Jump to content


Shaun

Farofou: Oscar criará nova categoria para filmes populares

Recommended Posts

Faça login ou cadastre-se para visualizar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quarta-feira (8) uma grande novidade para o Oscar: a premiação mais importante do cinema agora terá uma categoria dedicada aos filmes populares. 

 

A novidade foi anunciada por meio de um comunicado divulgada aos membros da Academia, mas sem maiores explicações sobre quais filmes poderiam concorrer: "Iremos criar uma nova categoria para melhor filme popular. Critérios para elegibilidade e outros detalhes importantes serão divulgados posteriormente". 

 

É possível que a nova categoria possa abrigar filmes de grande sucesso de bilheteria que nem sempre se enquadram no perfil dos tradicionais competidores dos Oscar. É o caso, por exemplo de "Batman: O Cavaleiro das Trevas". O longa de Cristopher Nolan, que rendeu um prêmio póstumo a Heath Ledger, foi esnobado na disputa de melhor filme em 2009, o que é até hoje criticado pela mídia especializada.

Oscar mais curto

A Academia ainda vai atacar outro alvo de críticas: a longa duração doa cerimônia do Oscar. Comprometida a realizar uma premiação mais enxuta, a organização anunciou que ela terá apenas três horas. Para isso, alguns prêmios serão entregues durante os intervalos comerciais da transmissão televisiva, em momentos que serão editados e exibidos mais tarde. 

 

O Oscar 2020 também sofreu alterações, e irá acontecer antes do que o planejado. A premiação, agora, será no dia 9 de fevereiro de 2020, e não mais no dia 23 do mesmo mês. Isso não altera a data do evento em 2019, 24 de fevereiro. 

 

De acordo com o comunicado, as mudanças têm como objetivo "manter o Oscar e a Academia relevantes em um mundo em transformação".

 

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/08/08/oscar-criara-nova-categoria-para-filmes-populares.htm

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Mas já é transmitida pela Globo

Faça login ou cadastre-se para visualizar

Share this post


Link to post
Share on other sites

Até que enfim. viram que o público tava se lixando para o prêmio e resolveram se mexer.

As maiores bilheterias do cinema sempre ficam de fora... Isso é estranho mesmo. 
O Oscar acaba virando um prêmio só para críticos e deixa o público (que é o principal motivo dos filmes existirem) de fora. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Ué, mas o Oscar contempla vários blockbusters sim.

 

Eles não podem deixar é o comprometimento com a excelência em cinematografia ao invés de encaminhar-se para virar um Grammy Awards da vida.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como o povo vem dizendo nas redes sociais: os filmes populares já tem o reconhecimento financeiro nas bilheterias, qual a necessidade de uma categoria no Oscar? Isso aí é uma resposta às reclamações pela ausência de filmes de super-heróis excelentes como Mulher-Maravilha e Batman vs Superman (e já antecipando o choro dos fãs da Marvel por Pantera Negra), mas a criação dessa categoria não tem nada de inclusivo, só serve pra reafirmar que eles não estão no mesmo nível dos "filmes de Oscar". Seria a mesma coisa que criar a categoria de Melhor Ator Negro depois das acusações de racismo.

 

E já sabemos quem vai ganhar, aquele lixo de Pantera Negra, um filme horrível e esquecível, daqueles que as pessoas daqui a muitos anos não vão entender como ganhou um Oscar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Até os anos 90 não era raro ter filmes blockbuster e/ou bem populares que concorriam ao Oscar, como Tubarão, Rocky, Star Wars, ET, Ghost, Forrest Gump, Babe (sim, do porquinho), Titanic, e vários outros.

 

Se isso mudou é porque os blockbusters é que ficaram piores, mirando só no dinheiro e esquecendo a qualidade, ou então a própria Academia é que mudou seu perfil. 

 

Criar essa categoria nova aí só vai diminuir a categoria principal. Os filmes "populares", automaticamente, serão considerados inferiores, mas vão levar um Oscar do mesmo jeito, igual os filmes "maiores" e "melhores". Qual é a lógica disso? É um demérito enorme pra todo mundo. A mudança tinha que começar nos próprios jurados, que deveriam olhar com mais atenção os blockbusters bons (os poucos que existem) e pressionar pra eles serem indicados. 

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Exatamente o que eu ia falar. Ta bom de indicar quem realmente merece na categoria principal e nao filmes que sao indicados por puro movimento politico e influencias.

Como levar a serio quando se premia com melhor roteiro um filme com tanto furos feito "A Forma da Agua" que conseguiu me irritar enquanto assistia essa bomba. E ainda premiam como melhor filme tendo tantas obras muito mais memoraveis e que entraram para a memoria do cinema enquanto essa bomba ninguem mais lembra.

 

Deixaram um assediador (que sim todos sabiam o que ele fazia) mandar e desmandar nessa premiacao por anos a fio, como esquecer do caso Shakespeare Apaixonado? Desde esse "acontecimento" ja deviam ter tomado alguma providencia.

 

Nao precisa criar categoria nova, basta ser justo e dar visibilidade para blockbusters que realmente merecem. 

 

E ta mais do que na cara que se trata de uma categoria criada para premiar Pantera Negra de modo espontaneo e natural da mesma forma que o filme chegou nos 700 milhoes. Sem mimimi a unica forca desse filme se trata de ser o primeiro filme de um super heroi negro, porque o roteiro tem a profundidade de um pires e se torna mais previsivel do que o Helio passando vergonha no forum musicas.

 

Imagina se essa categoria ja existisse a bastante? Grandes filmes blockbusters que tiveram sua qualidade reconhecida nos premios principais seriam rebaixados a uma categoria "menor". Como por exemplo Titanic e o Senhor dos aneis?

E filmes que deveriam ter sido reconhecidos como o Cavaleiro das Trevas e Mulher Maravilha nunca mais chegarao na categoria principal?

 

Sera que vai ser bom mesmo a criacao dessa patota? Isso ira tender aos blockbusters ficarem cada vez mais marvetizados ou seja mais razos que um pires?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resumindo: o lobby da Disney, após comprar a categoria de Melhor Filme de Animação (em 17 anos de premiação, apenas 3 filmes - Shrek, Wallace & Gromit e Rango - não foram produzidos ou distribuídos por ela), conseguiu fazer a Academia inventar uma categoria APENAS pra premiar os filmes da Marvel Studios.

 

É ÓBVIO que Pantera Negra inaugurará a categoria, sendo o primeiro vencedor. E é uma sacanagem, porque o filme tinha plenas condições para merecer uma indicação justa. A Disney não precisava literalmente comprar o Oscar dele.

 

Faça login ou cadastre-se para visualizar

(enquanto isso DC tem CINCO OSCARS JUSTOS por Superman: o Filme, Batman de 1989, O Cavaleiro das Trevas e Esquadrão Suicida; a Sony também tem um por Homem-Aranha 2)

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Faça login ou cadastre-se para visualizar

Seria a mesma situação se Chroma Maravilha ganhasse, absurdo criarem isso, se o filme for bom o suficiente, premia e ponto. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.