Jump to content

Tarso

O que vocês acham da Thelma de Amor de Mãe?

Recommended Posts

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Mas eu não questiono o perfil da personagem. é um achismo meu, achei desde sempre que a novela trataria dos ''amores de mãe'' das 3 protagonistas de todas forma pluralista, mas sem pender pro maniqueísmo. A Vitória já é um exemplo mais feliz disso, essa personagem erra e acerta, não é uma vilã, nem uma mocinha.

Por isso mesmo que em relação a Thelma (eu) me decepcionei, pois achei que ela não seria assim 100% obssessiva e maníaca, mas sim que cometeria deslizes, sacrifícios mas em nome do amor, ou em nome da felicidade do filho. Diferente da Vitória e da Lurdes, ela é só totalmente errada, não oferecendo empatia pro público, quase uma megera mesmo. E eu não esperava isso desse perfil, que fosse praticamente uma vilã, foi uma sensação minha. Se a autora já queria ir por esse caminho desde sempre, aí são outros 500, eu é que não deveria ter esperado outra coisa da personagem

Eu acho interessante porque foi algo que, aos poucos, se construiu. Começou parecendo um amor exarcebado de uma mãe. Agora já fica bem claro que é algo que vai além disso. E o mais legal, é que você não sabe aonde isso vai dar, ou seja, você não sabe aonde a autora quer chegar. Essa personagem é incrível porque ela é completamente louca, mas ela justifica as loucuras com o fato de ser mãe. Perto da lurdes e em muitas situações ela parece só uma mãe comum, em outras ela já parece bem surtada. Em outras épocas a gente não via ela tão louca, isso ta se acentuando agora. Essas coisas colocam a gente na duvida de: é justificavel por ser mãe ou não é? por isso que to achando genial e enxergo na personagem várias camadas. Nada a reclamar.

• Like 2

minha mãe todinha

superprotetora obsessiva que acha que tudo que está fazendo é pro bem dos filhos

no fundo, é uma mulher fragilizada, insegura e que tem medo de ficar sozinha

É a personagem mais difícil e complexa da novela. Ao contrário das mães Lurdes e Vitória, que REAGEM às ações dos filhos e/ou ações que envolvem os filhos (Lurdes saiu de Malaquitas em direção ao Rio em busca de Domênico; Lurdes entrou em conflito com Kátia, Raul, Álvaro e Vitória por causa de Domênico, Érica, Camila e Sandro, respectivamente; Lurdes retomou o contato com seu passado (Januário) por causa da apresentação de Ryan no Caldeirão do Huck; Lurdes investiga, envolve-se com traficantes e permanece no Rio por Domênico/ Em razão da gravidez não planejada e de todas as circunstâncias apresentadas, Vitória entregou seu bebê a Kátia; Vitória sofreu e se desesperou por Thiago ter fugido de casa, ou por Thiago ter sido capturado por policiais; Vitória rompeu o contrato com Álvaro exatamente por ele estar por trás do sequestro do filho), Thelma AGE e é o filho que reage às ações dela (Danilo sai de casa após discutir com a mãe; Danilo arruma um emprego no bar do Seu Nuno; Danilo volta para casa; Danilo sofre com as consequências dos preservativos sabotados pela mãe; Danilo futuramente terá que lidar com a proposta de barriga solidária apresentada pela mãe, com a descoberta do aneurisma da mãe...).

É Thelma que impõe a própria vontade sobre a do filho e isso incomoda, já que o modelo de maternidade ideal é justamente pautado pela abnegação aos filhos. Ainda que Thelma ame e proteja o filho, ela o faz da maneira que quer, o que a torna inadequada, e uma mãe, ainda que não seja perfeita, como Vitória (ou mesmo Lurdes), por exemplo, precisa se esforçar para pelo menos assim parecer. Thelma não faz esse esforço, ela vive segundo o seu próprio desejo, sua vontade é importante. Ela é uma mãe que se autodetermina e isso não é incentivado. Lurdes e Vitória, nesse sentido, estão muito mais próximas do senso comum, por isso são mais bem aceitas, com destaque para a primeira. Thelma não passa por esse crivo, pelo menos por enquanto, e é isso o que a torna tão difícil e incomum, seja para ser interpretada, seja para ser compreendida.

Edited by mih
  • Like 2

Melhor análise possível da personagem. Eu particularmente acredito que não existia atriz mais adequada pro papel que a Adriana, pq ela tem um carisma tão forte que dificulta a rejeição imediata da personagem, faz com que vc sempre tente achar motivos pra entender ou justificar as coisas que ela faz, quando na verdade esses motivos não são coerentes com o bom senso.

É uma das personagens mais complexas da novela, junto com a Lídia, e a Dri tá arrebentando. Em breve a gente vai saber mais do passado da Thelma pra ver se existe algo lá atrás que desencadeou esse perfil ou que intensificou caraterísticas que ela já tinha. Por sinal, é um perfil bastante comum em muitas mães no nosso dia a dia, muito mais que Vitórias e Lurdes, as mães que agem e impõem suas vontades sobre os filhos, mas devido à hipocrisia poucas tem coragem de assumir essa posição de forma pública, uma vez que é uma postura incorreta e mal vista no contexto atual. Agem exatamente como Thelma, às escondidas.

Uma personagem muito importante e que merece a nossa reflexão.

• Like 1