Jump to content
×
×
  • Create New...


  • CONTRA-IDEIA: O QUE É A MORALIDADE BRASILEIRA?

    A moralidade é algo instrucional nesse país, só que a sua moralidade pode não ser a mesma da outra pessoa. A moral é diferente em cada lugar e em cada pessoa, entre outros aspectos. Alguns estilos de moral são coletivos e cultuados por muitos e outros são regionais e pouco compreendidos em outras regiões. A fé, a sociedade e o jogo de poder, podem e influenciam na moralidade do Brasil desde 1500. Então, o tema de hoje é “O que é a moralidade brasileira?”.

     

    Sociedade.jpg

     

    1° - O que seria no seu espectro, dentro da visão do campo político, essa moralidade brasileira que tantos políticos perpetuam em nome de votos?

     

    A moralidade defendida pelos atuais políticos se baseia na moralidade cristã, principalmente difundida pelas igrejas neopentecostais, mas é apenas uma ferramenta usada por eles para poder manipular as pessoas e crucificar quem eles bem entenderem, ou quem atrapalha o caminho deles. O confuso caso da Flordelis existe para atestar essa realidade. ( @Pedro Henrique )

     

    Esses políticos que falam de moral, geralmente se baseiam em crenças advindas do cristianismo. E utilizam um livro feito por homens como se fosse a palavra de uma divindade. Sendo ou não, a questão é que se eles acreditam, o problema é deles, os outros não têm culpa. Os políticos que se aproveitam dessa retórica misturam a deturpação dos valores deste segmento religioso com a vontade de se meter na vida dos outros. ( @PedroHenrique! )

     

    2° - Desde que o Brasil se tornou uma colônia, a moral foi usada pela política. Mas até onde a moral deles impacta na moral da sociedade?

     

    Impacta na opinião pública, no que se fala, mas na maior parte das vezes, não no que se faz, então é aquela coisa: “Faça o que digo, não faça o que eu faço”. E é isso que reflete na sociedade, justamente essa hipocrisia de criticar, mas pouco fazer de verdade, o que acaba jogando para as pessoas, essa necessidade de atacar tudo e todos há todo tempo, e isso pega em todos os lados. ( @Pedro Henrique )

     

    Quem tem valores de verdade, baseados na ética e na honestidade, não precisa ficar pregando aos quatro ventos que é “isso ou aquilo”. Mas a sociedade compra o peixe, geralmente, daqueles que são os defensores ''da moral, da família e dos bons costumes''. Os próprios políticos impedem a população, através de baixos investimentos em educação, de terem pensamento crítico sobre tais temas em sua essência. ( @PedroHenrique! )

     

    3° - Existem diversas formas de você ter uma moral ilibada, quase indestrutível. Até onde é que essa falsa verdade que se usa muito em campanhas políticas, é certa? Ou você acredita que sim, existem pessoas que realmente tem uma moral impecável na política?

     

    Não existe moral impecável, isso é totalmente impraticável, talvez um monge budista que passou 50 anos meditando em baixo de uma árvore consiga, mas um político do Congresso? Acho muito difícil. ( @Pedro Henrique )

     

    Quem tem valores de verdade, baseados na ética e na honestidade, não precisa ficar pregando aos quatro ventos que é isso ou aquilo. Mas a sociedade compra o peixe, geralmente, daqueles que são os defensores ''da moral, da família e dos bons costumes''. Os próprios políticos impedem a população, através de baixos investimentos em educação, de terem pensamento crítico sobre tais temas em sua essência. ( @PedroHenrique! )

     

    Religi%25C3%25A3o.jpg

     

    4° - Vários países veem a moral do Brasil como baixa, quase inexistente, isso diminui o nosso poder de força no mundo. Qual a sua percepção a esse fato?

     

    De fato, o Brasil está perdido há anos, completamente fora de rota, e não tem como ver isso de outro jeito, estamos andando em círculos, perseguindo a nós mesmos, ao invés de tentar achar pontos em comum, estamos atacando cada vez mais nossas diferenças. ( @Pedro Henrique )

     

    Grande parte da sociedade brasileira é muito conformada, sem ideais, sem pensamento de longo prazo, sem pensamento crítico, isso reflete em líderes interesseiros e a imagem fica sendo passada de tal forma. ( @PedroHenrique!)

     

    5° - Na política atual, a gente tem visto que grandes nomes da política venderam sua moral por propina em diversos setores, até na pandemia. Até quando moralidade brasileira vai ser vista atrelada à corrupção?

     

    Até ela deixar de ser usada como ferramenta política, e é aí que mora o problema, você atrelar seu modo de ver a vida à política, no fim tudo que você faz será atrelado a esse modo também, é quase uma auto sabotagem, quem concorda com você talvez deixe de concordar, ou não, mas definitivamente o outro lado vai passar a concordar cada vez menos. ( @Pedro Henrique )

     

    A transformação nesse sentido é bem lenta e gradual, mas as novas gerações já estão ''acordando para a vida'' nesse sentido. Temos algumas décadas de caminhada até a melhoria deste aspecto. ( @PedroHenrique! )

     

    6° - Vemos que o atual presidente fala dos bons costumes e da moral que a sua família tem. No entanto, não é isso que observamos nas capas de jornais. A partir do exemplo do Bolsonaro, como podemos ver o nosso interior, mudar a forma de ver o país e ajudar a mudar a moral dele?

     

    Cabe às pessoas, aprenderem com os erros de levarem em conta apenas discursos bonitos e vazios como o de Bolsonaro. Mas isso é bem complicado, porque o povo quer acreditar no homem que vai salvar o Brasil, e isso independe de renda ou estudo, é uma questão muito mais complexa, só sentindo na pele para eles entenderem. ( @Pedro Henrique )

     

    Cada um fazendo sua parte bem, vivendo a vida de uma maneira correta, sem recorrer a práticas desonestas, ou ao ''jeitinho brasileiro'', sem usar de hipocrisia, sem querer se meter com a vida alheia, será possível ajudar no todo com essas pequenas atitudes. ( @PedroHenrique!)

     

     

    Publicado originalmente em 10/09/2020 no meu blog: https://thewalklandplay.blogspot.com/2020/09/contra-ideia-o-que-e-moralidade.html

    Revisão: @Jordan

    Imagens: The Bookworm Scientist, Os Mais e Fia

    • Like 2

    User Feedback

    Recommended Comments



    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.