Jump to content

Kheew

Se a MTV voltasse pra TV ABERTA?

Recommended Posts

Esse tipo de canal não funciona na tv aberta brasileira. Seria necessário uma infraestrutura gigantesca pra cobrir o país inteiro, o que custa MUITO dinheiro. A antiga MTV, por exemplo, era um fiasco de cobertura e deu no que deu. 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Mas a programação inteira é composta pelo de férias com o ex em maratona...

Então ia bombar o dia inteiro

Mas o problema da MTV não era falta de público e sim o método de medição do Ibope que não reconhecia o verdadeiro alcance do canal. Como era um canal dedicado ao público jovem a maioria dos seus espectadores assistiam "na tv do quarto", enquanto que a "tv da sala" ficava ligada "no jornal e na novela". Como o Ibope não media ou não sei se até hoje não mede todas as TVs das casas da amostra mas somente "a tv da sala", a MTV acabava traçando no Ibope o dia todo o que não significava que ela não estava sendo assistida e principalmente pelo seu público alvo. Basta conversar com qualquer pessoa da geração anos 90/2000 que morava num cidade com cobertura da MTV se não amava o Disk, Top Top, Piores Clipes do Mundo, Beija Sapo e tantos clássicos da MTV Brasil..... Esse método do Ibope pode explicar um pouco também a facilidade da Globo em marcar "Ibope" diante das outras mas isso já é outro assunto. Voltando a MTV Brasil, tantas marcas sabiam disso que mesmo com o canal traçando no Ibope o dia inteiro bastava anunciar na MTV que se conseguia dialogar em cheio com o público jovem da época e a marca conseguia a visibilidade com o publico alvo que queria. Como se explica a emissora ser tão lembrada e querida por toda uma geração mas o Ibope falar "que ninguém assistia"?

A queda da MTV mesmo começou mesmo com a idéia patafurdia em 2007 em deixar a música de lado e criar o MTV Overdrive que era pra ser o VEVO da época, mas era uma plataforma pesadíssima numa época que a internet nem era não difundida ainda. Juntando com os programas de música que restaram dando mais destaque ao "rock colorido" tipo Restart que afugentou muita parte do público, a MTV que antes era um canal jovem mais parecia uma Nick com esteroides. Quando viu a merda que fez e o fracasso do Overdrive o público já tinha se afastado e não voltou e foi crise de identidade sem fim até 2013. O maior erro foi achar que um canal jovem poderia abrir mão de sua maior característica, ser um canal de música. A música era um carro chefe e norteava o canal mas no meio tinha todo o tipo de programação pro público jovem desde humor, programa de paquera, esporte, entrevista e até informação. Quando o chefão da época em 2006 anunciou que a MTV não ia mais "exibir clipes" (que foi um modo de falar quanto a redução drástica da música na programação) e que o MTV Overdrive era o "futuro" eu pensei logo: ok parabéns por destruir a MTV Brasil, em menos de 10 anos vai estar de portas fechadas e a culpa vai ser o início de tudo aqui. Dito e feito.

• Like 3

Meu amigo, das duas uma: ou você é um adolescente de 15 anos que não sabe o que foi a MTV Brasil ou é muito corajoso de chamar esse lixo de grade de uma "linda reformulação".

Apesar do "traço" de audiência imposto pelo IBOPE por conta de sua metodologia falha que já foi exposta aqui, a antiga MTV sim sabia fazer barulho com programas inteligentes que não precisavam apelar para hiperssexualização.

Sinto vergonha e tristeza quando estou zapeando e paro na atual MTV, NUNCA está passando algo que preste. Como se não bastasse ter escondido a música de madrugada, conseguiram acabar até com essas faixas horárias. Nunca toca um clipe bom, algo diferente... Aliás, ser diferente era uma das maiores virtudes da antiga MTV, que não se saciava, sempre queria mostrar algo novo, trazia para sua audiência novidades mesmo que não soubéssemos que queríamos ver aquilo.

A prova do quão grande a MTV foi é o status que seus "filhos" adquiriram ao sair de lá... Temos grandes exemplos como Astrid Fontenelle, Fernanda Lima, Titi Muller, Marimoon, Tata Werneck, Marcos Mion, Zeca Camargo, Marcelo Adnet, Dani Calabresa... Todos saíram de lá.

Outro ponto são as premiações... Esse Miaw MTV é uma vergonha, não chega aos pés do que o VMB significou para a música brasileira. E acho engraçado dizer que música não dá audiência, sendo que todos os dias o MTV Hits é um dos programas de maior audiência da casa e de grande repercussão nas redes.

É surreal achar que essa grade se manteria na TV aberta se escorando em um programa de qualidade duvidosa e de temporadas. Hoje não, cara. Hoje não.

Muito bem lembrado. Podemos passar o dia aqui citando como a antiga MTV impactou e influenciou uma geração.

Acústicos, VMB, Luau, Verão, Rock Gol... Saudades!

• Like 1

Eu acho que a MTV conseguiu se firmar muito na tv paga, eles conseguiram agregar público com os reality's e se tornou a emissora referência nisso pra mim. 

Eu acho que se entrasse na TV aberta mesclando com coisas da antiga MTV daria certo sim e agradaria todos os públicos imagina uma programação com muita música, comédia, programas ao vivo e os reality's que já são sucesso?