Jump to content


Tiago

Em crise, SBT corta 20% do orçamento previsto para todas as áreas em 2020

Recommended Posts

Ainda em um momento de crise financeira por causa do momento complicado da economia brasileira, o SBT determinou o corte de 20% do orçamento previsto para todas as áreas da emissora para o próximo ano de 2020. A medida é mais uma de várias que a emissora está tomando por conta da queda de arrecadação com publicidade nos últimos anos.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, este corte de gastos não incluem demissão de pessoal, o que já foi feito neste ano para tentar equilibrar a conta. O valor cortado era usado para gastos dos departamentos, como realização de quadros, pagamento de prestação de serviço, entre outras despesas.
 

Por exemplo: a partir de 2020, a produção do programa Eliana, exibido nas tardes de domingo pelo SBT, terá menos 20% de dinheiro para gastar com sua produção em relação a este ano de 2019. O mesmo vale para a área de Recursos Humanos do SBT, que terá menos verba para o seu funcionamento.
 

Entre os anos de 2015 até 2018, o SBT teve uma redução em sua arrecadação publicitária de 13%, algo que é sentido agora pela emissora. Neste segundo semestre, profissionais do Jornalismo e Entretenimento foram dispensados. Alguns outros, sem perspectiva de investimentos, acabaram aceitando propostas de outros veículos. 

Falando em investimentos, o SBT atualmente só tem um programa previsto para estrear ano que vem: a atração esportiva de Glenda Kozlowski, uma co-produção que irá ao ar nas manhãs de domingo.
 

O reality show que pode ser comandado por Dony De Nuccio ainda está em negociações avançadas para ir ao ar no SBT, mas tudo passa pela vendagem junto ao mercado publicitário. Contudo, vale lembrar que a novela As Aventuras de Poliana também foi esticada em mais um ano por economia.
 

A consultoria para os cortes são realizados pela Galeazzi & Associados, empresa que é especializada nesse tipo de assunto. Além de demissões, o SBT tem feito corte de gastos e poupado onde for possível. É o caso de artistas que tem contrato, mas não ficam o ano todo no ar, como Mamma Bruschetta e Carlos Bertolazzi. 

Curiosamente, em 2019, o SBT obteve um crescimento em investimento publicitário do Governo Federal. Segundo relatório do Tribunal de Contas da União, divulgado na semana passada, a emissora recebeu 11,3% mais dinheiro entre janeiro e julho deste ano. Foram R$ 6,6 milhões, segundo a Secretária Especial de Comunicação Social (Secom).

Procurada oficialmente para comentar o caso pelo Observatório da Televisão, a assessoria do SBT afirmou apenas que “não comenta questões internas do Grupo Silvio Santos”.
 

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2019/11/em-crise-sbt-corta-20-do-orcamento-previsto-para-todas-as-areas-em-2020

Share this post


Link to post
Share on other sites

Poderia estar numa situação um pouco mais tranquila se tivesse uma gestão competente. E não um dono maluco mandando e desmandando e afugentando anunciantes de qualidade. 

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

o sbt sempre foi ruim pra atrair anunciante ... o Grupo Silvio Santos sempre segurou as pendencias.

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Tem também

-a novas temporada do fabrica de casamentos

-a nova temporada de As Aventuras de Poliana, 

- o novo reality do dony de nucci, 

- o novo programa de Rebeca Abravanel

- o novo programa de Tiago Abravanel

Edited by Mar

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Novo programa da Rebeca? 

Faça login ou cadastre-se para visualizar
Será o Family Feud? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

O primeiro é um reality com estrutura e produção praticamente prontos, Poliana só vão precisar pintar uma parede ou outra, reality do Dony não é certeza, assim como o programa da Rebeca

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

espero que nao seja... pode ser aquele formato que o richard comprou

Quem também ia ganhar um novo programa era Tiago Abravanel.

 

 

Edited by Mar
  • Chocado 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lembrando que redução de orçamento é diferente de cancelar estreias e apostas. 

 

A redução de orçamento serve pra programas que já existem provavelmente assumindo que eles vão faturar o mesmo ou uns 10% a menos, gerando saving. 

 

Ex: se a Botox custa 100 e fatura 120, ela lucra 20. Neste cenário, provavelmente estão assumindo que ela vai faturar menos. Supondo que ela fature 10% a menos = 108. O custo, nessa regra, vai cair 20%, logo de 100 pra 80. 108 - 80 = 28, que é mais que os 20 de hoje. E se ela faturar o mesmo (os 120), o lucro salta de 20 pra 40.

 

Agora para lançamento de programas, a conta é outra. Ex o programa do Dony. Supondo que seja pra entrar no horário do Cine Espetacular. Se o filme custa 10 e fatura 50, o lucro é 40. O Dony vai ter que trazer mais que 40 de lucro pra ter sentido. E ele não vai custar tão barato quando um filme que faz parte de um pacote que já deve ter se pagado.

 

E se o lucro previsto pro Dony não for tão alto, provavelmente ele vai pra uma faixa onde ele aumente o lucro - caso contrário não faz sentido. Ex: se com Bradesco e etc o Dony trouxer 40 de lucro e a Praça traz 80, por que vou colocar ele no lugar da Praça? 

  • Like 8

Share this post


Link to post
Share on other sites

Volta Mundo Disney !

 

E o SBT podia alugar um horário na madrugada (nem que seja de 3h às 4h da madrugada) para alguma igreja, pra ver se fecha as contas.

  • Like 1
  • Putz 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.