, Ele Vive e Antônio dos Milagres. O investimento vinha ao passo que Ratinho explodia nacionalmente, o que o credenciou a ser contratado pela Record pouco tempo depois.

A CNT ainda buscou uma parceria com a Televisa, que lhe permitiu exibia histórias como Coração Selvagem, Prisioneira do Amor, Império de Cristal, Simplesmente Maria e Alcançar uma Estrela, além de esquetes do Chespirito.


O final dos anos 90 e a derrocada da CNT
 

Já no final da década, nomes como Ronnie Von e Sergio Mallandro abrilhantaram o canal. O primeiro para mesclar um pouco de audiência qualitativa, enquanto o segundo para fazer um pouco mais de barulho.

O Festa do Mallandro, nas noites de sábado, chegou a bater a Globo no Ibope e Sergio Mallandro promoveu um alvoroço ao vivo, quebrando o cenário. Sua atração era feita em um estúdio pequeno, onde apresentava pegadinhas que ele mesmo interpretava caracterizado. A atração abusava dos "closes ginecológicos" em suas malandrinhas e das apelações gratuitas para tentar uma audiência tão grande quanto pudesse.

No final de maio do ano 2000, CNT e TV Gazeta anunciaram o fim da parceria de sucesso. O canal paranaense que queria o terceiro lugar nacional, então, recorreu a tapa-buracos e tentou transformar programas locais em nacionais, como o Programa da Lili e Programa VIP.

A dança das cadeiras entre TV Gazeta e CNT foi ferrenha. A separação ficou longe de ser amigável. Enquanto a estação paulista se manteve com certa relevância, a CNT buscou uma nova frequência UHF em São Paulo, mas nunca mais obteve o mesmo sucesso. De lá para cá, a CNT teve alguns respiros e chegou a ter nomes de respeito no casting, como Boris Casoy e Ney Gonçalves Dias, além de exibir novelas mexicanas como Marimar e A Outra.

Sem condições financeiras para se manter, acabou tendo que arrendar quase toda sua grade de programação para igrejas e abriu mão de ser uma televisão comercial.


https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/05/30/ha-20-anos-cnt-desfazia-parceria-com-a-tv-gazeta-e-sucateava-programacao-145703.php?fbclid=IwAR06kk6Hw1F6QQn0pQIhsnjyXhxnzJxgnev1OTbuPFVCe6OoFJer927VazA

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faltou citar o clube  do Hugo primeiro game interativo da TV.tambem o fabrica 5 comandado pela Marcia.ate o Gugu participava pois era sócio. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Qual fase? a CNT pegou em Campina Grande entre 1992 e 1994. O sinal só chegou em João Pessoa em 2012, depois de anos com o canal consignado.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.