Jump to content


Style

Jornalista da Globo usa JN e Renata Vasconcellos para divulgar sua marca de joias e infringe Código de Ética

Recommended Posts

Jessica Senra, apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, aproveitou sua escalação para o rodízio de âncoras do Jornal Nacional não somente para tietar Renata Vasconcellos e William Bonner, mas também para divulgar sua marca de joias. O problema é que a jornalista acabou infringindo o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

 

A baiana publicou em seu Instagram uma sequência de fotos em que aparece presenteando Renata Vasconcellos com uma joia que ela mesma confeccionou. O mimo foi entregue com muita euforia dentro do estúdio do Jornal Nacional, como mostram as imagens em suas redes sociais.

Tudo seria encarado como um gesto de simpatia se Jessica Senra tivesse se limitado a se mostrar presenteando a colega. Mas, na legenda das fotos com Renata, ela acabou divulgando o perfil de sua marca de joias no Instagram e incentivou seus 286 mil seguidores a visitarem a página de sua joalheira.

 

"Minha mãe me ensinou a nunca chegar na casa de alguém de mãos vazias. Imagina chegar na 'casa' de duas pessoas que você admira?! Tinha que levar algo especial, único como eles são, que marcasse esse momento para a vida inteira. Então eu mesma fiz este presente. E pela reação de Renata Vasconcellos, ela gostou de receber tanto quanto eu gostei de fazer! No perfil @jessicasenra_joalheria eu mostro o passo a passo deste presente e o resultado. E também o presente que levei para Bonner", escreveu a apresentadora da afiliada da Globo na Bahia.

 

Algumas das mesmas imagens publicadas em sua conta pessoal foram replicadas na página comercial de sua joalheria, mas com uma legenda um pouco mais publicitária que a anterior.

 

"A reação de Renata Vasconcelos quando recebeu a joia feita exclusivamente pra ela! As fotos seguintes mostram os passos da confecção da pulseira e da abotoadura de Bonner. Mais detalhes nos Stories", disse na legenda, acompanhada da hashtag #JN50, usada em comemoração dos 50 anos do Jornal Nacional, motivo que levou Jessica Senra à bancada do principal noticiário do país.

Usar o posto de prestígio, o cenário do Jornal Nacional e a imagem de Renata Vasconcellos para promover sua joalheria batem de frente com uma das normas do Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. No capítulo intitulado Conflito de Interesses, é exposto que atitudes como a de Jessica Senra não são permitidas. "É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza", diz o Código.

 

Embora não tenha enriquecido diretamente, Jessica adquiriu mais de 33 mil novos seguidores no Instagram desde que apareceu no Jornal Nacional, saltando de 253 mil para 286 mil fãs em uma semana --"o que caberia no quesito vantagem pessoal de outra natureza".

De acordo com a ferramenta CrowdTangle, esse foi o maior crescimento desde que Jessica abriu seu perfil na rede social. Ou seja, ela aumentou em 13% a base de potenciais clientes para seus produtos.

 

A reportagem procurou a Globo para comentar o caso e questionou a emissora se Jessica Senra foi autorizada a fazer publicidade de sua joalheria usando o cenário do Jornal Nacional e também a imagem de Renata Vasconcellos, mas a emissora disse que ela não comercializa seus produtos.

"Jessica Senra explicou que faz joias por hobby e não comercializa os produtos, que faz apenas para ela e para amigos. Que [ela] não tem postos de venda, empresa registrada para isso ou e-commerce. E que inclusive esclarece que não vende os produtos quando alguém pergunta sobre as joias no perfil do Instagram", informou a Globo por meio de nota.

 

Jessica se nomeia como aprendiz de ourivesaria e recentemente reformou uma parte de sua casa, em Salvador (BA) para ampliar seu ateliê.

Embora afirme que pratica a arte apenas como hobby, ela já aceitou encomendas de amigos e parentes. Em uma delas, foi convidada a produzir uma joia usada pelo cantor Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no último Carnaval de Salvador, e também um par de alianças. 

Seus seguidores, bastante interessados nos produtos, perguntam em todas as fotos se ela aceita encomendas, mas Jessica não os responde publicamente.

 

https://noticiasdatv.uol.com.br/mobile/noticia/televisao/jornalista-da-globo-usa-jn-e-renata-vasconcellos-para-divulgar-sua-marca-de-joias-29448.amp?__twitter_impression=true

Edited by Style
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

O perfil do Instagram não dá a impressão de ser uma marca/empresa

 

O nome é: “Jessica Senra joalheira”

 

E a descrição: “Aprendiz de joalheira dando os primeiros passos nessa arte apaixonante”

 

E aparentemente não tem nenhum post com anúncio, preço, nada...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Engraçado, ele não procurou a própria pra comentar o assunto... só foi atrás da opinião da Globo.

  • Like 1
  • HAHA 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gente, que homem amargurado PQP

Agora a coluna dele só serve pra tentar derrubar os outros?

  • Chocado 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.